O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Côco, Valdete
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3584
Resumo: Na observação de que, no contexto das problemáticas sociais, a educação vem se afirmando como um direito, fortalecendo a luta pelo aumento da oferta e por programas de apoio ao acesso e à permanência, aborda-se neste trabalho a escolarização de jovens universitários de origem popular em associação com a proposição de projetos de apoio a esses sujeitos. Na articulação com a pesquisa Trajetórias de Estudantes e com o desenvolvimento do Programa de Educação Tutorial: Conexões de Saberes, focalizam-se as trajetórias de um grupo de estudantes que culminaram com o ingresso na universidade (em cursos de formação de professores) e as experiências marcantes no início da vida universitária com a inserção no Programa. Nesse propósito, resgata os percursos situando a escolarização no conjunto das experiências vividas, explora os desafios apontados com o ingresso na universidade e considera as perspectivas de continuidade da trajetória em interface com o investimento institucional na formação dos estudantes. Palavras-chave: democratização do acesso ao ensino; Programa de Educação Tutorial; conexões de saberes; docência.
id INEP-2_009b58aacd677a175e51f0cb3958fe6f
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3584
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popularNa observação de que, no contexto das problemáticas sociais, a educação vem se afirmando como um direito, fortalecendo a luta pelo aumento da oferta e por programas de apoio ao acesso e à permanência, aborda-se neste trabalho a escolarização de jovens universitários de origem popular em associação com a proposição de projetos de apoio a esses sujeitos. Na articulação com a pesquisa Trajetórias de Estudantes e com o desenvolvimento do Programa de Educação Tutorial: Conexões de Saberes, focalizam-se as trajetórias de um grupo de estudantes que culminaram com o ingresso na universidade (em cursos de formação de professores) e as experiências marcantes no início da vida universitária com a inserção no Programa. Nesse propósito, resgata os percursos situando a escolarização no conjunto das experiências vividas, explora os desafios apontados com o ingresso na universidade e considera as perspectivas de continuidade da trajetória em interface com o investimento institucional na formação dos estudantes. Palavras-chave: democratização do acesso ao ensino; Programa de Educação Tutorial; conexões de saberes; docência.INEP2012-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/358410.24109/2176-6681.rbep.93i233.461Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 233 (2012)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 233 (2012)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 233 (2012)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.93i233reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3584/331910.24109/2176-6681.rbep.93i233.3319Côco, Valdeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:29:32Zoai:ojs3.inep:article/3584Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:29:32Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular
title O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular
spellingShingle O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular
Côco, Valdete
title_short O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular
title_full O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular
title_fullStr O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular
title_full_unstemmed O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular
title_sort O Programa de Educação Tutorial: conexões de saberes no diálogo com as trajetórias de estudantes de origem popular
author Côco, Valdete
author_facet Côco, Valdete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Côco, Valdete
description Na observação de que, no contexto das problemáticas sociais, a educação vem se afirmando como um direito, fortalecendo a luta pelo aumento da oferta e por programas de apoio ao acesso e à permanência, aborda-se neste trabalho a escolarização de jovens universitários de origem popular em associação com a proposição de projetos de apoio a esses sujeitos. Na articulação com a pesquisa Trajetórias de Estudantes e com o desenvolvimento do Programa de Educação Tutorial: Conexões de Saberes, focalizam-se as trajetórias de um grupo de estudantes que culminaram com o ingresso na universidade (em cursos de formação de professores) e as experiências marcantes no início da vida universitária com a inserção no Programa. Nesse propósito, resgata os percursos situando a escolarização no conjunto das experiências vividas, explora os desafios apontados com o ingresso na universidade e considera as perspectivas de continuidade da trajetória em interface com o investimento institucional na formação dos estudantes. Palavras-chave: democratização do acesso ao ensino; Programa de Educação Tutorial; conexões de saberes; docência.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3584
10.24109/2176-6681.rbep.93i233.461
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3584
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.93i233.461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3584/3319
10.24109/2176-6681.rbep.93i233.3319
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 233 (2012)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 233 (2012)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 233 (2012)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.93i233
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703155834880