Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Erinaldo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Chagas, José Aercio, Figueiredo Filho, Dalson, Rocha, Enivaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3472
Resumo: É resultado de um trabalho de pesquisa sobre os ensinos médio e superior no País. Aborda o processo de formação na educação secundária e a capacitação deste alunado para o exame de seleção do ensino superior. Descreve e analisa, ainda, as políticas públicas voltadas para a democratização do acesso ao ensino universitário, incluindo o ensino público ofertado por meio das esferas federal, estadual e municipal, com atenção aos resultados comparados com os das instituições particulares. Aqui também são observados os novos desafios enfrentados pelo ensino público, compreendendo os principais mecanismos de acesso e considerando a legislação educacional vigente. Por meio de dados oficiais, são estudados os investimentos públicos em educação, as metas educacionais estabelecidas e a diferenciação entre o ensino da rede pública e o da rede privada, avaliado por meio de exames nacionais. Aqui são identificadas algumas ações fundamentais de valorização e melhoria do ensino médio e do ensino superior, como o investimento na capacitação docente, no incentivo ao discente e no fortalecimento do ensino público.
id INEP-2_0d9c10674b7c2f0b2fd2526d3ad374e6
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3472
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regularÉ resultado de um trabalho de pesquisa sobre os ensinos médio e superior no País. Aborda o processo de formação na educação secundária e a capacitação deste alunado para o exame de seleção do ensino superior. Descreve e analisa, ainda, as políticas públicas voltadas para a democratização do acesso ao ensino universitário, incluindo o ensino público ofertado por meio das esferas federal, estadual e municipal, com atenção aos resultados comparados com os das instituições particulares. Aqui também são observados os novos desafios enfrentados pelo ensino público, compreendendo os principais mecanismos de acesso e considerando a legislação educacional vigente. Por meio de dados oficiais, são estudados os investimentos públicos em educação, as metas educacionais estabelecidas e a diferenciação entre o ensino da rede pública e o da rede privada, avaliado por meio de exames nacionais. Aqui são identificadas algumas ações fundamentais de valorização e melhoria do ensino médio e do ensino superior, como o investimento na capacitação docente, no incentivo ao discente e no fortalecimento do ensino público.INEP2014-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/347210.24109/2176-6681.rbep.95i240.309Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 240 (2014)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 240 (2014)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 240 (2014)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.95i240reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3472/320710.24109/2176-6681.rbep.95i240.3207Carmo, ErinaldoChagas, José AercioFigueiredo Filho, DalsonRocha, Enivaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:23:31Zoai:ojs3.inep:article/3472Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:23:31Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular
title Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular
spellingShingle Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular
Carmo, Erinaldo
title_short Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular
title_full Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular
title_fullStr Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular
title_full_unstemmed Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular
title_sort Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular
author Carmo, Erinaldo
author_facet Carmo, Erinaldo
Chagas, José Aercio
Figueiredo Filho, Dalson
Rocha, Enivaldo
author_role author
author2 Chagas, José Aercio
Figueiredo Filho, Dalson
Rocha, Enivaldo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Erinaldo
Chagas, José Aercio
Figueiredo Filho, Dalson
Rocha, Enivaldo
description É resultado de um trabalho de pesquisa sobre os ensinos médio e superior no País. Aborda o processo de formação na educação secundária e a capacitação deste alunado para o exame de seleção do ensino superior. Descreve e analisa, ainda, as políticas públicas voltadas para a democratização do acesso ao ensino universitário, incluindo o ensino público ofertado por meio das esferas federal, estadual e municipal, com atenção aos resultados comparados com os das instituições particulares. Aqui também são observados os novos desafios enfrentados pelo ensino público, compreendendo os principais mecanismos de acesso e considerando a legislação educacional vigente. Por meio de dados oficiais, são estudados os investimentos públicos em educação, as metas educacionais estabelecidas e a diferenciação entre o ensino da rede pública e o da rede privada, avaliado por meio de exames nacionais. Aqui são identificadas algumas ações fundamentais de valorização e melhoria do ensino médio e do ensino superior, como o investimento na capacitação docente, no incentivo ao discente e no fortalecimento do ensino público.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3472
10.24109/2176-6681.rbep.95i240.309
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3472
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.95i240.309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3472/3207
10.24109/2176-6681.rbep.95i240.3207
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 240 (2014)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 240 (2014)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 240 (2014)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.95i240
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951702772056064