Os influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Genilson Valença dos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29772
Resumo: O consumo de livros didáticos impressos no Brasil ainda predominam em relação a outros segmentos do mercado editorial. Um dos principais clientes em faturamento que movimenta esse mercado são as escolas particulares de educação básica, estas na sua grande maioria utilizam como ferramenta o livro didático em sala de aula. Contudo, há uma grande preocupação das editoras de livros didáticos em relação a sua participação nesse mercado, pois, ele gera uma lucratividade interessante e proporciona uma visibilidade no mercado, no entanto, é um desafio constante participar das listas de livros das escolas particulares no Brasil, pois, são muitas as obras que chegam as mãos dos professores para análise, visto que, as cinco maiores editoras do Brasil lançam todos os anos livros novos para o período de escolha nas escolas particulares, são em média cinco coleções para cada disciplina, no entanto, para a escolha desse instrumento de difusão cultural é necessária uma análise detalhada pelo professor, assim, cabe a esse estudo identificar quais os principais fatores de influência na escolha de um livro didático, por um professor de ensino fundamental ou médio nas escolas particulares de educação básica. Neste estudo conclui-se que é relevante para as empresas do setor, entender como acontece às influências de grupo no ambiente escolar, e como o relacionamento da empresa com o consumidor pode ser importante para reverter à percepção de obras rejeitadas.
id UFRGS-2_8da8bc6c54e71d35582e71b994ff202a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29772
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Genilson Valença dosSilveira, Teniza da2011-06-28T06:00:12Z2010http://hdl.handle.net/10183/29772000775475O consumo de livros didáticos impressos no Brasil ainda predominam em relação a outros segmentos do mercado editorial. Um dos principais clientes em faturamento que movimenta esse mercado são as escolas particulares de educação básica, estas na sua grande maioria utilizam como ferramenta o livro didático em sala de aula. Contudo, há uma grande preocupação das editoras de livros didáticos em relação a sua participação nesse mercado, pois, ele gera uma lucratividade interessante e proporciona uma visibilidade no mercado, no entanto, é um desafio constante participar das listas de livros das escolas particulares no Brasil, pois, são muitas as obras que chegam as mãos dos professores para análise, visto que, as cinco maiores editoras do Brasil lançam todos os anos livros novos para o período de escolha nas escolas particulares, são em média cinco coleções para cada disciplina, no entanto, para a escolha desse instrumento de difusão cultural é necessária uma análise detalhada pelo professor, assim, cabe a esse estudo identificar quais os principais fatores de influência na escolha de um livro didático, por um professor de ensino fundamental ou médio nas escolas particulares de educação básica. Neste estudo conclui-se que é relevante para as empresas do setor, entender como acontece às influências de grupo no ambiente escolar, e como o relacionamento da empresa com o consumidor pode ser importante para reverter à percepção de obras rejeitadas.application/pdfporCompraLivro didáticoProcesso decisórioOs influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775475.pdf.txt000775475.pdf.txtExtracted Texttext/plain83119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29772/2/000775475.pdf.txt12ba22ecb094036198263ef9d3b11b30MD52ORIGINAL000775475.pdf000775475.pdfTexto completoapplication/pdf331410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29772/1/000775475.pdf47bebcfd0523497fa141b278c20ac56dMD51THUMBNAIL000775475.pdf.jpg000775475.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1092http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29772/3/000775475.pdf.jpg4446005b10800eb3f91f4cd86d9bd6b9MD5310183/297722018-10-09 09:22:24.373oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29772Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:22:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básica
title Os influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básica
spellingShingle Os influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básica
Santos, Genilson Valença dos
Compra
Livro didático
Processo decisório
title_short Os influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básica
title_full Os influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básica
title_fullStr Os influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básica
title_full_unstemmed Os influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básica
title_sort Os influenciadores no processo de escolha de livros didáticos em instituições particulares de educação básica
author Santos, Genilson Valença dos
author_facet Santos, Genilson Valença dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Genilson Valença dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Teniza da
contributor_str_mv Silveira, Teniza da
dc.subject.por.fl_str_mv Compra
Livro didático
Processo decisório
topic Compra
Livro didático
Processo decisório
description O consumo de livros didáticos impressos no Brasil ainda predominam em relação a outros segmentos do mercado editorial. Um dos principais clientes em faturamento que movimenta esse mercado são as escolas particulares de educação básica, estas na sua grande maioria utilizam como ferramenta o livro didático em sala de aula. Contudo, há uma grande preocupação das editoras de livros didáticos em relação a sua participação nesse mercado, pois, ele gera uma lucratividade interessante e proporciona uma visibilidade no mercado, no entanto, é um desafio constante participar das listas de livros das escolas particulares no Brasil, pois, são muitas as obras que chegam as mãos dos professores para análise, visto que, as cinco maiores editoras do Brasil lançam todos os anos livros novos para o período de escolha nas escolas particulares, são em média cinco coleções para cada disciplina, no entanto, para a escolha desse instrumento de difusão cultural é necessária uma análise detalhada pelo professor, assim, cabe a esse estudo identificar quais os principais fatores de influência na escolha de um livro didático, por um professor de ensino fundamental ou médio nas escolas particulares de educação básica. Neste estudo conclui-se que é relevante para as empresas do setor, entender como acontece às influências de grupo no ambiente escolar, e como o relacionamento da empresa com o consumidor pode ser importante para reverter à percepção de obras rejeitadas.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-28T06:00:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29772
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000775475
url http://hdl.handle.net/10183/29772
identifier_str_mv 000775475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29772/2/000775475.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29772/1/000775475.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29772/3/000775475.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 12ba22ecb094036198263ef9d3b11b30
47bebcfd0523497fa141b278c20ac56d
4446005b10800eb3f91f4cd86d9bd6b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224410509606912