A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreti, Celso
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/917
Resumo: Apresenta e discute a experiência de implementação da reforma brasileira do ensino técnico, desenvolvida em uma escola da rede pública do Estado de São Paulo, a partir de pesquisa baseada em documentos institucionais e em entrevistas realizadas com gestores e professores. Os dados coletados foram organizados, para fins de análise, em torno de quatro grandes temas: acesso dos professores aos documentos oficiais sobre a reforma; o preparo destes para trabalhar com o enfoque da formação por competência; a relação entre a reforma e a qualidade do curso técnico; e, finalmente, a relação entre o processo de implementação e as práticas docentes. Verificou-se que, apesar da multiplicidade de ações, mecanismos, instrumentos e controle, a implementação da reforma na escola defrontou-se com problemas que emperraram o processo. Verificou-se também que o pouco envolvimento dos professores com as proposições da reforma tem menos a ver com a recusa teórica ou ideológica da formação por competência, decorrendo predominantemente de sua não compreensão e conseqüente dificuldade para operacionalizá-la, da postura centralista da rede e, também, das condições adversas de trabalho.
id INEP-2_2ee4bb83e17840db20e517812b646b66
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/917
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a práticaApresenta e discute a experiência de implementação da reforma brasileira do ensino técnico, desenvolvida em uma escola da rede pública do Estado de São Paulo, a partir de pesquisa baseada em documentos institucionais e em entrevistas realizadas com gestores e professores. Os dados coletados foram organizados, para fins de análise, em torno de quatro grandes temas: acesso dos professores aos documentos oficiais sobre a reforma; o preparo destes para trabalhar com o enfoque da formação por competência; a relação entre a reforma e a qualidade do curso técnico; e, finalmente, a relação entre o processo de implementação e as práticas docentes. Verificou-se que, apesar da multiplicidade de ações, mecanismos, instrumentos e controle, a implementação da reforma na escola defrontou-se com problemas que emperraram o processo. Verificou-se também que o pouco envolvimento dos professores com as proposições da reforma tem menos a ver com a recusa teórica ou ideológica da formação por competência, decorrendo predominantemente de sua não compreensão e conseqüente dificuldade para operacionalizá-la, da postura centralista da rede e, também, das condições adversas de trabalho.INEP2009-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/91710.24109/2176-6681.rbep.90i224.496Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 224 (2009)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 224 (2009)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 224 (2009)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.90i224reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/917/66410.24109/2176-6681.rbep.90i224.664Ferreti, Celsoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:35:05Zoai:ojs3.inep:article/917Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:35:05Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática
title A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática
spellingShingle A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática
Ferreti, Celso
title_short A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática
title_full A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática
title_fullStr A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática
title_full_unstemmed A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática
title_sort A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática
author Ferreti, Celso
author_facet Ferreti, Celso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreti, Celso
description Apresenta e discute a experiência de implementação da reforma brasileira do ensino técnico, desenvolvida em uma escola da rede pública do Estado de São Paulo, a partir de pesquisa baseada em documentos institucionais e em entrevistas realizadas com gestores e professores. Os dados coletados foram organizados, para fins de análise, em torno de quatro grandes temas: acesso dos professores aos documentos oficiais sobre a reforma; o preparo destes para trabalhar com o enfoque da formação por competência; a relação entre a reforma e a qualidade do curso técnico; e, finalmente, a relação entre o processo de implementação e as práticas docentes. Verificou-se que, apesar da multiplicidade de ações, mecanismos, instrumentos e controle, a implementação da reforma na escola defrontou-se com problemas que emperraram o processo. Verificou-se também que o pouco envolvimento dos professores com as proposições da reforma tem menos a ver com a recusa teórica ou ideológica da formação por competência, decorrendo predominantemente de sua não compreensão e conseqüente dificuldade para operacionalizá-la, da postura centralista da rede e, também, das condições adversas de trabalho.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/917
10.24109/2176-6681.rbep.90i224.496
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/917
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.90i224.496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/917/664
10.24109/2176-6681.rbep.90i224.664
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 224 (2009)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 224 (2009)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 224 (2009)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.90i224
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951699549782016