Formação de professores: racionalidades em disputa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzotti, Tarso Bonilha
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1146
Resumo: Os debates sobre a formação de professores apresentam dois conjuntos de atores sociais que se apóiam em racionalidades antagôni-cas: um deles é composto por profissionais voltados para a educação de pesquisadores e, o outro, pelos formadores de professores. Ambos apresentam boas razões teleológico, disposicional, posicionai e instrumental para afirmar ou que basta formar o "bom pesquisador" para se ter o "bom professor", ou que a "formação pedagógica" é imprescindível. Um terceiro grupo de interlocutores propõe a síntese entre ambas as posições. Examinando-se essas argumentações e o proposto nas normas para a formação do professor, chega-se a perceber que esta deveria ser centrada no exercício prévio dos atos próprios da profissão. Nesse caso, a formação do professor poderia deslizar para o "tecnicismo" tão justamente criticado. No entanto, esta trajetória não é necessária, pois é possível efetivar o exercício da racionalidade crítica a partir da ação realizada, desde que se esclareça o estatuto da Pedagogia, condição reflexiva da prática educativa. Abstract In the discussion on the preparation of teachers two types of socia actors, supported by opposite rationalities, can be identified, boti presenting good ideological, dispositional, positional and instrumenta reasons: one argues that a "good researcher" will also be a "gooc teacher", while the other sustains that pedagogical formation indispen-sable. A third group proposes a synthesis between these two positions When analyzing the reasoning presented and the norms that regulate tht preparation of teachers we conclude that this preparation should bi centered on practice of the acts that are inherent to the profession. I, could be argued that this preparation can be turned into "tecnicism". which has been under severe and justified criticism. However, this is no, a necessary trend, since il is possible to exercise the critical rationality of the actions performed, provided that the statute of Pedagogy , reflexive condition of educational practice, is clarified. Résumé À la suite des débats sur la formation des instituteurs, nous venons d'identifier trois sortes d'acteurs sociaux, soutenus par des rationalités contraires, l'une 1'autre avec de bonnes raisons d'ordre teleologique, dispositionel, positionel et instrumental; les uns soutienent qu'il suffit former "le bon instituteur", d'autres insiste ni que là formation pédago-gique est indispensahle. Un troisième group d'interlocuteurs propose là Synthèse de ces deux oppositions. Lorsqu'on examine ces argumenta-tions et les propositions normatives sur là formation des instituteurs, on conclut que cette formation devrait avoir par but 1'exercice anticipé de Ia pratique des actions qui concernent là profession. Dans ce cas, on pourrait aussi craindre un glissemení de là formation des instituteurs vers le "tecnicisme" aussi sévèrement critique. Mais cetle trajectoire n'est pas nécessaire, car il est possible réaliser 1'exercice de là rationaliié critique en tenanl comme point de départ 1'action réalisée, des que le statut de là Pédagogie soit éclairci en tant que condition réflexive de là pratique éducative. Resumen En los debates acerca de là formación docente puede-se identificar dos tipos de actores Sociales que sustenem racionalidades opuestas, y uno e otro tienen mui buenas razones ideológica, disposicional, posicionai y instrumental: unos afirman que és suficiente formar el "bueno investigador" qui esto será el "bueno docente", otros sustenen que là "formacción pedagógica" és imprescindible. Un tercer grupo de los interlocutores considera posible Ia síntese de Ias dos posiciones. Cuando se examina los argumentos e Io propuesto en Ias normas para là formacción docente, comprende-se qui esta debería estar centrada en Io exercício de los atos peculiares de la profisión. Se poderia ficar temeroso en este caso, que là formación del docente se encaminará al "tecnicismo" que, com Justicia, és criticado. Pero, este camino no és necesario, una vez que és posible efetivar là racionalidad crítica desde Ia acción, una vez que se esclaresca el estatuto de là Pedagogia, condición reflexiva de Ia praxis educativa.
id INEP-2_33100866ea54e8776dfd7e52882e533b
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1146
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores: racionalidades em disputaOs debates sobre a formação de professores apresentam dois conjuntos de atores sociais que se apóiam em racionalidades antagôni-cas: um deles é composto por profissionais voltados para a educação de pesquisadores e, o outro, pelos formadores de professores. Ambos apresentam boas razões teleológico, disposicional, posicionai e instrumental para afirmar ou que basta formar o "bom pesquisador" para se ter o "bom professor", ou que a "formação pedagógica" é imprescindível. Um terceiro grupo de interlocutores propõe a síntese entre ambas as posições. Examinando-se essas argumentações e o proposto nas normas para a formação do professor, chega-se a perceber que esta deveria ser centrada no exercício prévio dos atos próprios da profissão. Nesse caso, a formação do professor poderia deslizar para o "tecnicismo" tão justamente criticado. No entanto, esta trajetória não é necessária, pois é possível efetivar o exercício da racionalidade crítica a partir da ação realizada, desde que se esclareça o estatuto da Pedagogia, condição reflexiva da prática educativa. Abstract In the discussion on the preparation of teachers two types of socia actors, supported by opposite rationalities, can be identified, boti presenting good ideological, dispositional, positional and instrumenta reasons: one argues that a "good researcher" will also be a "gooc teacher", while the other sustains that pedagogical formation indispen-sable. A third group proposes a synthesis between these two positions When analyzing the reasoning presented and the norms that regulate tht preparation of teachers we conclude that this preparation should bi centered on practice of the acts that are inherent to the profession. I, could be argued that this preparation can be turned into "tecnicism". which has been under severe and justified criticism. However, this is no, a necessary trend, since il is possible to exercise the critical rationality of the actions performed, provided that the statute of Pedagogy , reflexive condition of educational practice, is clarified. Résumé À la suite des débats sur la formation des instituteurs, nous venons d'identifier trois sortes d'acteurs sociaux, soutenus par des rationalités contraires, l'une 1'autre avec de bonnes raisons d'ordre teleologique, dispositionel, positionel et instrumental; les uns soutienent qu'il suffit former "le bon instituteur", d'autres insiste ni que là formation pédago-gique est indispensahle. Un troisième group d'interlocuteurs propose là Synthèse de ces deux oppositions. Lorsqu'on examine ces argumenta-tions et les propositions normatives sur là formation des instituteurs, on conclut que cette formation devrait avoir par but 1'exercice anticipé de Ia pratique des actions qui concernent là profession. Dans ce cas, on pourrait aussi craindre un glissemení de là formation des instituteurs vers le "tecnicisme" aussi sévèrement critique. Mais cetle trajectoire n'est pas nécessaire, car il est possible réaliser 1'exercice de là rationaliié critique en tenanl comme point de départ 1'action réalisée, des que le statut de là Pédagogie soit éclairci en tant que condition réflexive de là pratique éducative. Resumen En los debates acerca de là formación docente puede-se identificar dos tipos de actores Sociales que sustenem racionalidades opuestas, y uno e otro tienen mui buenas razones ideológica, disposicional, posicionai y instrumental: unos afirman que és suficiente formar el "bueno investigador" qui esto será el "bueno docente", otros sustenen que là "formacción pedagógica" és imprescindible. Un tercer grupo de los interlocutores considera posible Ia síntese de Ias dos posiciones. Cuando se examina los argumentos e Io propuesto en Ias normas para là formacción docente, comprende-se qui esta debería estar centrada en Io exercício de los atos peculiares de la profisión. Se poderia ficar temeroso en este caso, que là formación del docente se encaminará al "tecnicismo" que, com Justicia, és criticado. Pero, este camino no és necesario, una vez que és posible efetivar là racionalidad crítica desde Ia acción, una vez que se esclaresca el estatuto de là Pedagogia, condición reflexiva de Ia praxis educativa.INEP1993-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/114610.24109/2176-6681.rbep.74i177.1195Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 74 n. 177 (1993)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 74 Núm. 177 (1993)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 74 No 177 (1993)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.74i177reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1146/88510.24109/2176-6681.rbep.74i177.885Mazzotti, Tarso Bonilhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:30:24Zoai:ojs3.inep:article/1146Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:30:24Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores: racionalidades em disputa
title Formação de professores: racionalidades em disputa
spellingShingle Formação de professores: racionalidades em disputa
Mazzotti, Tarso Bonilha
title_short Formação de professores: racionalidades em disputa
title_full Formação de professores: racionalidades em disputa
title_fullStr Formação de professores: racionalidades em disputa
title_full_unstemmed Formação de professores: racionalidades em disputa
title_sort Formação de professores: racionalidades em disputa
author Mazzotti, Tarso Bonilha
author_facet Mazzotti, Tarso Bonilha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzotti, Tarso Bonilha
description Os debates sobre a formação de professores apresentam dois conjuntos de atores sociais que se apóiam em racionalidades antagôni-cas: um deles é composto por profissionais voltados para a educação de pesquisadores e, o outro, pelos formadores de professores. Ambos apresentam boas razões teleológico, disposicional, posicionai e instrumental para afirmar ou que basta formar o "bom pesquisador" para se ter o "bom professor", ou que a "formação pedagógica" é imprescindível. Um terceiro grupo de interlocutores propõe a síntese entre ambas as posições. Examinando-se essas argumentações e o proposto nas normas para a formação do professor, chega-se a perceber que esta deveria ser centrada no exercício prévio dos atos próprios da profissão. Nesse caso, a formação do professor poderia deslizar para o "tecnicismo" tão justamente criticado. No entanto, esta trajetória não é necessária, pois é possível efetivar o exercício da racionalidade crítica a partir da ação realizada, desde que se esclareça o estatuto da Pedagogia, condição reflexiva da prática educativa. Abstract In the discussion on the preparation of teachers two types of socia actors, supported by opposite rationalities, can be identified, boti presenting good ideological, dispositional, positional and instrumenta reasons: one argues that a "good researcher" will also be a "gooc teacher", while the other sustains that pedagogical formation indispen-sable. A third group proposes a synthesis between these two positions When analyzing the reasoning presented and the norms that regulate tht preparation of teachers we conclude that this preparation should bi centered on practice of the acts that are inherent to the profession. I, could be argued that this preparation can be turned into "tecnicism". which has been under severe and justified criticism. However, this is no, a necessary trend, since il is possible to exercise the critical rationality of the actions performed, provided that the statute of Pedagogy , reflexive condition of educational practice, is clarified. Résumé À la suite des débats sur la formation des instituteurs, nous venons d'identifier trois sortes d'acteurs sociaux, soutenus par des rationalités contraires, l'une 1'autre avec de bonnes raisons d'ordre teleologique, dispositionel, positionel et instrumental; les uns soutienent qu'il suffit former "le bon instituteur", d'autres insiste ni que là formation pédago-gique est indispensahle. Un troisième group d'interlocuteurs propose là Synthèse de ces deux oppositions. Lorsqu'on examine ces argumenta-tions et les propositions normatives sur là formation des instituteurs, on conclut que cette formation devrait avoir par but 1'exercice anticipé de Ia pratique des actions qui concernent là profession. Dans ce cas, on pourrait aussi craindre un glissemení de là formation des instituteurs vers le "tecnicisme" aussi sévèrement critique. Mais cetle trajectoire n'est pas nécessaire, car il est possible réaliser 1'exercice de là rationaliié critique en tenanl comme point de départ 1'action réalisée, des que le statut de là Pédagogie soit éclairci en tant que condition réflexive de là pratique éducative. Resumen En los debates acerca de là formación docente puede-se identificar dos tipos de actores Sociales que sustenem racionalidades opuestas, y uno e otro tienen mui buenas razones ideológica, disposicional, posicionai y instrumental: unos afirman que és suficiente formar el "bueno investigador" qui esto será el "bueno docente", otros sustenen que là "formacción pedagógica" és imprescindible. Un tercer grupo de los interlocutores considera posible Ia síntese de Ias dos posiciones. Cuando se examina los argumentos e Io propuesto en Ias normas para là formacción docente, comprende-se qui esta debería estar centrada en Io exercício de los atos peculiares de la profisión. Se poderia ficar temeroso en este caso, que là formación del docente se encaminará al "tecnicismo" que, com Justicia, és criticado. Pero, este camino no és necesario, una vez que és posible efetivar là racionalidad crítica desde Ia acción, una vez que se esclaresca el estatuto de là Pedagogia, condición reflexiva de Ia praxis educativa.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1146
10.24109/2176-6681.rbep.74i177.1195
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1146
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.74i177.1195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1146/885
10.24109/2176-6681.rbep.74i177.885
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 74 n. 177 (1993)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 74 Núm. 177 (1993)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 74 No 177 (1993)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.74i177
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700239745024