The teacher-training of future educators in mathematics: thoughts arose from actions developed in school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pozebon, Simone
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Roesler Luersen Vieira Lopes, Anemari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3306
Resumo: Este artigo apresenta reflexões derivadas de uma pesquisa sobre formação inicial de professores no âmbito de um projeto de extensão de matemática. Objetiva-se discutir elementos acerca do processo de aprendizagem da docência de futuros professores, estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia, a partir de uma unidade didática sobre grandezas e medidas, desenvolvida pelo projeto. Os dados empíricos que compõem este artigo e a investigação que o originou foram coletados em quinze encontros realizados durante o desenvolvimento da unidade didática, e a análise realizou-se a partir da proposta de seleção de episódios. Especificamente, a ênfase foi dada às ações realizadas pelos futuros professores na escola, no movimento de desenvolver situações de ensino relacionadas ao conceito de medir. Orientadas em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, as considerações abarcam três aspectos: o sentido atribuído pelos futuros professores às suas ações; as necessidades que os levaram a agir; e a apropriação do conhecimento matemático durante o desenvolvimento da unidade didática.  
id INEP-2_02f1172ab6f7f862d76364e19c4c74cf
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3306
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling The teacher-training of future educators in mathematics: thoughts arose from actions developed in schoolA aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática: reflexões a partir de ações desenvolvidas na escolateaching trainingTeaching Guiding Activity (Atividade Orientadora de Ensino)mathematics teaching.aprendizagem da docênciaatividade orientadora de ensinoeducação matemática.Este artigo apresenta reflexões derivadas de uma pesquisa sobre formação inicial de professores no âmbito de um projeto de extensão de matemática. Objetiva-se discutir elementos acerca do processo de aprendizagem da docência de futuros professores, estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia, a partir de uma unidade didática sobre grandezas e medidas, desenvolvida pelo projeto. Os dados empíricos que compõem este artigo e a investigação que o originou foram coletados em quinze encontros realizados durante o desenvolvimento da unidade didática, e a análise realizou-se a partir da proposta de seleção de episódios. Especificamente, a ênfase foi dada às ações realizadas pelos futuros professores na escola, no movimento de desenvolver situações de ensino relacionadas ao conceito de medir. Orientadas em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, as considerações abarcam três aspectos: o sentido atribuído pelos futuros professores às suas ações; as necessidades que os levaram a agir; e a apropriação do conhecimento matemático durante o desenvolvimento da unidade didática.  This article reflects upon the results of a research on the initial teachertraining carried out in a math outreach program. It aims to discuss the components of the formative process of future educators whose fields of study are mathematics, special-needs education, and pedagogy, from a teaching unit on dimensions and measures developed in the project. This article’s empirical data and the investigation that led to it were collected through fifteen meetings held during the teaching unit’s elaboration, and the analysis development was performed bearing in mind the episode selection proposal. Furthermore, the actions carried by the future educators in school were specifically emphasized, in the process of developing teaching opportunities related to the idea of measuring. Thus, underpinned by the Historical-Cultural Theory postulates, three aspects are discussed: the assignment of meaning to actions by future teachers; the needs upon which they act; and the acquisition of mathematical knowledge during the development of the teaching unit.INEP2018-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/330610.24109/2176-6681.rbep.99i252.3414Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 99 n. 252 (2018)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 99 Núm. 252 (2018)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 99 No 252 (2018)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.99i252reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3306/304110.24109/2176-6681.rbep.99i252.3041Pozebon, SimoneRoesler Luersen Vieira Lopes, Anemariinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-30T13:02:39Zoai:ojs3.inep:article/3306Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-06-30T13:02:39Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv The teacher-training of future educators in mathematics: thoughts arose from actions developed in school
A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática: reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola
title The teacher-training of future educators in mathematics: thoughts arose from actions developed in school
spellingShingle The teacher-training of future educators in mathematics: thoughts arose from actions developed in school
Pozebon, Simone
teaching training
Teaching Guiding Activity (Atividade Orientadora de Ensino)
mathematics teaching.
aprendizagem da docência
atividade orientadora de ensino
educação matemática.
title_short The teacher-training of future educators in mathematics: thoughts arose from actions developed in school
title_full The teacher-training of future educators in mathematics: thoughts arose from actions developed in school
title_fullStr The teacher-training of future educators in mathematics: thoughts arose from actions developed in school
title_full_unstemmed The teacher-training of future educators in mathematics: thoughts arose from actions developed in school
title_sort The teacher-training of future educators in mathematics: thoughts arose from actions developed in school
author Pozebon, Simone
author_facet Pozebon, Simone
Roesler Luersen Vieira Lopes, Anemari
author_role author
author2 Roesler Luersen Vieira Lopes, Anemari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pozebon, Simone
Roesler Luersen Vieira Lopes, Anemari
dc.subject.por.fl_str_mv teaching training
Teaching Guiding Activity (Atividade Orientadora de Ensino)
mathematics teaching.
aprendizagem da docência
atividade orientadora de ensino
educação matemática.
topic teaching training
Teaching Guiding Activity (Atividade Orientadora de Ensino)
mathematics teaching.
aprendizagem da docência
atividade orientadora de ensino
educação matemática.
description Este artigo apresenta reflexões derivadas de uma pesquisa sobre formação inicial de professores no âmbito de um projeto de extensão de matemática. Objetiva-se discutir elementos acerca do processo de aprendizagem da docência de futuros professores, estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia, a partir de uma unidade didática sobre grandezas e medidas, desenvolvida pelo projeto. Os dados empíricos que compõem este artigo e a investigação que o originou foram coletados em quinze encontros realizados durante o desenvolvimento da unidade didática, e a análise realizou-se a partir da proposta de seleção de episódios. Especificamente, a ênfase foi dada às ações realizadas pelos futuros professores na escola, no movimento de desenvolver situações de ensino relacionadas ao conceito de medir. Orientadas em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, as considerações abarcam três aspectos: o sentido atribuído pelos futuros professores às suas ações; as necessidades que os levaram a agir; e a apropriação do conhecimento matemático durante o desenvolvimento da unidade didática.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3306
10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3414
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3306
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3306/3041
10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3041
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 99 n. 252 (2018)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 99 Núm. 252 (2018)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 99 No 252 (2018)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.99i252
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951702280273920