Ampliação da jornada escolar em municípios brasileiros: políticas e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Janaína Specht da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Leite, Lúcia Helena Alvarez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2581
Resumo: Uma pesquisa solicitada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetizaçãoe Diversidade (Secad), do Ministério da Educação (MEC), mapeou as experiências deeducação em jornada ampliada no ensino fundamental. De cunho prioritariamentequantitativo, a pesquisa apresentou um índice de resposta de 39,2% dos municípiosbrasileiros, tendo envolvido grupos de pesquisadores de quatro universidades públicas.Em meio a uma conjunção de ações, programas e políticas que buscam possibilitar aimplantação do tempo integral – entre os quais podemos citar o Fundeb –, os resultadospermitem concluir que, se por um lado, o percentual de alunos envolvidos nasexperiências de educação em jornada ampliada ainda tem muito a avançar, por outro,seus indicadores quantitativos comprovam que, nos últimos anos, especialmente noano de 2008, ocorreu um aumento significativo do número de municípios queampliaram a jornada escolar. A pesquisa revela, ainda, que esse processo está emfranco desenvolvimento e que são muitos os desafios a enfrentar.
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