Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3523 |
Resumo: | Apresenta os resultados de estudo sobre os processos de escolha de livros didáticos (LD), no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), mediante o qual buscamos responder a seguinte questão: Como escolas de educação básica (EEB) organizam e desenvolvem ações para a escolha de LD? Para a coleta de informações, realizamos entrevistas com membros das equipes gestoras de 15 EEB. Pelas análises das entrevistas realizadas, podemos afirmar que: 1) a organização do processo de escolha de LD nas EEB foi desencadeada muito mais por ações desenvolvidas pelas editoras do que propriamente por orientações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); 2) no processo de escolha de LD, é bastante comum a realização de encontros breves durante o intervalo das aulas, no qual os professores costumam tomar suas decisões acerca da seleção dos livros; 3) as ações desenvolvidas nas EEB mobilizam todos os professores, mediante a realização de, ao menos, uma reunião, mas essas ações restringem-se à tarefa de escolha dos LD em cada área disciplinar, não havendo discussões mais amplas acerca das finalidades próprias do ensino médio, nem acerca do papel dos LD para tanto. |
id |
INEP-2_35e1c83b694b020511d705d9fa038b01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3523 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básicaApresenta os resultados de estudo sobre os processos de escolha de livros didáticos (LD), no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), mediante o qual buscamos responder a seguinte questão: Como escolas de educação básica (EEB) organizam e desenvolvem ações para a escolha de LD? Para a coleta de informações, realizamos entrevistas com membros das equipes gestoras de 15 EEB. Pelas análises das entrevistas realizadas, podemos afirmar que: 1) a organização do processo de escolha de LD nas EEB foi desencadeada muito mais por ações desenvolvidas pelas editoras do que propriamente por orientações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); 2) no processo de escolha de LD, é bastante comum a realização de encontros breves durante o intervalo das aulas, no qual os professores costumam tomar suas decisões acerca da seleção dos livros; 3) as ações desenvolvidas nas EEB mobilizam todos os professores, mediante a realização de, ao menos, uma reunião, mas essas ações restringem-se à tarefa de escolha dos LD em cada área disciplinar, não havendo discussões mais amplas acerca das finalidades próprias do ensino médio, nem acerca do papel dos LD para tanto.INEP2013-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/352310.24109/2176-6681.rbep.94i237.379Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 94 n. 237 (2013)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 94 Núm. 237 (2013)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 94 No 237 (2013)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.94i237reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3523/325810.24109/2176-6681.rbep.94i237.3258Zambon, LucianaTerrazzan, Eduardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:30:54Zoai:ojs3.inep:article/3523Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:30:54Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básica |
title |
Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básica |
spellingShingle |
Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básica Zambon, Luciana |
title_short |
Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básica |
title_full |
Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básica |
title_fullStr |
Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básica |
title_full_unstemmed |
Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básica |
title_sort |
Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básica |
author |
Zambon, Luciana |
author_facet |
Zambon, Luciana Terrazzan, Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Terrazzan, Eduardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zambon, Luciana Terrazzan, Eduardo |
description |
Apresenta os resultados de estudo sobre os processos de escolha de livros didáticos (LD), no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), mediante o qual buscamos responder a seguinte questão: Como escolas de educação básica (EEB) organizam e desenvolvem ações para a escolha de LD? Para a coleta de informações, realizamos entrevistas com membros das equipes gestoras de 15 EEB. Pelas análises das entrevistas realizadas, podemos afirmar que: 1) a organização do processo de escolha de LD nas EEB foi desencadeada muito mais por ações desenvolvidas pelas editoras do que propriamente por orientações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); 2) no processo de escolha de LD, é bastante comum a realização de encontros breves durante o intervalo das aulas, no qual os professores costumam tomar suas decisões acerca da seleção dos livros; 3) as ações desenvolvidas nas EEB mobilizam todos os professores, mediante a realização de, ao menos, uma reunião, mas essas ações restringem-se à tarefa de escolha dos LD em cada área disciplinar, não havendo discussões mais amplas acerca das finalidades próprias do ensino médio, nem acerca do papel dos LD para tanto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3523 10.24109/2176-6681.rbep.94i237.379 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3523 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.94i237.379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3523/3258 10.24109/2176-6681.rbep.94i237.3258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 94 n. 237 (2013) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 94 Núm. 237 (2013) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 94 No 237 (2013) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.94i237 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951703081385984 |