Ampliação da jornada escolar: mais aprendizagem de quê?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zapletal, Patrícia Peixoto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10042017-130444/
Resumo: A presente investigação parte da premissa trazida por autores inscritos no campo dos estudos foucaultianos em educação de que há um espraiamento de processos de pedagogização da vida na contemporaneidade. Tais processos referem-se a uma forma de gestão social que se apoia no discurso de um certo direito e dever de todos a uma aprendizagem ininterrupta, instigando um intenso autogovernamento dos cidadãos. A constatação desse modo de governo dos cidadãos na atualidade, por meio de uma ordem discursiva que os incita a aprender continuamente, suscitou uma das indagações centrais desta pesquisa: como as atuais propostas de ampliação da jornada das escolas públicas brasileiras podem estar servindo para acionar uma vida pedagogizada? Tendo em vista essa questão, este estudo tomou como alvo analítico uma recente e bastante difundida estratégia indutora de ampliação do tempo de permanência dos estudantes das escolas públicas brasileiras, seja nas escolas, seja em atividades escolares, promovida pelo governo federal de 2007 a 2016, o Programa Mais Educação, objetivando problematizar as forças e discursos neste Programa. A partir do aporte teórico de Michel Foucault, especialmente de um de seus operadores analíticos a governamentalidade , além de estudos sobre governamentalidade e educação ensejados por autores cujas análises são operadas a partir de um olhar construído numa clave foucaultiana, procurou-se entrar em contato com as formas de produção de verdade dos discursos presentes no Programa. A partir da perspectiva da governamentalidade, compreende-se que governar se refere a um continuum que se estende do governo político até as formas de autorregulação. Faz parte da estratégia neoliberal de governo o desenvolvimento de técnicas indiretas para controlar os indivíduos, tornando-os responsáveis pelos riscos sociais. Assim, por meio da análise dos documentos oficiais que materializam e regulamentam o Programa, de entrevistas com equipes técnicas responsáveis pela sua implantação, tanto no nível do município e do estado de São Paulo quanto no federal, e de situações vividas numa escola participante do Programa, este trabalho investigou como tal forma de governo está presente no Programa Mais Educação. A análise do material empírico possibilitou ampliar a percepção sobre os processos de governamentalização em operação na atualidade educacional e compreender aspectos do funcionamento do Programa Mais Educação que participam da configuração daquilo que na atualidade tem sido designado como sociedade da aprendizagem. Nota-se que a entrada do Mais Educação em muitas das escolas públicas brasileiras, além de ter provocado mudanças na temporalidade escolar, tem articulado ampliação da proteção de crianças socialmente vulneráveis à produção de uma subjetividade aprendiz. Pode-se considerar, ainda, que, por meio da presença de programas como este, as escolas vêm sendo convocadas a participar dos novos modos de gerenciamento do risco social, investindo na responsabilização dos indivíduos por suas escolhas.
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Tendo em vista essa questão, este estudo tomou como alvo analítico uma recente e bastante difundida estratégia indutora de ampliação do tempo de permanência dos estudantes das escolas públicas brasileiras, seja nas escolas, seja em atividades escolares, promovida pelo governo federal de 2007 a 2016, o Programa Mais Educação, objetivando problematizar as forças e discursos neste Programa. A partir do aporte teórico de Michel Foucault, especialmente de um de seus operadores analíticos a governamentalidade , além de estudos sobre governamentalidade e educação ensejados por autores cujas análises são operadas a partir de um olhar construído numa clave foucaultiana, procurou-se entrar em contato com as formas de produção de verdade dos discursos presentes no Programa. A partir da perspectiva da governamentalidade, compreende-se que governar se refere a um continuum que se estende do governo político até as formas de autorregulação. Faz parte da estratégia neoliberal de governo o desenvolvimento de técnicas indiretas para controlar os indivíduos, tornando-os responsáveis pelos riscos sociais. Assim, por meio da análise dos documentos oficiais que materializam e regulamentam o Programa, de entrevistas com equipes técnicas responsáveis pela sua implantação, tanto no nível do município e do estado de São Paulo quanto no federal, e de situações vividas numa escola participante do Programa, este trabalho investigou como tal forma de governo está presente no Programa Mais Educação. A análise do material empírico possibilitou ampliar a percepção sobre os processos de governamentalização em operação na atualidade educacional e compreender aspectos do funcionamento do Programa Mais Educação que participam da configuração daquilo que na atualidade tem sido designado como sociedade da aprendizagem. Nota-se que a entrada do Mais Educação em muitas das escolas públicas brasileiras, além de ter provocado mudanças na temporalidade escolar, tem articulado ampliação da proteção de crianças socialmente vulneráveis à produção de uma subjetividade aprendiz. Pode-se considerar, ainda, que, por meio da presença de programas como este, as escolas vêm sendo convocadas a participar dos novos modos de gerenciamento do risco social, investindo na responsabilização dos indivíduos por suas escolhas.The present research starts from the premise brought by authors who belong to the field of Foucaultian studies in education that there is a spreading of processes of pedagogization of life in the contemporary world. These processes refer to a form of social management that relies on the discourse of a right and duty of all to uninterrupted learning, instigating an intense self-government of citizens. The perception of the presence of this mode of government of citizens nowadays, through a discursive order that prompts them to learn continuously, has provoked one of the central questions of this research: how the current proposals to extend the Brazilian public school day may be serving to trigger a pedagogical life? In view of this issue, this study has analyzed a recent and quite widespread strategy to increase the length of stay of Brazilian public school students, whether in schools or in school activities, promoted by the federal government from 2007 to 2016: Mais Educação program, aiming to problematize the forces and discourses in this program. From the theoretical contribution of Michel Foucault, especially from one of his analytical operators - governmentality -, as well as studies on governmentality and education made by authors whose analyzes are based on a look built on a Foucaultian key, this study aimed at the forms of production of the discourses present in the Program. From the perspective of governmentality, it is understood that governing refers to a continuum that extends from political government to forms of self-regulation. It is part of the neoliberal government strategy to develop indirect techniques to control individuals, making them responsible for social risks. Thus, through the analysis of the official documents that materialize and regulate the Program, interviews with technical teams responsible for its implementation, both at the level of the municipality and the state of São Paulo as well as in the federal level, and of situations lived in a school participating in the Program, this research investigated how this form of government is present in Mais Educação program. The analysis of the empirical material made it possible to broaden the perception about the governing processes in operation in the current educational reality and to understand aspects of the functioning of Mais Educação program that participate in the configuration of what is called as a learning society. It´s possible to notice that the presence of Mais Educação program into many of the Brazilian public schools, besides having caused changes in school temporality, has articulated an extension of the protection of socially vulnerable children to the production of a subjectivity that wants to learn continually. It can also be considered that, through the presence of programs like this, schools are being called to participate in new ways of managing social risk, investing in the accountability of individuals for their choices.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado, Adriana MarcondesZapletal, Patrícia Peixoto2017-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10042017-130444/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-10042017-130444Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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