Ampliação da jornada escolar em municípios brasileiros: políticas e práticas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2581 |
Resumo: | Uma pesquisa solicitada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetizaçãoe Diversidade (Secad), do Ministério da Educação (MEC), mapeou as experiências deeducação em jornada ampliada no ensino fundamental. De cunho prioritariamentequantitativo, a pesquisa apresentou um índice de resposta de 39,2% dos municípiosbrasileiros, tendo envolvido grupos de pesquisadores de quatro universidades públicas.Em meio a uma conjunção de ações, programas e políticas que buscam possibilitar aimplantação do tempo integral – entre os quais podemos citar o Fundeb –, os resultadospermitem concluir que, se por um lado, o percentual de alunos envolvidos nasexperiências de educação em jornada ampliada ainda tem muito a avançar, por outro,seus indicadores quantitativos comprovam que, nos últimos anos, especialmente noano de 2008, ocorreu um aumento significativo do número de municípios queampliaram a jornada escolar. A pesquisa revela, ainda, que esse processo está emfranco desenvolvimento e que são muitos os desafios a enfrentar. |
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