O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dieb, Messias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83560
Resumo: O artigo discute tendências dominantes na relação de estudantes dos Programas de Educação Tutorial (PET) de uma universidade federal brasileira com o saber escrever, a fim de conhecer os móbeis e sentidos que configuram tal relação e os guiam na apropriação das práticas de letramento acadêmico. Apoia-se na abordagem da relação com o saber de Bernard Charlot e da relação com a escrita de Barré-de-Miniac, bem como no modelo dos letramentos acadêmicos discutido por Lea e Street. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 26 estudantes de graduação e bolsistas do referido programa, sendo 12 do grupo de PET de Pedagogia e os outros 14 de vários cursos da mesma universidade. Três tipos ideais de relação com o saber escrever, formulados a partir dos posicionamentos dos estudantes sobre o aprender a escrever, permitiram identificar e analisar as tendências dominantes e, por conseguinte, os móbeis e sentidos que perpassam a referida relação: base para o futuro, suprimento de necessidades e marca de participação.
id UFPR-4_86ac48111f10f0d091aa83e46bb2fbfc
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/83560
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmicaEducação; Sociologia da Educação; Didática da Escrita.Relação com o saber; Letramento Acadêmico; Relação com a Escrita.Estudos da EscritaO artigo discute tendências dominantes na relação de estudantes dos Programas de Educação Tutorial (PET) de uma universidade federal brasileira com o saber escrever, a fim de conhecer os móbeis e sentidos que configuram tal relação e os guiam na apropriação das práticas de letramento acadêmico. Apoia-se na abordagem da relação com o saber de Bernard Charlot e da relação com a escrita de Barré-de-Miniac, bem como no modelo dos letramentos acadêmicos discutido por Lea e Street. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 26 estudantes de graduação e bolsistas do referido programa, sendo 12 do grupo de PET de Pedagogia e os outros 14 de vários cursos da mesma universidade. Três tipos ideais de relação com o saber escrever, formulados a partir dos posicionamentos dos estudantes sobre o aprender a escrever, permitiram identificar e analisar as tendências dominantes e, por conseguinte, os móbeis e sentidos que perpassam a referida relação: base para o futuro, suprimento de necessidades e marca de participação.UFPRProf. Dr. Bernard Charlot (Universidade Federal de Sergipe / Univ. Paris 8).Dieb, Messias2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83560Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83560Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83560Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e835601984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83560/50856https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83560/50857https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83560/58385https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83560/58386https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83560/58504Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:15:07Zoai:revistas.ufpr.br:article/83560Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:15:07Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica
title O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica
spellingShingle O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica
Dieb, Messias
Educação; Sociologia da Educação; Didática da Escrita.
Relação com o saber; Letramento Acadêmico; Relação com a Escrita.
Estudos da Escrita
title_short O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica
title_full O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica
title_fullStr O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica
title_full_unstemmed O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica
title_sort O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica
author Dieb, Messias
author_facet Dieb, Messias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prof. Dr. Bernard Charlot (Universidade Federal de Sergipe / Univ. Paris 8).
dc.contributor.author.fl_str_mv Dieb, Messias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Sociologia da Educação; Didática da Escrita.
Relação com o saber; Letramento Acadêmico; Relação com a Escrita.
Estudos da Escrita
topic Educação; Sociologia da Educação; Didática da Escrita.
Relação com o saber; Letramento Acadêmico; Relação com a Escrita.
Estudos da Escrita
description O artigo discute tendências dominantes na relação de estudantes dos Programas de Educação Tutorial (PET) de uma universidade federal brasileira com o saber escrever, a fim de conhecer os móbeis e sentidos que configuram tal relação e os guiam na apropriação das práticas de letramento acadêmico. Apoia-se na abordagem da relação com o saber de Bernard Charlot e da relação com a escrita de Barré-de-Miniac, bem como no modelo dos letramentos acadêmicos discutido por Lea e Street. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 26 estudantes de graduação e bolsistas do referido programa, sendo 12 do grupo de PET de Pedagogia e os outros 14 de vários cursos da mesma universidade. Três tipos ideais de relação com o saber escrever, formulados a partir dos posicionamentos dos estudantes sobre o aprender a escrever, permitiram identificar e analisar as tendências dominantes e, por conseguinte, os móbeis e sentidos que perpassam a referida relação: base para o futuro, suprimento de necessidades e marca de participação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83560
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83560
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83560/50856
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83560/50857
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83560/58385
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83560/58386
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83560/58504
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83560
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83560
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83560
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900829745152