Programa Reingresso da Universidade Federal do Paraná: avaliação em contexto de migração e refúgio
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4224 |
Resumo: | O Programa Reingresso teve início em 2015 com a Resolução Cepe/UFPR nº 13/14, a qual aprovou normas para o acesso de migrantes e refugiados admitidos no Brasil que tenham iniciado cursos superiores em instituições de ensino no estrangeiro aos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O estudo analisa as etapas de avaliação do programa, sobretudo a avaliação linguística dos candidatos. A seleção é realizada por equipe transdisciplinar do Programa Política Migratória e Universidade Brasileira (Pmub). O artigo discute a importância de aprimorar não só os mecanismos de entrada, mas também de permanência dos alunos reingressos na instituição mediante o aprendizado do português para fins acadêmicos e de um programa de tutoria. Assim, acredita-se que o processo de seleção funcione como diagnóstico para a criação de políticas afirmativas internas, principalmente no que se refere ao acolhimento linguístico desse público na UFPR. |
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Programa Reingresso da Universidade Federal do Paraná: avaliação em contexto de migração e refúgiomigração e refúgio; português como língua adicional; reinserção acadêmica.O Programa Reingresso teve início em 2015 com a Resolução Cepe/UFPR nº 13/14, a qual aprovou normas para o acesso de migrantes e refugiados admitidos no Brasil que tenham iniciado cursos superiores em instituições de ensino no estrangeiro aos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O estudo analisa as etapas de avaliação do programa, sobretudo a avaliação linguística dos candidatos. A seleção é realizada por equipe transdisciplinar do Programa Política Migratória e Universidade Brasileira (Pmub). O artigo discute a importância de aprimorar não só os mecanismos de entrada, mas também de permanência dos alunos reingressos na instituição mediante o aprendizado do português para fins acadêmicos e de um programa de tutoria. Assim, acredita-se que o processo de seleção funcione como diagnóstico para a criação de políticas afirmativas internas, principalmente no que se refere ao acolhimento linguístico desse público na UFPR.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisCAPES-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorRuano, Bruna PupattoLopes, Sérgio Santos2019-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/422410.24109/2176-6673.emaberto.32i104.4224Em Aberto; v. 32, n. 104 (2019): Avaliação em língua portuguesa217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.32i104reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4224/pdfDireitos autorais 2019 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-31T12:55:11Zmail@mail.com - |
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O Programa Reingresso teve início em 2015 com a Resolução Cepe/UFPR nº 13/14, a qual aprovou normas para o acesso de migrantes e refugiados admitidos no Brasil que tenham iniciado cursos superiores em instituições de ensino no estrangeiro aos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O estudo analisa as etapas de avaliação do programa, sobretudo a avaliação linguística dos candidatos. A seleção é realizada por equipe transdisciplinar do Programa Política Migratória e Universidade Brasileira (Pmub). O artigo discute a importância de aprimorar não só os mecanismos de entrada, mas também de permanência dos alunos reingressos na instituição mediante o aprendizado do português para fins acadêmicos e de um programa de tutoria. Assim, acredita-se que o processo de seleção funcione como diagnóstico para a criação de políticas afirmativas internas, principalmente no que se refere ao acolhimento linguístico desse público na UFPR. |
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