A pedagogia da Escola do Trabalho e a formação integral do trabalhador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laudares, João
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Quaresma, Adilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1482
Resumo: Apresenta a prática pedagógica da Escola do Trabalho, no contexto da formulação e construção da educação da classe operária posterior à Revolução Russa, a partir das idéias de Marx e Engels sobre educação. As questões apresentadas têm por referência pesquisa bibliográfica e empírica sobre a Formação Integral do Trabalhador, na qual buscou-se identificar os elementos históricos, conceituais e pedagógicos que envolvem tal conceito, bem como experiências concretas que visam construir uma prática pedagógica que estabeleça relações entre trabalho e educação objetivando a capacitação do trabalhador para maior intervenção política no processo social vigente. Prioriza-se, portanto, a apresentação e análise da pedagogia da Escola do Trabalho. A pesquisa que se toma por referência resultou em dissertação no Mestrado em Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), área de concentração Educação Tecnológica. Palavras-chave: prática pedagógica; relação trabalho-educação; capacitação do trabalhador. Abstract This paper aims to present a Pedagogical practice from the 'School of Work', about the education originated from Marx and Engel's conceptions, inside a context of formulation and structure of worker's education after the Russian Revolution. The questions presented are referenced on bibliographic and empirical research about the Worker's Integral Formation. These researches try to identify the historical elements; conceptual and pedagogical concepts that are involved in it; as well as concrete experiences that seek to construct a Pedagogic practice, which determine relations between education-work aiming at the Worker's ability to a deeper political intervention at the actual process. Therefore, an introduction and a pedagogical analysis of the Worker's School take priority. This research results in a master's dissertation in Education Technology in CEFET-MG, Federal Centre of Technological Education from Minas Gerais - Brazil. Keywords: worker's school; worker's integral formation; work and education.
id INEP-2_10ceb670e7b636e9de7164e8ba89d01e
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1482
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A pedagogia da Escola do Trabalho e a formação integral do trabalhadorApresenta a prática pedagógica da Escola do Trabalho, no contexto da formulação e construção da educação da classe operária posterior à Revolução Russa, a partir das idéias de Marx e Engels sobre educação. As questões apresentadas têm por referência pesquisa bibliográfica e empírica sobre a Formação Integral do Trabalhador, na qual buscou-se identificar os elementos históricos, conceituais e pedagógicos que envolvem tal conceito, bem como experiências concretas que visam construir uma prática pedagógica que estabeleça relações entre trabalho e educação objetivando a capacitação do trabalhador para maior intervenção política no processo social vigente. Prioriza-se, portanto, a apresentação e análise da pedagogia da Escola do Trabalho. A pesquisa que se toma por referência resultou em dissertação no Mestrado em Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), área de concentração Educação Tecnológica. Palavras-chave: prática pedagógica; relação trabalho-educação; capacitação do trabalhador. Abstract This paper aims to present a Pedagogical practice from the 'School of Work', about the education originated from Marx and Engel's conceptions, inside a context of formulation and structure of worker's education after the Russian Revolution. The questions presented are referenced on bibliographic and empirical research about the Worker's Integral Formation. These researches try to identify the historical elements; conceptual and pedagogical concepts that are involved in it; as well as concrete experiences that seek to construct a Pedagogic practice, which determine relations between education-work aiming at the Worker's ability to a deeper political intervention at the actual process. Therefore, an introduction and a pedagogical analysis of the Worker's School take priority. This research results in a master's dissertation in Education Technology in CEFET-MG, Federal Centre of Technological Education from Minas Gerais - Brazil. Keywords: worker's school; worker's integral formation; work and education.INEP2008-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/148210.24109/2176-6681.rbep.88i220.737Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 220 (2007)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 220 (2007)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 220 (2007)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.88i220reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1482/122110.24109/2176-6681.rbep.88i220.1221Laudares, JoãoQuaresma, Adileneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:08:14Zoai:ojs3.inep:article/1482Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:08:14Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia da Escola do Trabalho e a formação integral do trabalhador
title A pedagogia da Escola do Trabalho e a formação integral do trabalhador
spellingShingle A pedagogia da Escola do Trabalho e a formação integral do trabalhador
Laudares, João
title_short A pedagogia da Escola do Trabalho e a formação integral do trabalhador
title_full A pedagogia da Escola do Trabalho e a formação integral do trabalhador
title_fullStr A pedagogia da Escola do Trabalho e a formação integral do trabalhador
title_full_unstemmed A pedagogia da Escola do Trabalho e a formação integral do trabalhador
title_sort A pedagogia da Escola do Trabalho e a formação integral do trabalhador
author Laudares, João
author_facet Laudares, João
Quaresma, Adilene
author_role author
author2 Quaresma, Adilene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laudares, João
Quaresma, Adilene
description Apresenta a prática pedagógica da Escola do Trabalho, no contexto da formulação e construção da educação da classe operária posterior à Revolução Russa, a partir das idéias de Marx e Engels sobre educação. As questões apresentadas têm por referência pesquisa bibliográfica e empírica sobre a Formação Integral do Trabalhador, na qual buscou-se identificar os elementos históricos, conceituais e pedagógicos que envolvem tal conceito, bem como experiências concretas que visam construir uma prática pedagógica que estabeleça relações entre trabalho e educação objetivando a capacitação do trabalhador para maior intervenção política no processo social vigente. Prioriza-se, portanto, a apresentação e análise da pedagogia da Escola do Trabalho. A pesquisa que se toma por referência resultou em dissertação no Mestrado em Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), área de concentração Educação Tecnológica. Palavras-chave: prática pedagógica; relação trabalho-educação; capacitação do trabalhador. Abstract This paper aims to present a Pedagogical practice from the 'School of Work', about the education originated from Marx and Engel's conceptions, inside a context of formulation and structure of worker's education after the Russian Revolution. The questions presented are referenced on bibliographic and empirical research about the Worker's Integral Formation. These researches try to identify the historical elements; conceptual and pedagogical concepts that are involved in it; as well as concrete experiences that seek to construct a Pedagogic practice, which determine relations between education-work aiming at the Worker's ability to a deeper political intervention at the actual process. Therefore, an introduction and a pedagogical analysis of the Worker's School take priority. This research results in a master's dissertation in Education Technology in CEFET-MG, Federal Centre of Technological Education from Minas Gerais - Brazil. Keywords: worker's school; worker's integral formation; work and education.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1482
10.24109/2176-6681.rbep.88i220.737
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1482
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.88i220.737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1482/1221
10.24109/2176-6681.rbep.88i220.1221
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 220 (2007)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 220 (2007)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 220 (2007)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.88i220
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701503279104