A reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71474 |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre uma dicotomia representada pelos Eixos da Análise do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Estes foram apresentados à Sociedade Brasileira em 1995. A reestruturação do Estado foi tal que influenciou até mesmo na nova configuração no Ensino Tecnológico e Profissionalizante Federal. Inicialmente, foram apresentados os conceitos sobre as Reformas Administrativas no caso brasileiro. Observa-se que a reforma consignada nos anos 1990 não se desloca dos demais Planos Reformadores, à medida que percebem os Problemas Estruturais dentro dos limites e das diretrizes socioeconômicas dos grupos dominantes da máquina pública. Realizada essa apresentação, foram apresentadas as pautas e a linhas gerais da reforma administrativa do Estado Brasileiro na década de 90 do séc. XX. Para tanto, foi abordado o conteúdo existentes nestas mudanças. Um terceiro momento apresentou os elementos associados à nova configuração do Ensino Técnico Federal nos últimos anos. Principalmente, no que se refere à sua compatibilidade ou não, com os ditames reformistas do final do século passado. Por fim, restou por evidente que o Plano Diretor do Aparelho do Estado, por representar uma postura distinta daquela adotada atualmente, não teve influência decisiva na nova configuração do Ensino Técnico Federal, em princípio. Especialmente considerando-se que o Plano Diretor defendida uma mudança gradual na educação, tornando-a objeto de atuação exclusiva da Sociedade Civil. E, no caso do Ensino Tecnológico e Profissionalizante, contrário senso, os novos Centros de Referência que foram criados estão organizados no âmbito do Direito Público Estatal, sob a forma Autárquica dos Institutos Federais. |
id |
UFRGS-2_a8cb33635abe547ce9425622e4a96e6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71474 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Jonathan Simonin Sales daCamara, Guilherme Dornelas2013-05-14T02:08:24Z2012http://hdl.handle.net/10183/71474000873336O presente trabalho versa sobre uma dicotomia representada pelos Eixos da Análise do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Estes foram apresentados à Sociedade Brasileira em 1995. A reestruturação do Estado foi tal que influenciou até mesmo na nova configuração no Ensino Tecnológico e Profissionalizante Federal. Inicialmente, foram apresentados os conceitos sobre as Reformas Administrativas no caso brasileiro. Observa-se que a reforma consignada nos anos 1990 não se desloca dos demais Planos Reformadores, à medida que percebem os Problemas Estruturais dentro dos limites e das diretrizes socioeconômicas dos grupos dominantes da máquina pública. Realizada essa apresentação, foram apresentadas as pautas e a linhas gerais da reforma administrativa do Estado Brasileiro na década de 90 do séc. XX. Para tanto, foi abordado o conteúdo existentes nestas mudanças. Um terceiro momento apresentou os elementos associados à nova configuração do Ensino Técnico Federal nos últimos anos. Principalmente, no que se refere à sua compatibilidade ou não, com os ditames reformistas do final do século passado. Por fim, restou por evidente que o Plano Diretor do Aparelho do Estado, por representar uma postura distinta daquela adotada atualmente, não teve influência decisiva na nova configuração do Ensino Técnico Federal, em princípio. Especialmente considerando-se que o Plano Diretor defendida uma mudança gradual na educação, tornando-a objeto de atuação exclusiva da Sociedade Civil. E, no caso do Ensino Tecnológico e Profissionalizante, contrário senso, os novos Centros de Referência que foram criados estão organizados no âmbito do Direito Público Estatal, sob a forma Autárquica dos Institutos Federais.application/pdfporReforma administrativaEnsino técnicoA reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873336.pdf000873336.pdfTexto completoapplication/pdf990038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71474/1/000873336.pdf845a5a408eb0b9c0b732e65553ecc0daMD51TEXT000873336.pdf.txt000873336.pdf.txtExtracted Texttext/plain153643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71474/2/000873336.pdf.txt3c3738d04ea5a9bc39055066cee430d1MD52THUMBNAIL000873336.pdf.jpg000873336.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71474/3/000873336.pdf.jpga9498a7222158b58167707e9f76ef026MD5310183/714742018-10-17 07:33:15.301oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71474Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:33:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnico |
title |
A reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnico |
spellingShingle |
A reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnico Silva, Jonathan Simonin Sales da Reforma administrativa Ensino técnico |
title_short |
A reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnico |
title_full |
A reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnico |
title_fullStr |
A reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnico |
title_full_unstemmed |
A reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnico |
title_sort |
A reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnico |
author |
Silva, Jonathan Simonin Sales da |
author_facet |
Silva, Jonathan Simonin Sales da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jonathan Simonin Sales da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Camara, Guilherme Dornelas |
contributor_str_mv |
Camara, Guilherme Dornelas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reforma administrativa Ensino técnico |
topic |
Reforma administrativa Ensino técnico |
description |
O presente trabalho versa sobre uma dicotomia representada pelos Eixos da Análise do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Estes foram apresentados à Sociedade Brasileira em 1995. A reestruturação do Estado foi tal que influenciou até mesmo na nova configuração no Ensino Tecnológico e Profissionalizante Federal. Inicialmente, foram apresentados os conceitos sobre as Reformas Administrativas no caso brasileiro. Observa-se que a reforma consignada nos anos 1990 não se desloca dos demais Planos Reformadores, à medida que percebem os Problemas Estruturais dentro dos limites e das diretrizes socioeconômicas dos grupos dominantes da máquina pública. Realizada essa apresentação, foram apresentadas as pautas e a linhas gerais da reforma administrativa do Estado Brasileiro na década de 90 do séc. XX. Para tanto, foi abordado o conteúdo existentes nestas mudanças. Um terceiro momento apresentou os elementos associados à nova configuração do Ensino Técnico Federal nos últimos anos. Principalmente, no que se refere à sua compatibilidade ou não, com os ditames reformistas do final do século passado. Por fim, restou por evidente que o Plano Diretor do Aparelho do Estado, por representar uma postura distinta daquela adotada atualmente, não teve influência decisiva na nova configuração do Ensino Técnico Federal, em princípio. Especialmente considerando-se que o Plano Diretor defendida uma mudança gradual na educação, tornando-a objeto de atuação exclusiva da Sociedade Civil. E, no caso do Ensino Tecnológico e Profissionalizante, contrário senso, os novos Centros de Referência que foram criados estão organizados no âmbito do Direito Público Estatal, sob a forma Autárquica dos Institutos Federais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-14T02:08:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71474 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873336 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71474 |
identifier_str_mv |
000873336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71474/1/000873336.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71474/2/000873336.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71474/3/000873336.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
845a5a408eb0b9c0b732e65553ecc0da 3c3738d04ea5a9bc39055066cee430d1 a9498a7222158b58167707e9f76ef026 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447106126610432 |