Reforma agrária e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kulesza, Wojciech
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1507
Resumo: Com a implementação de uma agricultura familiar sustentável, envolvendo efetivamente crianças, jovens e adultos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está desenvolvendo nos seus assentamentos um modelo de produção cooperativo e agroecológico fortemente baseado na educação. Neste trabalho, fundamentado em pesquisa exploratória acerca da educação oferecida nos assentamentos do MST, discutem-se os riscos virtuais dessa educação ambiental, especialmente para os sem-terrinha. Em primeiro lugar, devido à complexidade científica das questões ecológicas, é bastante plausível que elas sejam encaminhadas de modo autoritário, solapando assim a vocação libertária da pedagogia do MST. Segundo, algumas dessas propostas não resolvem imediatamente o problema da produção, prejudicando a própria crença dos sem-terra no ambientalismo.
id INEP-2_2f8dff578442b9eab33bc4463495993a
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1507
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Reforma agrária e educaçãoCom a implementação de uma agricultura familiar sustentável, envolvendo efetivamente crianças, jovens e adultos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está desenvolvendo nos seus assentamentos um modelo de produção cooperativo e agroecológico fortemente baseado na educação. Neste trabalho, fundamentado em pesquisa exploratória acerca da educação oferecida nos assentamentos do MST, discutem-se os riscos virtuais dessa educação ambiental, especialmente para os sem-terrinha. Em primeiro lugar, devido à complexidade científica das questões ecológicas, é bastante plausível que elas sejam encaminhadas de modo autoritário, solapando assim a vocação libertária da pedagogia do MST. Segundo, algumas dessas propostas não resolvem imediatamente o problema da produção, prejudicando a própria crença dos sem-terra no ambientalismo.INEP2008-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/150710.24109/2176-6681.rbep.89i222.702Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 222 (2008)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 222 (2008)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 222 (2008)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.89i222reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1507/124610.24109/2176-6681.rbep.89i222.1246Kulesza, Wojciechinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:05:26Zoai:ojs3.inep:article/1507Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:05:26Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reforma agrária e educação
title Reforma agrária e educação
spellingShingle Reforma agrária e educação
Kulesza, Wojciech
title_short Reforma agrária e educação
title_full Reforma agrária e educação
title_fullStr Reforma agrária e educação
title_full_unstemmed Reforma agrária e educação
title_sort Reforma agrária e educação
author Kulesza, Wojciech
author_facet Kulesza, Wojciech
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kulesza, Wojciech
description Com a implementação de uma agricultura familiar sustentável, envolvendo efetivamente crianças, jovens e adultos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está desenvolvendo nos seus assentamentos um modelo de produção cooperativo e agroecológico fortemente baseado na educação. Neste trabalho, fundamentado em pesquisa exploratória acerca da educação oferecida nos assentamentos do MST, discutem-se os riscos virtuais dessa educação ambiental, especialmente para os sem-terrinha. Em primeiro lugar, devido à complexidade científica das questões ecológicas, é bastante plausível que elas sejam encaminhadas de modo autoritário, solapando assim a vocação libertária da pedagogia do MST. Segundo, algumas dessas propostas não resolvem imediatamente o problema da produção, prejudicando a própria crença dos sem-terra no ambientalismo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1507
10.24109/2176-6681.rbep.89i222.702
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1507
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.89i222.702
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1507/1246
10.24109/2176-6681.rbep.89i222.1246
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 222 (2008)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 222 (2008)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 222 (2008)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.89i222
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701545222144