Juventudes populares em um pré-vestibular: a construção coletiva de expectativas e campos de possibilidades educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3604 |
Resumo: | Apresenta as narrativas de estudantes oriundos das camadas populares sobre suas expectativas de inclusão no ensino superior. A metodologia utilizada mescla observações etnográficas, entrevistas e aplicação de questionários. A pesquisa foi realizada durante o único pré-vestibular popular da cidade de Petrópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 46 estudantes da turma de ingressantes de 2008 responderam ao questionário, composto por questões abertas, sobre as justificativas deles para a opção por aquele pré-vestibular popular e as representações sobre as profissões escolhidas. São discutidos, então, a construção coletiva de expectativas, os campos de possibilidades educacionais mapeadas durante as observações realizadas e a análise das narrativas presentes nos questionários. |
id |
INEP-2_273e8409e503da13218b6a8ef0923831 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3604 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Juventudes populares em um pré-vestibular: a construção coletiva de expectativas e campos de possibilidades educacionaisApresenta as narrativas de estudantes oriundos das camadas populares sobre suas expectativas de inclusão no ensino superior. A metodologia utilizada mescla observações etnográficas, entrevistas e aplicação de questionários. A pesquisa foi realizada durante o único pré-vestibular popular da cidade de Petrópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 46 estudantes da turma de ingressantes de 2008 responderam ao questionário, composto por questões abertas, sobre as justificativas deles para a opção por aquele pré-vestibular popular e as representações sobre as profissões escolhidas. São discutidos, então, a construção coletiva de expectativas, os campos de possibilidades educacionais mapeadas durante as observações realizadas e a análise das narrativas presentes nos questionários.INEP2012-01-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/360410.24109/2176-6681.rbep.92i232.670Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 232 (2011)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 232 (2011)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 232 (2011)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.92i232reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3604/333910.24109/2176-6681.rbep.92i232.3339Rosistolato, RodrigoHelayël-Neto, Joseda Silva Xavier, Marcelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:37:17Zoai:ojs3.inep:article/3604Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:37:17Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Juventudes populares em um pré-vestibular: a construção coletiva de expectativas e campos de possibilidades educacionais |
title |
Juventudes populares em um pré-vestibular: a construção coletiva de expectativas e campos de possibilidades educacionais |
spellingShingle |
Juventudes populares em um pré-vestibular: a construção coletiva de expectativas e campos de possibilidades educacionais Rosistolato, Rodrigo |
title_short |
Juventudes populares em um pré-vestibular: a construção coletiva de expectativas e campos de possibilidades educacionais |
title_full |
Juventudes populares em um pré-vestibular: a construção coletiva de expectativas e campos de possibilidades educacionais |
title_fullStr |
Juventudes populares em um pré-vestibular: a construção coletiva de expectativas e campos de possibilidades educacionais |
title_full_unstemmed |
Juventudes populares em um pré-vestibular: a construção coletiva de expectativas e campos de possibilidades educacionais |
title_sort |
Juventudes populares em um pré-vestibular: a construção coletiva de expectativas e campos de possibilidades educacionais |
author |
Rosistolato, Rodrigo |
author_facet |
Rosistolato, Rodrigo Helayël-Neto, Jose da Silva Xavier, Marcel |
author_role |
author |
author2 |
Helayël-Neto, Jose da Silva Xavier, Marcel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosistolato, Rodrigo Helayël-Neto, Jose da Silva Xavier, Marcel |
description |
Apresenta as narrativas de estudantes oriundos das camadas populares sobre suas expectativas de inclusão no ensino superior. A metodologia utilizada mescla observações etnográficas, entrevistas e aplicação de questionários. A pesquisa foi realizada durante o único pré-vestibular popular da cidade de Petrópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 46 estudantes da turma de ingressantes de 2008 responderam ao questionário, composto por questões abertas, sobre as justificativas deles para a opção por aquele pré-vestibular popular e as representações sobre as profissões escolhidas. São discutidos, então, a construção coletiva de expectativas, os campos de possibilidades educacionais mapeadas durante as observações realizadas e a análise das narrativas presentes nos questionários. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3604 10.24109/2176-6681.rbep.92i232.670 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3604 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.92i232.670 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3604/3339 10.24109/2176-6681.rbep.92i232.3339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 232 (2011) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 232 (2011) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 232 (2011) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.92i232 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951703179952128 |