Reflexões a partir do entrecruzamento de vozes sociais presentes no discurso de egressos do mestrado profissional
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3150 |
Resumo: | Para investigar quais os sentidos atribuídos pelos professores de física, egressos do mestrado profissional em Ensino de Ciências, à inserção da história da ciência em suas aulas, uma pesquisa foi realizada tendo como referencial teórico-metodológico da análise bakhtiniana do discurso. Os resultados indicam que os docentes dialogam com diferentes vozes sociais e, mesmo reconhecendo a importância da abordagem histórica no ensino, não se sentem livres para utilizá-la com regularidade. A participação ativa dos professores no processo educativo é fortemente condicionada aos vínculos profissionais, fazendo com que parte dos objetivos da formação oferecida no mestrado profissional não se concretize na escola. |
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Reflexões a partir do entrecruzamento de vozes sociais presentes no discurso de egressos do mestrado profissionalmestrado profissional; ensino de ciências; história da ciência; vozes sociais.Mestrado ProfissionalPara investigar quais os sentidos atribuídos pelos professores de física, egressos do mestrado profissional em Ensino de Ciências, à inserção da história da ciência em suas aulas, uma pesquisa foi realizada tendo como referencial teórico-metodológico da análise bakhtiniana do discurso. Os resultados indicam que os docentes dialogam com diferentes vozes sociais e, mesmo reconhecendo a importância da abordagem histórica no ensino, não se sentem livres para utilizá-la com regularidade. A participação ativa dos professores no processo educativo é fortemente condicionada aos vínculos profissionais, fazendo com que parte dos objetivos da formação oferecida no mestrado profissional não se concretize na escola.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisCAPESCNPQOBEDUCVital, AbigailGuerra, Andreia2017-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/315010.24109/2176-6673.emaberto.30i98.3150Em Aberto; v. 30, n. 98 (2017): Políticas públicas para formação de professores217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.30i98reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3150/2737Direitos autorais 2017 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com - |
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