As interfaces da formação continuada nas escolas de educação integral de Araraquara-SP: o trabalho do coordenador pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alice Rezende da
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/218026
Resumo: A formação continuada de professores como principal tarefa do coordenador pedagógico é parte do escopo de muitas pesquisas e ocupa desde o final do século XX lugar destaque nas discussões relativas às políticas educacionais. Apesar da importância da temática nesses espaços de discussão, ainda há grandes dificuldades para implementar políticas de formação continuada no espaço escolar, em especial, nos momentos de Horário de Trabalho Pedagógico. Buscando contribuir para as discussões sobre o coordenador pedagógico como importante articulador da formação continuada no espaço escolar, esta pesquisa apresenta como objetivo central: Analisar a formação continuada em serviço oferecida aos professores, nos momentos de HTPC e HTPI, na Educação Integral do município de Araraquara. Em face desta proposição, buscamos elementos teóricos e legais para compreensão deste trabalho, tanto por meio da revisão bibliográfica, como da análise documental. O percurso metodológico incluiu também uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa realizada com nove CP da EI e com dois integrantes da equipe diretiva da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara (SME), os quais participaram de entrevista semiestruturada. Após o levantamento e a análise dos dados, concluímos, que a SME de Araraquara não possui ainda um plano de formação inicial destinado aos CP ; a formação continuada oferecida não é exclusiva à função de CPs da EI, o que resulta na falta de continuidade e frequência na oferta das ações formativas; apresenta algumas fragilidades na execução, no monitoramento e na avaliação do trabalho de formação continuada de professores desenvolvido pelos CPs durante o momento de HTPC. Há também um consenso entre os participantes sobre a necessidade de haver um investimento por parte da SME na formação continuada de CPs e professores vinculados à EI, a qual tem especificidades em sua organização pedagógica. Acrescemos aos dados destaque dado pelos CPs às condições de trabalho e ao excesso de atribuições que interferem na realização adequada do trabalho, especialmente na organização e planejamento do HTPC e no acompanhamento do trabalho pedagógico realizado pelo professor.
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spelling As interfaces da formação continuada nas escolas de educação integral de Araraquara-SP: o trabalho do coordenador pedagógicoThe continuing education of teachers at schools in Full-time Education (FE) in Araraquara - SP: challenges of the pedagogical coordinator.Trabalho docenteFormação inicialFormação continuadaEducação integralCoordenador pedagógicoHorário de trabalho pedagógico coletivoTeaching workInitial trainingContinuing educationFull-time EducationPedagogical CoordinatorCollective Pedagogical work scheduleA formação continuada de professores como principal tarefa do coordenador pedagógico é parte do escopo de muitas pesquisas e ocupa desde o final do século XX lugar destaque nas discussões relativas às políticas educacionais. Apesar da importância da temática nesses espaços de discussão, ainda há grandes dificuldades para implementar políticas de formação continuada no espaço escolar, em especial, nos momentos de Horário de Trabalho Pedagógico. Buscando contribuir para as discussões sobre o coordenador pedagógico como importante articulador da formação continuada no espaço escolar, esta pesquisa apresenta como objetivo central: Analisar a formação continuada em serviço oferecida aos professores, nos momentos de HTPC e HTPI, na Educação Integral do município de Araraquara. Em face desta proposição, buscamos elementos teóricos e legais para compreensão deste trabalho, tanto por meio da revisão bibliográfica, como da análise documental. O percurso metodológico incluiu também uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa realizada com nove CP da EI e com dois integrantes da equipe diretiva da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara (SME), os quais participaram de entrevista semiestruturada. Após o levantamento e a análise dos dados, concluímos, que a SME de Araraquara não possui ainda um plano de formação inicial destinado aos CP ; a formação continuada oferecida não é exclusiva à função de CPs da EI, o que resulta na falta de continuidade e frequência na oferta das ações formativas; apresenta algumas fragilidades na execução, no monitoramento e na avaliação do trabalho de formação continuada de professores desenvolvido pelos CPs durante o momento de HTPC. Há também um consenso entre os participantes sobre a necessidade de haver um investimento por parte da SME na formação continuada de CPs e professores vinculados à EI, a qual tem especificidades em sua organização pedagógica. Acrescemos aos dados destaque dado pelos CPs às condições de trabalho e ao excesso de atribuições que interferem na realização adequada do trabalho, especialmente na organização e planejamento do HTPC e no acompanhamento do trabalho pedagógico realizado pelo professor.The continuing education of teachers as the main task of the pedagogical coordinator is part of the scope of many researches and since the end of the 20th century it has a prominent place in discussions concerning educational policies. Despite the importance of the theme in these spaces of discussion, there are great difficulties to implement policies of continuing education in the school space, especially in the moments of Pedagogical Work Schedule. Searching to contribute to the discussions about the pedagogical coordinator as an important articulator of continuing education in the school space, this research has as its central objective: To analyze the continuing education in service offered to teachers, at times of Collective Pedagogical Work Schedule (CPWS) and Individual Pedagogical Work Schedule (IPWS), in Full-time Education (FE) in Araraquara. In view of this proposition, we sought theoretical and legal elements to understand this work, both through bibliographic review and document analysis. The methodological approach also included an empirical research with a qualitative approach carried out with nine PCs from the FT and with two members of the management team of the Araraquara´s Municipal Education Department (MED), who participated in a semi-structured interview. After collecting and analyzing the data, we concluded that the Araraquara´s MED does not yet have an initial training plan for PCs; the continuing education offered is not exclusive to the role of PCs at FE, which results in a lack of continuity and frequency in the offer of training actions; presents some weaknesses in the execution, monitoring and evaluation of the continuing education work for teachers developed by the PCs during the CPWS period. There is also a consensus among the participants about the need for an investment by the MED in the continuous training of PCs and teachers linked to FE, which has specificities in its pedagogical organization. We add to the data the emphasis given by the CPs to working conditions and the excess of attributions that interfere in the proper performance of the work, especially in the organization and planning of the HTPC and in the monitoring of the pedagogical work carried out by the teacher.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Alice Rezende da2022-04-27T11:48:22Z2022-04-27T11:48:22Z2002-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21802633004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/218026Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:49:36.568110Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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