Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3472 |
Resumo: | É resultado de um trabalho de pesquisa sobre os ensinos médio e superior no País. Aborda o processo de formação na educação secundária e a capacitação deste alunado para o exame de seleção do ensino superior. Descreve e analisa, ainda, as políticas públicas voltadas para a democratização do acesso ao ensino universitário, incluindo o ensino público ofertado por meio das esferas federal, estadual e municipal, com atenção aos resultados comparados com os das instituições particulares. Aqui também são observados os novos desafios enfrentados pelo ensino público, compreendendo os principais mecanismos de acesso e considerando a legislação educacional vigente. Por meio de dados oficiais, são estudados os investimentos públicos em educação, as metas educacionais estabelecidas e a diferenciação entre o ensino da rede pública e o da rede privada, avaliado por meio de exames nacionais. Aqui são identificadas algumas ações fundamentais de valorização e melhoria do ensino médio e do ensino superior, como o investimento na capacitação docente, no incentivo ao discente e no fortalecimento do ensino público. |
id |
INEP-2_0d9c10674b7c2f0b2fd2526d3ad374e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3472 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regularÉ resultado de um trabalho de pesquisa sobre os ensinos médio e superior no País. Aborda o processo de formação na educação secundária e a capacitação deste alunado para o exame de seleção do ensino superior. Descreve e analisa, ainda, as políticas públicas voltadas para a democratização do acesso ao ensino universitário, incluindo o ensino público ofertado por meio das esferas federal, estadual e municipal, com atenção aos resultados comparados com os das instituições particulares. Aqui também são observados os novos desafios enfrentados pelo ensino público, compreendendo os principais mecanismos de acesso e considerando a legislação educacional vigente. Por meio de dados oficiais, são estudados os investimentos públicos em educação, as metas educacionais estabelecidas e a diferenciação entre o ensino da rede pública e o da rede privada, avaliado por meio de exames nacionais. Aqui são identificadas algumas ações fundamentais de valorização e melhoria do ensino médio e do ensino superior, como o investimento na capacitação docente, no incentivo ao discente e no fortalecimento do ensino público.INEP2014-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/347210.24109/2176-6681.rbep.95i240.309Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 240 (2014)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 240 (2014)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 240 (2014)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.95i240reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3472/320710.24109/2176-6681.rbep.95i240.3207Carmo, ErinaldoChagas, José AercioFigueiredo Filho, DalsonRocha, Enivaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:23:31Zoai:ojs3.inep:article/3472Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:23:31Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular |
title |
Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular |
spellingShingle |
Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular Carmo, Erinaldo |
title_short |
Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular |
title_full |
Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular |
title_fullStr |
Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular |
title_sort |
Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular |
author |
Carmo, Erinaldo |
author_facet |
Carmo, Erinaldo Chagas, José Aercio Figueiredo Filho, Dalson Rocha, Enivaldo |
author_role |
author |
author2 |
Chagas, José Aercio Figueiredo Filho, Dalson Rocha, Enivaldo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Erinaldo Chagas, José Aercio Figueiredo Filho, Dalson Rocha, Enivaldo |
description |
É resultado de um trabalho de pesquisa sobre os ensinos médio e superior no País. Aborda o processo de formação na educação secundária e a capacitação deste alunado para o exame de seleção do ensino superior. Descreve e analisa, ainda, as políticas públicas voltadas para a democratização do acesso ao ensino universitário, incluindo o ensino público ofertado por meio das esferas federal, estadual e municipal, com atenção aos resultados comparados com os das instituições particulares. Aqui também são observados os novos desafios enfrentados pelo ensino público, compreendendo os principais mecanismos de acesso e considerando a legislação educacional vigente. Por meio de dados oficiais, são estudados os investimentos públicos em educação, as metas educacionais estabelecidas e a diferenciação entre o ensino da rede pública e o da rede privada, avaliado por meio de exames nacionais. Aqui são identificadas algumas ações fundamentais de valorização e melhoria do ensino médio e do ensino superior, como o investimento na capacitação docente, no incentivo ao discente e no fortalecimento do ensino público. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3472 10.24109/2176-6681.rbep.95i240.309 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3472 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.95i240.309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3472/3207 10.24109/2176-6681.rbep.95i240.3207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 95 n. 240 (2014) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 95 Núm. 240 (2014) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 95 No 240 (2014) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.95i240 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951702772056064 |