Constituindo a avaliação processual no curso de Economia pelo Exame Nacional de Cursos (ENC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Elisabeth
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Kraemer, Maria Elisabeth Pereira, Vasconcellos, Cristhiano Bossardi de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3727
Resumo: O Exame Nacional de Cursos (ENC), como mecanismo de avaliação externa, não se limita a um diagnóstico. Entendendo a importância do envolvimento da comunidade acadêmica no próprio processo de discussão e acompanhamento dos cursos, compete à instituição de ensino superior sistematizar e analisar mais profundamente os dados e enriquecer o sistema de avaliação. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) utiliza o Exame Nacional de Cursos: relatório síntese 2000 com desempenho obtido na prova e as opiniões emitidas pelos seus alunos no questionário-pesquisa como subsídios para detectar pontos fortes e vulneráveis, aperfeiçoar projetos e práticas pedagógicas e desencadear novas ações integradas no aprimoramento contínuo dos cursos. Desta forma, apresentamos, neste trabalho, a sistematização dos dados do curso de Economia submetido ao ENC/1999, no qual obteve conceito "D", e em 2000, com conceito "B", a fim de elaborar um Plano Integrado de Ações Didático-Pedagógicas para 2001. Palavra-chave: avaliação processual; sistematização e integração; Provão. Abstract The National Course Examination (ENC), as a mechanism of external evaluation, is not limited to a diagnosis. Understanding the importance of the academic community's involvement in its own discussion process and accompaniment of the courses, competes to higher education institution to systematize and to analyze the data and to enrich the evaluation system. The University of Itajaí Valley (Univali) uses the Report of Institution/Inep/MEC with results obtained in the test and opinions emitted by its students in the Research Questionnaire as subsidies to detect strong and vulnerable points, to improve projects and pedagogic practices and to start new actions, integrated in the continuous improvement of the courses. This way, we presented, in this work, the data systematization in the Economy Course, submitted at the ENC/1999, in which it obtained a "D" concept, and in 2000, a "B" concept, in order to elaborate an Integrated Plan of didactic-pedagogic actions for 2001. Keywords: National Course Examination; procedural evaluation; systematization and integration.
id INEP-2_33600e2d8622baaad2ef98ec9866921a
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3727
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Constituindo a avaliação processual no curso de Economia pelo Exame Nacional de Cursos (ENC)O Exame Nacional de Cursos (ENC), como mecanismo de avaliação externa, não se limita a um diagnóstico. Entendendo a importância do envolvimento da comunidade acadêmica no próprio processo de discussão e acompanhamento dos cursos, compete à instituição de ensino superior sistematizar e analisar mais profundamente os dados e enriquecer o sistema de avaliação. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) utiliza o Exame Nacional de Cursos: relatório síntese 2000 com desempenho obtido na prova e as opiniões emitidas pelos seus alunos no questionário-pesquisa como subsídios para detectar pontos fortes e vulneráveis, aperfeiçoar projetos e práticas pedagógicas e desencadear novas ações integradas no aprimoramento contínuo dos cursos. Desta forma, apresentamos, neste trabalho, a sistematização dos dados do curso de Economia submetido ao ENC/1999, no qual obteve conceito "D", e em 2000, com conceito "B", a fim de elaborar um Plano Integrado de Ações Didático-Pedagógicas para 2001. Palavra-chave: avaliação processual; sistematização e integração; Provão. Abstract The National Course Examination (ENC), as a mechanism of external evaluation, is not limited to a diagnosis. Understanding the importance of the academic community's involvement in its own discussion process and accompaniment of the courses, competes to higher education institution to systematize and to analyze the data and to enrich the evaluation system. The University of Itajaí Valley (Univali) uses the Report of Institution/Inep/MEC with results obtained in the test and opinions emitted by its students in the Research Questionnaire as subsidies to detect strong and vulnerable points, to improve projects and pedagogic practices and to start new actions, integrated in the continuous improvement of the courses. This way, we presented, in this work, the data systematization in the Economy Course, submitted at the ENC/1999, in which it obtained a "D" concept, and in 2000, a "B" concept, in order to elaborate an Integrated Plan of didactic-pedagogic actions for 2001. Keywords: National Course Examination; procedural evaluation; systematization and integration.INEP2000-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/372710.24109/2176-6681.rbep.81i198.943Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 198 (2000)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 198 (2000)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 198 (2000)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.81i198reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3727/346310.24109/2176-6681.rbep.81i198.3463Caldeira, ElisabethKraemer, Maria Elisabeth PereiraVasconcellos, Cristhiano Bossardi deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:05:42Zoai:ojs3.inep:article/3727Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:05:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Constituindo a avaliação processual no curso de Economia pelo Exame Nacional de Cursos (ENC)
title Constituindo a avaliação processual no curso de Economia pelo Exame Nacional de Cursos (ENC)
spellingShingle Constituindo a avaliação processual no curso de Economia pelo Exame Nacional de Cursos (ENC)
Caldeira, Elisabeth
title_short Constituindo a avaliação processual no curso de Economia pelo Exame Nacional de Cursos (ENC)
title_full Constituindo a avaliação processual no curso de Economia pelo Exame Nacional de Cursos (ENC)
title_fullStr Constituindo a avaliação processual no curso de Economia pelo Exame Nacional de Cursos (ENC)
title_full_unstemmed Constituindo a avaliação processual no curso de Economia pelo Exame Nacional de Cursos (ENC)
title_sort Constituindo a avaliação processual no curso de Economia pelo Exame Nacional de Cursos (ENC)
author Caldeira, Elisabeth
author_facet Caldeira, Elisabeth
Kraemer, Maria Elisabeth Pereira
Vasconcellos, Cristhiano Bossardi de
author_role author
author2 Kraemer, Maria Elisabeth Pereira
Vasconcellos, Cristhiano Bossardi de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Elisabeth
Kraemer, Maria Elisabeth Pereira
Vasconcellos, Cristhiano Bossardi de
description O Exame Nacional de Cursos (ENC), como mecanismo de avaliação externa, não se limita a um diagnóstico. Entendendo a importância do envolvimento da comunidade acadêmica no próprio processo de discussão e acompanhamento dos cursos, compete à instituição de ensino superior sistematizar e analisar mais profundamente os dados e enriquecer o sistema de avaliação. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) utiliza o Exame Nacional de Cursos: relatório síntese 2000 com desempenho obtido na prova e as opiniões emitidas pelos seus alunos no questionário-pesquisa como subsídios para detectar pontos fortes e vulneráveis, aperfeiçoar projetos e práticas pedagógicas e desencadear novas ações integradas no aprimoramento contínuo dos cursos. Desta forma, apresentamos, neste trabalho, a sistematização dos dados do curso de Economia submetido ao ENC/1999, no qual obteve conceito "D", e em 2000, com conceito "B", a fim de elaborar um Plano Integrado de Ações Didático-Pedagógicas para 2001. Palavra-chave: avaliação processual; sistematização e integração; Provão. Abstract The National Course Examination (ENC), as a mechanism of external evaluation, is not limited to a diagnosis. Understanding the importance of the academic community's involvement in its own discussion process and accompaniment of the courses, competes to higher education institution to systematize and to analyze the data and to enrich the evaluation system. The University of Itajaí Valley (Univali) uses the Report of Institution/Inep/MEC with results obtained in the test and opinions emitted by its students in the Research Questionnaire as subsidies to detect strong and vulnerable points, to improve projects and pedagogic practices and to start new actions, integrated in the continuous improvement of the courses. This way, we presented, in this work, the data systematization in the Economy Course, submitted at the ENC/1999, in which it obtained a "D" concept, and in 2000, a "B" concept, in order to elaborate an Integrated Plan of didactic-pedagogic actions for 2001. Keywords: National Course Examination; procedural evaluation; systematization and integration.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3727
10.24109/2176-6681.rbep.81i198.943
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3727
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.81i198.943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3727/3463
10.24109/2176-6681.rbep.81i198.3463
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 198 (2000)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 198 (2000)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 198 (2000)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.81i198
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703588896768