O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83560 |
Resumo: | O artigo discute tendências dominantes na relação de estudantes dos Programas de Educação Tutorial (PET) de uma universidade federal brasileira com o saber escrever, a fim de conhecer os móbeis e sentidos que configuram tal relação e os guiam na apropriação das práticas de letramento acadêmico. Apoia-se na abordagem da relação com o saber de Bernard Charlot e da relação com a escrita de Barré-de-Miniac, bem como no modelo dos letramentos acadêmicos discutido por Lea e Street. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 26 estudantes de graduação e bolsistas do referido programa, sendo 12 do grupo de PET de Pedagogia e os outros 14 de vários cursos da mesma universidade. Três tipos ideais de relação com o saber escrever, formulados a partir dos posicionamentos dos estudantes sobre o aprender a escrever, permitiram identificar e analisar as tendências dominantes e, por conseguinte, os móbeis e sentidos que perpassam a referida relação: base para o futuro, suprimento de necessidades e marca de participação. |
id |
UFPR-4_86ac48111f10f0d091aa83e46bb2fbfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/83560 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmicaEducação; Sociologia da Educação; Didática da Escrita.Relação com o saber; Letramento Acadêmico; Relação com a Escrita.Estudos da EscritaO artigo discute tendências dominantes na relação de estudantes dos Programas de Educação Tutorial (PET) de uma universidade federal brasileira com o saber escrever, a fim de conhecer os móbeis e sentidos que configuram tal relação e os guiam na apropriação das práticas de letramento acadêmico. Apoia-se na abordagem da relação com o saber de Bernard Charlot e da relação com a escrita de Barré-de-Miniac, bem como no modelo dos letramentos acadêmicos discutido por Lea e Street. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 26 estudantes de graduação e bolsistas do referido programa, sendo 12 do grupo de PET de Pedagogia e os outros 14 de vários cursos da mesma universidade. Três tipos ideais de relação com o saber escrever, formulados a partir dos posicionamentos dos estudantes sobre o aprender a escrever, permitiram identificar e analisar as tendências dominantes e, por conseguinte, os móbeis e sentidos que perpassam a referida relação: base para o futuro, suprimento de necessidades e marca de participação.UFPRProf. Dr. Bernard Charlot (Universidade Federal de Sergipe / Univ. Paris 8).Dieb, Messias2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83560Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83560Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83560Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e835601984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83560/50856https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83560/50857https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83560/58385https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83560/58386https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83560/58504Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:15:07Zoai:revistas.ufpr.br:article/83560Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:15:07Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica |
title |
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica |
spellingShingle |
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica Dieb, Messias Educação; Sociologia da Educação; Didática da Escrita. Relação com o saber; Letramento Acadêmico; Relação com a Escrita. Estudos da Escrita |
title_short |
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica |
title_full |
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica |
title_fullStr |
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica |
title_full_unstemmed |
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica |
title_sort |
O Programa de Educação Tutorial (PET) e a relação de estudantes com o saber referente à escrita acadêmica |
author |
Dieb, Messias |
author_facet |
Dieb, Messias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Prof. Dr. Bernard Charlot (Universidade Federal de Sergipe / Univ. Paris 8). |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dieb, Messias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Sociologia da Educação; Didática da Escrita. Relação com o saber; Letramento Acadêmico; Relação com a Escrita. Estudos da Escrita |
topic |
Educação; Sociologia da Educação; Didática da Escrita. Relação com o saber; Letramento Acadêmico; Relação com a Escrita. Estudos da Escrita |
description |
O artigo discute tendências dominantes na relação de estudantes dos Programas de Educação Tutorial (PET) de uma universidade federal brasileira com o saber escrever, a fim de conhecer os móbeis e sentidos que configuram tal relação e os guiam na apropriação das práticas de letramento acadêmico. Apoia-se na abordagem da relação com o saber de Bernard Charlot e da relação com a escrita de Barré-de-Miniac, bem como no modelo dos letramentos acadêmicos discutido por Lea e Street. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 26 estudantes de graduação e bolsistas do referido programa, sendo 12 do grupo de PET de Pedagogia e os outros 14 de vários cursos da mesma universidade. Três tipos ideais de relação com o saber escrever, formulados a partir dos posicionamentos dos estudantes sobre o aprender a escrever, permitiram identificar e analisar as tendências dominantes e, por conseguinte, os móbeis e sentidos que perpassam a referida relação: base para o futuro, suprimento de necessidades e marca de participação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83560 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83560/50856 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83560/50857 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83560/58385 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83560/58386 https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/83560/58504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83560 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83560 Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e83560 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711900829745152 |