Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1333 |
Resumo: | Mostra como as idéias do educador brasileiro Euclides Roxo, determinantes para a elaboração dos programas de Matemática das reformas Campos e Capanema, enquadram-se no movimento renovador da Escola Nova e seguem as idéias do matemático alemão Felix Klein sobre a modernização do ensino da Matemática. Euclides Roxo contrapõe à orientação geral do ensino de Matemática da época, caracterizado por uma apresentação seca, abstrata e lógica, uma proposta pedagógica que leva em conta os interesses do aluno e seu estágio de desenvolvimento cognitivo e enfatiza a intuição, além de contextualizar a Matemática, deixando o tratamento rigoroso do assunto para níveis mais avançados da aprendizagem. Palavras-chave: história da educação no Brasil; história do ensino de Matemática; Euclides Roxo. Abstract The purpose of this paper is to show how the ideas of the Brazilian educator Euclides Roxo, which were decisive for the educational reforms made by Francisco Campos and Gustavo Capanema belong to the "Escola Nova" movement and also follow the ideas of the German mathematician Felix Klein about the modernization of mathematics teaching. Euclides Roxo, contrary to the accepted mathematics teaching methods of his time, which were formal abstract and logic, proposes to take in account the students' interests, their cognitive level and stresses intuition and contextualization, postponing a rigorous treatment of the subject to more advanced school levels. Keywords: history of education in Brazil; history of mathematics teaching; Euclides Roxo. |
id |
INEP-2_1283e6e31a3c54fcafb7a49c4dba5496 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1333 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30Mostra como as idéias do educador brasileiro Euclides Roxo, determinantes para a elaboração dos programas de Matemática das reformas Campos e Capanema, enquadram-se no movimento renovador da Escola Nova e seguem as idéias do matemático alemão Felix Klein sobre a modernização do ensino da Matemática. Euclides Roxo contrapõe à orientação geral do ensino de Matemática da época, caracterizado por uma apresentação seca, abstrata e lógica, uma proposta pedagógica que leva em conta os interesses do aluno e seu estágio de desenvolvimento cognitivo e enfatiza a intuição, além de contextualizar a Matemática, deixando o tratamento rigoroso do assunto para níveis mais avançados da aprendizagem. Palavras-chave: história da educação no Brasil; história do ensino de Matemática; Euclides Roxo. Abstract The purpose of this paper is to show how the ideas of the Brazilian educator Euclides Roxo, which were decisive for the educational reforms made by Francisco Campos and Gustavo Capanema belong to the "Escola Nova" movement and also follow the ideas of the German mathematician Felix Klein about the modernization of mathematics teaching. Euclides Roxo, contrary to the accepted mathematics teaching methods of his time, which were formal abstract and logic, proposes to take in account the students' interests, their cognitive level and stresses intuition and contextualization, postponing a rigorous treatment of the subject to more advanced school levels. Keywords: history of education in Brazil; history of mathematics teaching; Euclides Roxo.INEP2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/133310.24109/2176-6681.rbep.81i199.955Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 199 (2000)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 199 (2000)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 199 (2000)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.81i199reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1333/107210.24109/2176-6681.rbep.81i199.1072de Carvalho, João BoscoWerneck, Ana PaulaEnne, DeborahCosta, MônicaCruz, Priscilla Rangelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:40:50Zoai:ojs3.inep:article/1333Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:40:50Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30 |
title |
Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30 |
spellingShingle |
Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30 de Carvalho, João Bosco |
title_short |
Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30 |
title_full |
Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30 |
title_fullStr |
Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30 |
title_full_unstemmed |
Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30 |
title_sort |
Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30 |
author |
de Carvalho, João Bosco |
author_facet |
de Carvalho, João Bosco Werneck, Ana Paula Enne, Deborah Costa, Mônica Cruz, Priscilla Rangel |
author_role |
author |
author2 |
Werneck, Ana Paula Enne, Deborah Costa, Mônica Cruz, Priscilla Rangel |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Carvalho, João Bosco Werneck, Ana Paula Enne, Deborah Costa, Mônica Cruz, Priscilla Rangel |
description |
Mostra como as idéias do educador brasileiro Euclides Roxo, determinantes para a elaboração dos programas de Matemática das reformas Campos e Capanema, enquadram-se no movimento renovador da Escola Nova e seguem as idéias do matemático alemão Felix Klein sobre a modernização do ensino da Matemática. Euclides Roxo contrapõe à orientação geral do ensino de Matemática da época, caracterizado por uma apresentação seca, abstrata e lógica, uma proposta pedagógica que leva em conta os interesses do aluno e seu estágio de desenvolvimento cognitivo e enfatiza a intuição, além de contextualizar a Matemática, deixando o tratamento rigoroso do assunto para níveis mais avançados da aprendizagem. Palavras-chave: história da educação no Brasil; história do ensino de Matemática; Euclides Roxo. Abstract The purpose of this paper is to show how the ideas of the Brazilian educator Euclides Roxo, which were decisive for the educational reforms made by Francisco Campos and Gustavo Capanema belong to the "Escola Nova" movement and also follow the ideas of the German mathematician Felix Klein about the modernization of mathematics teaching. Euclides Roxo, contrary to the accepted mathematics teaching methods of his time, which were formal abstract and logic, proposes to take in account the students' interests, their cognitive level and stresses intuition and contextualization, postponing a rigorous treatment of the subject to more advanced school levels. Keywords: history of education in Brazil; history of mathematics teaching; Euclides Roxo. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1333 10.24109/2176-6681.rbep.81i199.955 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1333 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.81i199.955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1333/1072 10.24109/2176-6681.rbep.81i199.1072 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 199 (2000) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 199 (2000) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 199 (2000) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.81i199 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951700762984448 |