Programa Reingresso-UFPR - Aproveitamento de vagas remanescentes para a reinserção acadêmica de migrantes e refugiados : ações de acolhimento
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/67641 |
Resumo: | Orientadora: Profª Drª Lúcia Cherem |
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Ruano, Bruna Pupatto, 1982-Cherem, Lúcia Peixoto, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2020-11-05T20:18:02Z2020-11-05T20:18:02Z2019https://hdl.handle.net/1884/67641Orientadora: Profª Drª Lúcia CheremTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 06/06/2019Inclui referências: p. 304-315Resumo: Este estudo está inscrito na área de Português como Língua Estrangeira (PLE), com foco especificamente no Português como Língua de Acolhimento (PLAc). Configura-se como pesquisa qualitativa e é orientado pela metodologia da pesquisa-ação. Sob o ponto de vista epistemológico, esta tese se desenvolve na área da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006) e tem como objetivo geral identificar as necessidades de ordem linguística e acadêmica de migrantes e refugiados matriculados em cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) através do Programa de Aproveitamento de Vagas Remanescentes (PROVAR). Esse programa, denominado Reingresso, é fruto de uma iniciativa do programa de extensão e pesquisa Política Migratória e Universidade Brasileira (PMUB-UFPR). Teve início em 2015 a partir da Resolução n. 13/14-CEPE, elaborada com fulcro no Art. 44 da Lei n. 9.474, de 20 de julho de 1997, com o intuito de aprovar normas para o acesso aos cursos de graduação da UFPR por migrantes e refugiados regularmente admitidos no Brasil e por portadores de visto humanitário que tivessem iniciado curso superior em instituições de ensino do país de origem. Além disso, é objetivo deste trabalho delinear ações de políticas inclusivas que possibilitem aos estudantes não apenas reingressar, mas permanecer e concluir sua trajetória acadêmica com êxito. Para expandir a discussão do ponto de vista linguístico, partimos da perspectiva teórica do ensino de línguas para fins acadêmicos (MANGIANTE; PARPETTE, 2004, 2007) e levamos em consideração as particularidades inerentes ao ensino de português direcionado a migrantes e refugiados, ou seja, o Português como Língua de Acolhimento (GROSSO, 2010; ANÇÃ, 2008; AMADO, 2013). Também nos apoiamos no conceito de segundo espaço (CAMPANO, 2007), que julgamos apropriado para o ensino-aprendizagem destinado a esse público-alvo. Assim, o trabalho de acolhimento linguístico nesse novo campo se constitui pela junção das três teorias, razão pela qual sugerimos, para esse contexto, a ampliação da terminologia PLAc para PLAc-FA, isto é, Português como Língua de Acolhimento para Fins Acadêmicos. Como resultado da análise dos dados gerados ao longo desta pesquisa, formulamos uma proposta de protocolo que sistematiza diretrizes para o acolhimento linguístico e acadêmico de estudantes do Programa Reingresso, da UFPR. Contudo, acreditamos que tal documento possa igualmente ser útil para outras universidades que possuam programas especiais de acesso ao ensino superior para migrantes e refugiados. Desde a implementação até o primeiro semestre de 2019, 81 estudantes foram admitidos por meio dessa política nos mais diversos cursos de graduação da UFPR. PALAVRAS-CHAVE: Português como Língua de Acolhimento. Ensino de línguas para fins acadêmicos. Migração e refúgio. Programa Reingresso.Abstract: This study is affiliated with the area of Portuguese as a Foreign Language (PLE), with a specific focus on Portuguese as a Welcoming Language (PLAc). It is configured as a qualitative research and it is guided by the methodology of action research. From the epistemological perspective, this thesis is developed in the area of Indisciplinary Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006) and its overall goal is to identify the linguistic and academic needs of migrants and refugees enrolled in undergraduate courses at the Federal University of Paraná (UFPR) through the Program of Utilization of Remaining Vacancies (PROVAR). This program named Reingresso is the result of an initiative of the research and extension program Migration Policy and Brazilian University (PMUB-UFPR). It began in 2015 stemming from the Resolution n. 13/14-CEPE, elaborated on the basis of Article 44 of Law no. 9,474 of July 20, 1997, with the purpose of approving norms for the access to UFPR undergraduate courses of migrants and refugees regularly admitted in Brazil and of holders of humanitarian visas who had started higher education courses in educational institutions in their country of origin. Additionally, it is the goal of this work to outline actions of inclusive policies which enable students to not only reenter but to remain and complete their academic trajectory successfully. In order to expand the discussion from a linguistic aspect, we commence at the theoretical perspective of language teaching for academic purposes (MANGIANTE, PARPETTE, 2004, 2007) and take into account the peculiarities inherent to Portuguese teaching aimed at migrants and refugees, thus, Portuguese as a Welcoming Language (GROSSO, 2010; ANÇÃ, 2008; AMADO, 2013). We are also supported by the concept of second space (CAMPANO, 2007), which we consider suitable for the teaching-learning process aimed at this target audience. Thereby, the work of linguistic welcoming in this new field is constituted by the combination of these three theories, which is why we suggest in this context, the expansion of the PLAc terminology to PLAc-FA, meaning Portuguese as a Welcoming Language for Academic Purposes. As a result of the data analysis generated throughout this research, a protocol proposal was formulated establishing the guidelines for the linguistic and academic welcoming of the students who participate in the UFPR Reingresso Program. However, we believe that such document can be equally useful for other universities that promote special programs for migrants and refugees to access higher education. Since its implementation until the first semester of 2019, 81 students were admitted based on this policy in the most diverse undergraduate courses at UFPR. KEYWORDS: Portuguese as a Welcoming Language. Language teaching for academic purposes. Migration and asylum. Reingresso Program.432 p. : il. (algumas color).application/pdfLingua portuguesa - Estudo e ensino - Estudo e ensino - Falantes estrangeirosMigrantesRefugiadosEstudantes estrangeirosLetrasPrograma Reingresso-UFPR - Aproveitamento de vagas remanescentes para a reinserção acadêmica de migrantes e refugiados : ações de acolhimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - BRUNA PUPATTO RUANO.pdfapplication/pdf28287607https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/67641/1/R%20-%20T%20-%20BRUNA%20PUPATTO%20RUANO.pdff726ff1bf5e5cf1ddb20df9df9dc04d0MD51open access1884/676412020-11-05 17:18:02.704open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/67641Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-11-05T20:18:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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