Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho, João Bosco
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Werneck, Ana Paula, Enne, Deborah, Costa, Mônica, Cruz, Priscilla Rangel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1333
Resumo: Mostra como as idéias do educador brasileiro Euclides Roxo, determinantes para a elaboração dos programas de Matemática das reformas Campos e Capanema, enquadram-se no movimento renovador da Escola Nova e seguem as idéias do matemático alemão Felix Klein sobre a modernização do ensino da Matemática. Euclides Roxo contrapõe à orientação geral do ensino de Matemática da época, caracterizado por uma apresentação seca, abstrata e lógica, uma proposta pedagógica que leva em conta os interesses do aluno e seu estágio de desenvolvimento cognitivo e enfatiza a intuição, além de contextualizar a Matemática, deixando o tratamento rigoroso do assunto para níveis mais avançados da aprendizagem. Palavras-chave: história da educação no Brasil; história do ensino de Matemática; Euclides Roxo. Abstract The purpose of this paper is to show how the ideas of the Brazilian educator Euclides Roxo, which were decisive for the educational reforms made by Francisco Campos and Gustavo Capanema belong to the "Escola Nova" movement and also follow the ideas of the German mathematician Felix Klein about the modernization of mathematics teaching. Euclides Roxo, contrary to the accepted mathematics teaching methods of his time, which were formal abstract and logic, proposes to take in account the students' interests, their cognitive level and stresses intuition and contextualization, postponing a rigorous treatment of the subject to more advanced school levels. Keywords: history of education in Brazil; history of mathematics teaching; Euclides Roxo.
id INEP-2_1283e6e31a3c54fcafb7a49c4dba5496
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1333
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30Mostra como as idéias do educador brasileiro Euclides Roxo, determinantes para a elaboração dos programas de Matemática das reformas Campos e Capanema, enquadram-se no movimento renovador da Escola Nova e seguem as idéias do matemático alemão Felix Klein sobre a modernização do ensino da Matemática. Euclides Roxo contrapõe à orientação geral do ensino de Matemática da época, caracterizado por uma apresentação seca, abstrata e lógica, uma proposta pedagógica que leva em conta os interesses do aluno e seu estágio de desenvolvimento cognitivo e enfatiza a intuição, além de contextualizar a Matemática, deixando o tratamento rigoroso do assunto para níveis mais avançados da aprendizagem. Palavras-chave: história da educação no Brasil; história do ensino de Matemática; Euclides Roxo. Abstract The purpose of this paper is to show how the ideas of the Brazilian educator Euclides Roxo, which were decisive for the educational reforms made by Francisco Campos and Gustavo Capanema belong to the "Escola Nova" movement and also follow the ideas of the German mathematician Felix Klein about the modernization of mathematics teaching. Euclides Roxo, contrary to the accepted mathematics teaching methods of his time, which were formal abstract and logic, proposes to take in account the students' interests, their cognitive level and stresses intuition and contextualization, postponing a rigorous treatment of the subject to more advanced school levels. Keywords: history of education in Brazil; history of mathematics teaching; Euclides Roxo.INEP2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/133310.24109/2176-6681.rbep.81i199.955Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 199 (2000)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 199 (2000)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 199 (2000)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.81i199reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1333/107210.24109/2176-6681.rbep.81i199.1072de Carvalho, João BoscoWerneck, Ana PaulaEnne, DeborahCosta, MônicaCruz, Priscilla Rangelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:40:50Zoai:ojs3.inep:article/1333Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:40:50Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30
title Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30
spellingShingle Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30
de Carvalho, João Bosco
title_short Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30
title_full Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30
title_fullStr Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30
title_full_unstemmed Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30
title_sort Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30
author de Carvalho, João Bosco
author_facet de Carvalho, João Bosco
Werneck, Ana Paula
Enne, Deborah
Costa, Mônica
Cruz, Priscilla Rangel
author_role author
author2 Werneck, Ana Paula
Enne, Deborah
Costa, Mônica
Cruz, Priscilla Rangel
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Carvalho, João Bosco
Werneck, Ana Paula
Enne, Deborah
Costa, Mônica
Cruz, Priscilla Rangel
description Mostra como as idéias do educador brasileiro Euclides Roxo, determinantes para a elaboração dos programas de Matemática das reformas Campos e Capanema, enquadram-se no movimento renovador da Escola Nova e seguem as idéias do matemático alemão Felix Klein sobre a modernização do ensino da Matemática. Euclides Roxo contrapõe à orientação geral do ensino de Matemática da época, caracterizado por uma apresentação seca, abstrata e lógica, uma proposta pedagógica que leva em conta os interesses do aluno e seu estágio de desenvolvimento cognitivo e enfatiza a intuição, além de contextualizar a Matemática, deixando o tratamento rigoroso do assunto para níveis mais avançados da aprendizagem. Palavras-chave: história da educação no Brasil; história do ensino de Matemática; Euclides Roxo. Abstract The purpose of this paper is to show how the ideas of the Brazilian educator Euclides Roxo, which were decisive for the educational reforms made by Francisco Campos and Gustavo Capanema belong to the "Escola Nova" movement and also follow the ideas of the German mathematician Felix Klein about the modernization of mathematics teaching. Euclides Roxo, contrary to the accepted mathematics teaching methods of his time, which were formal abstract and logic, proposes to take in account the students' interests, their cognitive level and stresses intuition and contextualization, postponing a rigorous treatment of the subject to more advanced school levels. Keywords: history of education in Brazil; history of mathematics teaching; Euclides Roxo.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1333
10.24109/2176-6681.rbep.81i199.955
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1333
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.81i199.955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1333/1072
10.24109/2176-6681.rbep.81i199.1072
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 199 (2000)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 199 (2000)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 199 (2000)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.81i199
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700762984448