Tempo, saúde e docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villela, Elisabeth
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Marcos da Silva, Sonia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1496
Resumo: Investiga as implicações da intensificação do tempo na saúde e no trabalho dos professores em uma escola pública catarinense. Os significados atribuídos à docência sob a ótica da categoria tempo considera a complexidade existente na esfera microssocial do trabalho e nas relações interpessoais. Os procedimentos metodológicos envolveram observação, pesquisa documental e grupo focal. Os resultados indicam que as temporalidades inerentes ao trabalho docente se exprimem em fragmentos de tempo que se constituem fontes laborais de tensão, desdobrando-se em frustrações, angústia e dor, em virtude do tensionamento dos tempos profissional e pessoal e das dificuldades de equacioná-los com as dimensões da vida social. Por vezes, os professores demonstram indicadores de esgotamento diante da intensificação, fazendo com que os resultados sejam alcançados ao custo de danos à saúde. Palavras-chave: intensificação do tempo; saúde; trabalho docente. This work investigates the implications of time intensification in the health and in the work of teachers in a public school in Santa Catarina state. The meanings attributed to teaching under the optics of category ‘time’ consider the existing complexity in the micros social sphere of work and in the interpersonal relations. The methodological procedures involved: observation, documentary research and focal group. The results indicate that the inherent temporalities to teaching are expressed in fragments of time, which constitute labour sources of tension, unfolding themselves into frustrations, anguish and pain, due to the tension of professional and personal timing and to the difficulties to equate them with the dimensions of social life. Sometimes, teachers show signs of exhaustion due to intensification, and the results are reached by damaging health. Keywords: time intensification; health; teaching.
id INEP-2_15ff8b0e6a65d759d1456fd21b74f4b7
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1496
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Tempo, saúde e docênciaInvestiga as implicações da intensificação do tempo na saúde e no trabalho dos professores em uma escola pública catarinense. Os significados atribuídos à docência sob a ótica da categoria tempo considera a complexidade existente na esfera microssocial do trabalho e nas relações interpessoais. Os procedimentos metodológicos envolveram observação, pesquisa documental e grupo focal. Os resultados indicam que as temporalidades inerentes ao trabalho docente se exprimem em fragmentos de tempo que se constituem fontes laborais de tensão, desdobrando-se em frustrações, angústia e dor, em virtude do tensionamento dos tempos profissional e pessoal e das dificuldades de equacioná-los com as dimensões da vida social. Por vezes, os professores demonstram indicadores de esgotamento diante da intensificação, fazendo com que os resultados sejam alcançados ao custo de danos à saúde. Palavras-chave: intensificação do tempo; saúde; trabalho docente. This work investigates the implications of time intensification in the health and in the work of teachers in a public school in Santa Catarina state. The meanings attributed to teaching under the optics of category ‘time’ consider the existing complexity in the micros social sphere of work and in the interpersonal relations. The methodological procedures involved: observation, documentary research and focal group. The results indicate that the inherent temporalities to teaching are expressed in fragments of time, which constitute labour sources of tension, unfolding themselves into frustrations, anguish and pain, due to the tension of professional and personal timing and to the difficulties to equate them with the dimensions of social life. Sometimes, teachers show signs of exhaustion due to intensification, and the results are reached by damaging health. Keywords: time intensification; health; teaching.INEP2008-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/149610.24109/2176-6681.rbep.89i221.727Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 221 (2008)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 221 (2008)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 221 (2008)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.89i221reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1496/123510.24109/2176-6681.rbep.89i221.1235Villela, ElisabethMarcos da Silva, Soniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:06:38Zoai:ojs3.inep:article/1496Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:06:38Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempo, saúde e docência
title Tempo, saúde e docência
spellingShingle Tempo, saúde e docência
Villela, Elisabeth
title_short Tempo, saúde e docência
title_full Tempo, saúde e docência
title_fullStr Tempo, saúde e docência
title_full_unstemmed Tempo, saúde e docência
title_sort Tempo, saúde e docência
author Villela, Elisabeth
author_facet Villela, Elisabeth
Marcos da Silva, Sonia
author_role author
author2 Marcos da Silva, Sonia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Villela, Elisabeth
Marcos da Silva, Sonia
description Investiga as implicações da intensificação do tempo na saúde e no trabalho dos professores em uma escola pública catarinense. Os significados atribuídos à docência sob a ótica da categoria tempo considera a complexidade existente na esfera microssocial do trabalho e nas relações interpessoais. Os procedimentos metodológicos envolveram observação, pesquisa documental e grupo focal. Os resultados indicam que as temporalidades inerentes ao trabalho docente se exprimem em fragmentos de tempo que se constituem fontes laborais de tensão, desdobrando-se em frustrações, angústia e dor, em virtude do tensionamento dos tempos profissional e pessoal e das dificuldades de equacioná-los com as dimensões da vida social. Por vezes, os professores demonstram indicadores de esgotamento diante da intensificação, fazendo com que os resultados sejam alcançados ao custo de danos à saúde. Palavras-chave: intensificação do tempo; saúde; trabalho docente. This work investigates the implications of time intensification in the health and in the work of teachers in a public school in Santa Catarina state. The meanings attributed to teaching under the optics of category ‘time’ consider the existing complexity in the micros social sphere of work and in the interpersonal relations. The methodological procedures involved: observation, documentary research and focal group. The results indicate that the inherent temporalities to teaching are expressed in fragments of time, which constitute labour sources of tension, unfolding themselves into frustrations, anguish and pain, due to the tension of professional and personal timing and to the difficulties to equate them with the dimensions of social life. Sometimes, teachers show signs of exhaustion due to intensification, and the results are reached by damaging health. Keywords: time intensification; health; teaching.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1496
10.24109/2176-6681.rbep.89i221.727
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1496
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.89i221.727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1496/1235
10.24109/2176-6681.rbep.89i221.1235
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 221 (2008)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 221 (2008)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 221 (2008)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.89i221
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701528444928