Teaching identity and continuing education: a study in light of Zygmunt Bauman and Claude Dubar’s theories

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Fernanda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Hunger, Dagmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4627
Resumo: Objetivou-se analisar o processo de constituição da identidade docente no cenário contemporâneo, problematizando: as mudanças sociais que impactam na identidade docente; as percepções de professoras da educação básica concernentes aos significados do exercício da docência atualmente; e as possíveis influências da formação continuada institucionalizada na reflexão e (re)construção identitária de professores(as). Participaram da pesquisa, de abordagem qualitativa, 19 professoras da educação infantil e do ensino fundamental, das áreas de Educação Física, Pedagogia e Artes. As estratégias de geração de dados incluíram grupo focal e observação de campo. Os dados foram analisados à luz das teorias de Zygmunt Bauman e Claude Dubar. Constatou-se que a formação continuada é uma dimensão da profissão estreitamente relacionada à constituição da identidade docente, pois possibilita acompanhar as rápidas mudanças sociais em curso e, assim, fortalecer ou reconfigurar o reconhecimento social de sua função. Outro elemento integrador da formação com a identidade se revelou em espaço e tempo proporcionados pela formação para refletir e (re)construir coletivamente saberes e reinterpretações referentes ao que é ser professor(a). Evidenciou-se a urgência de ações educacionais/políticas públicas para fortalecer os laços profissionais, consolidando o coletivo docente e a noção de pertença a um grupo específico na sociedade, com uma identidade própria.
id INEP-2_37b2ee04272577dee8145f4300c80479
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/4627
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Teaching identity and continuing education: a study in light of Zygmunt Bauman and Claude Dubar’s theoriesIdentidad docente y formación continuada: un estudio a la luz de las teorías de Zygmunt Bauman y Claude DubarIdentidade docente e formação continuada: um estudo à luz das teorias de Zygmunt Bauman e Claude Dubarbasic educationprofessional identityteacher’s continuing education.actualización de profesoreseducación básicaidentidad profesional.atualização de professoreseducação básicaidentidade profissional.Formação de professores e identidade docenteObjetivou-se analisar o processo de constituição da identidade docente no cenário contemporâneo, problematizando: as mudanças sociais que impactam na identidade docente; as percepções de professoras da educação básica concernentes aos significados do exercício da docência atualmente; e as possíveis influências da formação continuada institucionalizada na reflexão e (re)construção identitária de professores(as). Participaram da pesquisa, de abordagem qualitativa, 19 professoras da educação infantil e do ensino fundamental, das áreas de Educação Física, Pedagogia e Artes. As estratégias de geração de dados incluíram grupo focal e observação de campo. Os dados foram analisados à luz das teorias de Zygmunt Bauman e Claude Dubar. Constatou-se que a formação continuada é uma dimensão da profissão estreitamente relacionada à constituição da identidade docente, pois possibilita acompanhar as rápidas mudanças sociais em curso e, assim, fortalecer ou reconfigurar o reconhecimento social de sua função. Outro elemento integrador da formação com a identidade se revelou em espaço e tempo proporcionados pela formação para refletir e (re)construir coletivamente saberes e reinterpretações referentes ao que é ser professor(a). Evidenciou-se a urgência de ações educacionais/políticas públicas para fortalecer os laços profissionais, consolidando o coletivo docente e a noção de pertença a um grupo específico na sociedade, com uma identidade própria.This paper aims to analyze the development of a teaching identity in the contemporary scenario, problematizing: social changes that impact the teaching identity; the perceptions of primary education teachers over what means to be a teacher nowadays; and possible influences of institutionalized continuing formation over the reflection and (re)construction of teachers’ identities. Nineteen teachers of childhood and elementary education, working in the areas of Physical Education, Pedagogy and Arts participated in this qualitative- approached research. Data generation strategies included a focus group and field observation. Data were analyzed in light of Zygmunt Bauman and Claude Dubar’s theories. It has been found that continuing education is a dimension of the profession closely related to the constitution of a teaching identity, since it enables the monitoring of the ongoing, fast social changes, thus, strengthening or reconfiguring the social recognition of its function. Another integrative element of formation with identity has been revealed in the space and time provided by the formation to collectively reflect and construct knowledge and reinterpretations referring to what it is to be a teacher. The urgency of educational actions / public policies to strengthen professional ties has been revealed, consolidating the teaching collective and the notion of belonging to a specific group in society, with an identity of their own.El objetivo de este artículo fue analizar el proceso de constitución de la identidad docente, en el escenario contemporáneo, problematizando los cambios sociales de la contemporaneidad que impactan en la identidad docente; las percepciones de profesores y profesoras de la educación básica concernientes a los significados de ser profesor hoy; y posibles influencias de la formación continuada institucionalizada en la reflexión y construcción identitaria de profesores. Participaron de la investigación, de abordaje cualitativo, 19 profesoras de la Educación Infantil y de la Educación Primaria de las áreas de Educación Física, Pedagogía y Artes. Las estrategias de generación de datos incluyeron grupo focal y observación de campo. Los datos fueron analizados a la luz de las teorías de Zygmunt Bauman y Claude Dubar. Se constató que la formación continuada es una dimensión de la profesión estrechamente relacionada con la constitución de la identidad docente, pues posibilita acompañar los rápidos cambios sociales en curso y así fortalecer o reconfigurar el reconocimiento social de su función. Otro elemento integrador de la formación con la identidad se reveló en el espacio y tiempo proporcionados por la formación para reflejar y construir colectivamente saberes y reinterpretaciones referentes a lo que es ser profesor. Se reveló la urgencia de acciones educativas/políticas públicas para fortalecer los lazos profesionales, consolidando el colectivo docente y la noción de pertenencia a un grupo específico en la sociedad, con una identidad propia.INEP2020-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/462710.24109/2176-6681.rbep.101i258.4627Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 101 n. 258 (2020); 24Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 101 Núm. 258 (2020); 24Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 101 No 258 (2020); 242176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.101i258reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4627/379210.24109/2176-6681.rbep.101i258.3792Rossi, FernandaHunger, Dagmarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-31T17:40:23Zoai:ojs3.inep:article/4627Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-08-31T17:40:23Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teaching identity and continuing education: a study in light of Zygmunt Bauman and Claude Dubar’s theories
Identidad docente y formación continuada: un estudio a la luz de las teorías de Zygmunt Bauman y Claude Dubar
Identidade docente e formação continuada: um estudo à luz das teorias de Zygmunt Bauman e Claude Dubar
title Teaching identity and continuing education: a study in light of Zygmunt Bauman and Claude Dubar’s theories
spellingShingle Teaching identity and continuing education: a study in light of Zygmunt Bauman and Claude Dubar’s theories
Rossi, Fernanda
basic education
professional identity
teacher’s continuing education.
actualización de profesores
educación básica
identidad profesional.
atualização de professores
educação básica
identidade profissional.
Formação de professores e identidade docente
title_short Teaching identity and continuing education: a study in light of Zygmunt Bauman and Claude Dubar’s theories
title_full Teaching identity and continuing education: a study in light of Zygmunt Bauman and Claude Dubar’s theories
title_fullStr Teaching identity and continuing education: a study in light of Zygmunt Bauman and Claude Dubar’s theories
title_full_unstemmed Teaching identity and continuing education: a study in light of Zygmunt Bauman and Claude Dubar’s theories
title_sort Teaching identity and continuing education: a study in light of Zygmunt Bauman and Claude Dubar’s theories
author Rossi, Fernanda
author_facet Rossi, Fernanda
Hunger, Dagmar
author_role author
author2 Hunger, Dagmar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Fernanda
Hunger, Dagmar
dc.subject.por.fl_str_mv basic education
professional identity
teacher’s continuing education.
actualización de profesores
educación básica
identidad profesional.
atualização de professores
educação básica
identidade profissional.
Formação de professores e identidade docente
topic basic education
professional identity
teacher’s continuing education.
actualización de profesores
educación básica
identidad profesional.
atualização de professores
educação básica
identidade profissional.
Formação de professores e identidade docente
description Objetivou-se analisar o processo de constituição da identidade docente no cenário contemporâneo, problematizando: as mudanças sociais que impactam na identidade docente; as percepções de professoras da educação básica concernentes aos significados do exercício da docência atualmente; e as possíveis influências da formação continuada institucionalizada na reflexão e (re)construção identitária de professores(as). Participaram da pesquisa, de abordagem qualitativa, 19 professoras da educação infantil e do ensino fundamental, das áreas de Educação Física, Pedagogia e Artes. As estratégias de geração de dados incluíram grupo focal e observação de campo. Os dados foram analisados à luz das teorias de Zygmunt Bauman e Claude Dubar. Constatou-se que a formação continuada é uma dimensão da profissão estreitamente relacionada à constituição da identidade docente, pois possibilita acompanhar as rápidas mudanças sociais em curso e, assim, fortalecer ou reconfigurar o reconhecimento social de sua função. Outro elemento integrador da formação com a identidade se revelou em espaço e tempo proporcionados pela formação para refletir e (re)construir coletivamente saberes e reinterpretações referentes ao que é ser professor(a). Evidenciou-se a urgência de ações educacionais/políticas públicas para fortalecer os laços profissionais, consolidando o coletivo docente e a noção de pertença a um grupo específico na sociedade, com uma identidade própria.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4627
10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4627
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4627
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.101i258.4627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4627/3792
10.24109/2176-6681.rbep.101i258.3792
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 101 n. 258 (2020); 24
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 101 Núm. 258 (2020); 24
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 101 No 258 (2020); 24
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.101i258
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951704216993792