A reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jonathan Simonin Sales da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71474
Resumo: O presente trabalho versa sobre uma dicotomia representada pelos Eixos da Análise do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Estes foram apresentados à Sociedade Brasileira em 1995. A reestruturação do Estado foi tal que influenciou até mesmo na nova configuração no Ensino Tecnológico e Profissionalizante Federal. Inicialmente, foram apresentados os conceitos sobre as Reformas Administrativas no caso brasileiro. Observa-se que a reforma consignada nos anos 1990 não se desloca dos demais Planos Reformadores, à medida que percebem os Problemas Estruturais dentro dos limites e das diretrizes socioeconômicas dos grupos dominantes da máquina pública. Realizada essa apresentação, foram apresentadas as pautas e a linhas gerais da reforma administrativa do Estado Brasileiro na década de 90 do séc. XX. Para tanto, foi abordado o conteúdo existentes nestas mudanças. Um terceiro momento apresentou os elementos associados à nova configuração do Ensino Técnico Federal nos últimos anos. Principalmente, no que se refere à sua compatibilidade ou não, com os ditames reformistas do final do século passado. Por fim, restou por evidente que o Plano Diretor do Aparelho do Estado, por representar uma postura distinta daquela adotada atualmente, não teve influência decisiva na nova configuração do Ensino Técnico Federal, em princípio. Especialmente considerando-se que o Plano Diretor defendida uma mudança gradual na educação, tornando-a objeto de atuação exclusiva da Sociedade Civil. E, no caso do Ensino Tecnológico e Profissionalizante, contrário senso, os novos Centros de Referência que foram criados estão organizados no âmbito do Direito Público Estatal, sob a forma Autárquica dos Institutos Federais.
id UFRGS-2_a8cb33635abe547ce9425622e4a96e6f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71474
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Jonathan Simonin Sales daCamara, Guilherme Dornelas2013-05-14T02:08:24Z2012http://hdl.handle.net/10183/71474000873336O presente trabalho versa sobre uma dicotomia representada pelos Eixos da Análise do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Estes foram apresentados à Sociedade Brasileira em 1995. A reestruturação do Estado foi tal que influenciou até mesmo na nova configuração no Ensino Tecnológico e Profissionalizante Federal. Inicialmente, foram apresentados os conceitos sobre as Reformas Administrativas no caso brasileiro. Observa-se que a reforma consignada nos anos 1990 não se desloca dos demais Planos Reformadores, à medida que percebem os Problemas Estruturais dentro dos limites e das diretrizes socioeconômicas dos grupos dominantes da máquina pública. Realizada essa apresentação, foram apresentadas as pautas e a linhas gerais da reforma administrativa do Estado Brasileiro na década de 90 do séc. XX. Para tanto, foi abordado o conteúdo existentes nestas mudanças. Um terceiro momento apresentou os elementos associados à nova configuração do Ensino Técnico Federal nos últimos anos. Principalmente, no que se refere à sua compatibilidade ou não, com os ditames reformistas do final do século passado. Por fim, restou por evidente que o Plano Diretor do Aparelho do Estado, por representar uma postura distinta daquela adotada atualmente, não teve influência decisiva na nova configuração do Ensino Técnico Federal, em princípio. Especialmente considerando-se que o Plano Diretor defendida uma mudança gradual na educação, tornando-a objeto de atuação exclusiva da Sociedade Civil. E, no caso do Ensino Tecnológico e Profissionalizante, contrário senso, os novos Centros de Referência que foram criados estão organizados no âmbito do Direito Público Estatal, sob a forma Autárquica dos Institutos Federais.application/pdfporReforma administrativaEnsino técnicoA reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública UABinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873336.pdf000873336.pdfTexto completoapplication/pdf990038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71474/1/000873336.pdf845a5a408eb0b9c0b732e65553ecc0daMD51TEXT000873336.pdf.txt000873336.pdf.txtExtracted Texttext/plain153643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71474/2/000873336.pdf.txt3c3738d04ea5a9bc39055066cee430d1MD52THUMBNAIL000873336.pdf.jpg000873336.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71474/3/000873336.pdf.jpga9498a7222158b58167707e9f76ef026MD5310183/714742018-10-17 07:33:15.301oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71474Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:33:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnico
title A reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnico
spellingShingle A reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnico
Silva, Jonathan Simonin Sales da
Reforma administrativa
Ensino técnico
title_short A reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnico
title_full A reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnico
title_fullStr A reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnico
title_full_unstemmed A reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnico
title_sort A reforma administrativa da década de 1990 e a nova padronização do ensino técnico
author Silva, Jonathan Simonin Sales da
author_facet Silva, Jonathan Simonin Sales da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jonathan Simonin Sales da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camara, Guilherme Dornelas
contributor_str_mv Camara, Guilherme Dornelas
dc.subject.por.fl_str_mv Reforma administrativa
Ensino técnico
topic Reforma administrativa
Ensino técnico
description O presente trabalho versa sobre uma dicotomia representada pelos Eixos da Análise do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Estes foram apresentados à Sociedade Brasileira em 1995. A reestruturação do Estado foi tal que influenciou até mesmo na nova configuração no Ensino Tecnológico e Profissionalizante Federal. Inicialmente, foram apresentados os conceitos sobre as Reformas Administrativas no caso brasileiro. Observa-se que a reforma consignada nos anos 1990 não se desloca dos demais Planos Reformadores, à medida que percebem os Problemas Estruturais dentro dos limites e das diretrizes socioeconômicas dos grupos dominantes da máquina pública. Realizada essa apresentação, foram apresentadas as pautas e a linhas gerais da reforma administrativa do Estado Brasileiro na década de 90 do séc. XX. Para tanto, foi abordado o conteúdo existentes nestas mudanças. Um terceiro momento apresentou os elementos associados à nova configuração do Ensino Técnico Federal nos últimos anos. Principalmente, no que se refere à sua compatibilidade ou não, com os ditames reformistas do final do século passado. Por fim, restou por evidente que o Plano Diretor do Aparelho do Estado, por representar uma postura distinta daquela adotada atualmente, não teve influência decisiva na nova configuração do Ensino Técnico Federal, em princípio. Especialmente considerando-se que o Plano Diretor defendida uma mudança gradual na educação, tornando-a objeto de atuação exclusiva da Sociedade Civil. E, no caso do Ensino Tecnológico e Profissionalizante, contrário senso, os novos Centros de Referência que foram criados estão organizados no âmbito do Direito Público Estatal, sob a forma Autárquica dos Institutos Federais.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-14T02:08:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71474
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873336
url http://hdl.handle.net/10183/71474
identifier_str_mv 000873336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71474/1/000873336.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71474/2/000873336.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71474/3/000873336.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 845a5a408eb0b9c0b732e65553ecc0da
3c3738d04ea5a9bc39055066cee430d1
a9498a7222158b58167707e9f76ef026
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447106126610432