A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/917 |
Resumo: | Apresenta e discute a experiência de implementação da reforma brasileira do ensino técnico, desenvolvida em uma escola da rede pública do Estado de São Paulo, a partir de pesquisa baseada em documentos institucionais e em entrevistas realizadas com gestores e professores. Os dados coletados foram organizados, para fins de análise, em torno de quatro grandes temas: acesso dos professores aos documentos oficiais sobre a reforma; o preparo destes para trabalhar com o enfoque da formação por competência; a relação entre a reforma e a qualidade do curso técnico; e, finalmente, a relação entre o processo de implementação e as práticas docentes. Verificou-se que, apesar da multiplicidade de ações, mecanismos, instrumentos e controle, a implementação da reforma na escola defrontou-se com problemas que emperraram o processo. Verificou-se também que o pouco envolvimento dos professores com as proposições da reforma tem menos a ver com a recusa teórica ou ideológica da formação por competência, decorrendo predominantemente de sua não compreensão e conseqüente dificuldade para operacionalizá-la, da postura centralista da rede e, também, das condições adversas de trabalho. |
id |
INEP-2_2ee4bb83e17840db20e517812b646b66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/917 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a práticaApresenta e discute a experiência de implementação da reforma brasileira do ensino técnico, desenvolvida em uma escola da rede pública do Estado de São Paulo, a partir de pesquisa baseada em documentos institucionais e em entrevistas realizadas com gestores e professores. Os dados coletados foram organizados, para fins de análise, em torno de quatro grandes temas: acesso dos professores aos documentos oficiais sobre a reforma; o preparo destes para trabalhar com o enfoque da formação por competência; a relação entre a reforma e a qualidade do curso técnico; e, finalmente, a relação entre o processo de implementação e as práticas docentes. Verificou-se que, apesar da multiplicidade de ações, mecanismos, instrumentos e controle, a implementação da reforma na escola defrontou-se com problemas que emperraram o processo. Verificou-se também que o pouco envolvimento dos professores com as proposições da reforma tem menos a ver com a recusa teórica ou ideológica da formação por competência, decorrendo predominantemente de sua não compreensão e conseqüente dificuldade para operacionalizá-la, da postura centralista da rede e, também, das condições adversas de trabalho.INEP2009-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/91710.24109/2176-6681.rbep.90i224.496Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 224 (2009)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 224 (2009)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 224 (2009)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.90i224reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/917/66410.24109/2176-6681.rbep.90i224.664Ferreti, Celsoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:35:05Zoai:ojs3.inep:article/917Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:35:05Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática |
title |
A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática |
spellingShingle |
A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática Ferreti, Celso |
title_short |
A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática |
title_full |
A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática |
title_fullStr |
A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática |
title_full_unstemmed |
A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática |
title_sort |
A reforma do ensino técnico da década de 1990: entre a proposta e a prática |
author |
Ferreti, Celso |
author_facet |
Ferreti, Celso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreti, Celso |
description |
Apresenta e discute a experiência de implementação da reforma brasileira do ensino técnico, desenvolvida em uma escola da rede pública do Estado de São Paulo, a partir de pesquisa baseada em documentos institucionais e em entrevistas realizadas com gestores e professores. Os dados coletados foram organizados, para fins de análise, em torno de quatro grandes temas: acesso dos professores aos documentos oficiais sobre a reforma; o preparo destes para trabalhar com o enfoque da formação por competência; a relação entre a reforma e a qualidade do curso técnico; e, finalmente, a relação entre o processo de implementação e as práticas docentes. Verificou-se que, apesar da multiplicidade de ações, mecanismos, instrumentos e controle, a implementação da reforma na escola defrontou-se com problemas que emperraram o processo. Verificou-se também que o pouco envolvimento dos professores com as proposições da reforma tem menos a ver com a recusa teórica ou ideológica da formação por competência, decorrendo predominantemente de sua não compreensão e conseqüente dificuldade para operacionalizá-la, da postura centralista da rede e, também, das condições adversas de trabalho. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/917 10.24109/2176-6681.rbep.90i224.496 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/917 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.90i224.496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/917/664 10.24109/2176-6681.rbep.90i224.664 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 224 (2009) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 224 (2009) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 224 (2009) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.90i224 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951699549782016 |