O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3584 |
Resumo: | Na observação de que, no contexto das problemáticas sociais, a educação vem se afirmando como um direito, fortalecendo a luta pelo aumento da oferta e por programas de apoio ao acesso e à permanência, aborda-se neste trabalho a escolarização de jovens universitários de origem popular em associação com a proposição de projetos de apoio a esses sujeitos. Na articulação com a pesquisa Trajetórias de Estudantes e com o desenvolvimento do Programa de Educação Tutorial: Conexões de Saberes, focalizam-se as trajetórias de um grupo de estudantes que culminaram com o ingresso na universidade (em cursos de formação de professores) e as experiências marcantes no início da vida universitária com a inserção no Programa. Nesse propósito, resgata os percursos situando a escolarização no conjunto das experiências vividas, explora os desafios apontados com o ingresso na universidade e considera as perspectivas de continuidade da trajetória em interface com o investimento institucional na formação dos estudantes. Palavras-chave: democratização do acesso ao ensino; Programa de Educação Tutorial; conexões de saberes; docência. |
id |
INEP-2_009b58aacd677a175e51f0cb3958fe6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3584 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popularNa observação de que, no contexto das problemáticas sociais, a educação vem se afirmando como um direito, fortalecendo a luta pelo aumento da oferta e por programas de apoio ao acesso e à permanência, aborda-se neste trabalho a escolarização de jovens universitários de origem popular em associação com a proposição de projetos de apoio a esses sujeitos. Na articulação com a pesquisa Trajetórias de Estudantes e com o desenvolvimento do Programa de Educação Tutorial: Conexões de Saberes, focalizam-se as trajetórias de um grupo de estudantes que culminaram com o ingresso na universidade (em cursos de formação de professores) e as experiências marcantes no início da vida universitária com a inserção no Programa. Nesse propósito, resgata os percursos situando a escolarização no conjunto das experiências vividas, explora os desafios apontados com o ingresso na universidade e considera as perspectivas de continuidade da trajetória em interface com o investimento institucional na formação dos estudantes. Palavras-chave: democratização do acesso ao ensino; Programa de Educação Tutorial; conexões de saberes; docência.INEP2012-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/358410.24109/2176-6681.rbep.93i233.461Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 233 (2012)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 233 (2012)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 233 (2012)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.93i233reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3584/331910.24109/2176-6681.rbep.93i233.3319Côco, Valdeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:29:32Zoai:ojs3.inep:article/3584Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:29:32Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular |
title |
O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular |
spellingShingle |
O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular Côco, Valdete |
title_short |
O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular |
title_full |
O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular |
title_fullStr |
O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular |
title_full_unstemmed |
O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular |
title_sort |
O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular |
author |
Côco, Valdete |
author_facet |
Côco, Valdete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Côco, Valdete |
description |
Na observação de que, no contexto das problemáticas sociais, a educação vem se afirmando como um direito, fortalecendo a luta pelo aumento da oferta e por programas de apoio ao acesso e à permanência, aborda-se neste trabalho a escolarização de jovens universitários de origem popular em associação com a proposição de projetos de apoio a esses sujeitos. Na articulação com a pesquisa Trajetórias de Estudantes e com o desenvolvimento do Programa de Educação Tutorial: Conexões de Saberes, focalizam-se as trajetórias de um grupo de estudantes que culminaram com o ingresso na universidade (em cursos de formação de professores) e as experiências marcantes no início da vida universitária com a inserção no Programa. Nesse propósito, resgata os percursos situando a escolarização no conjunto das experiências vividas, explora os desafios apontados com o ingresso na universidade e considera as perspectivas de continuidade da trajetória em interface com o investimento institucional na formação dos estudantes. Palavras-chave: democratização do acesso ao ensino; Programa de Educação Tutorial; conexões de saberes; docência. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3584 10.24109/2176-6681.rbep.93i233.461 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3584 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.93i233.461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3584/3319 10.24109/2176-6681.rbep.93i233.3319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 233 (2012) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 233 (2012) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 233 (2012) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.93i233 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951703155834880 |