Pedagogia como ciência da educação: retomando uma discussão necessária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2842 |
Resumo: | Este artigo sistematiza estudos que vêm sendo realizados no sentido de elaborar argumentos que re-afirmem a Pedagogia como ciência da educação, uma ciência dialogicamente elaborada, capaz de compreender sujeitos e ações, considerando a linguagem, a subjetividade e a historicidade implicadas nos fenômenos também. A pesquisa bibliográfica foi realizada com vistas a levantar dados sobre o tema. Procedeu-se à categorização, mediante a leitura dos sentidos mais evidenciados pelos autores lidos. Apresento, então, as sistematizações sobre a historicidade da Pedagogia, a discussão sobre ciências da educação e reflexões sobre o trabalho dos pedagogos. Esta discussão é inicial e exige, cotidianamente, ser assumida pelos sujeitos da educação. Deste modo, poder-se-á contribuir para recuperação, ao lado do lugar social da educação, também do reconhecimento dos pedagogos, e mais, da educação como preponderante para a transformação social, tão necessária. |
id |
INEP-2_3c595b64bc0665dd2e0ed846b8daff9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/2842 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia como ciência da educação: retomando uma discussão necessáriaEste artigo sistematiza estudos que vêm sendo realizados no sentido de elaborar argumentos que re-afirmem a Pedagogia como ciência da educação, uma ciência dialogicamente elaborada, capaz de compreender sujeitos e ações, considerando a linguagem, a subjetividade e a historicidade implicadas nos fenômenos também. A pesquisa bibliográfica foi realizada com vistas a levantar dados sobre o tema. Procedeu-se à categorização, mediante a leitura dos sentidos mais evidenciados pelos autores lidos. Apresento, então, as sistematizações sobre a historicidade da Pedagogia, a discussão sobre ciências da educação e reflexões sobre o trabalho dos pedagogos. Esta discussão é inicial e exige, cotidianamente, ser assumida pelos sujeitos da educação. Deste modo, poder-se-á contribuir para recuperação, ao lado do lugar social da educação, também do reconhecimento dos pedagogos, e mais, da educação como preponderante para a transformação social, tão necessária.INEP2010-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/284210.24109/2176-6681.rbep.91i227.610Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 91 n. 227 (2010)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 91 Núm. 227 (2010)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 91 No 227 (2010)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.91i227reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2842/257710.24109/2176-6681.rbep.91i227.2577Ferreira, Lilianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:51:36Zoai:ojs3.inep:article/2842Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:51:36Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia como ciência da educação: retomando uma discussão necessária |
title |
Pedagogia como ciência da educação: retomando uma discussão necessária |
spellingShingle |
Pedagogia como ciência da educação: retomando uma discussão necessária Ferreira, Liliana |
title_short |
Pedagogia como ciência da educação: retomando uma discussão necessária |
title_full |
Pedagogia como ciência da educação: retomando uma discussão necessária |
title_fullStr |
Pedagogia como ciência da educação: retomando uma discussão necessária |
title_full_unstemmed |
Pedagogia como ciência da educação: retomando uma discussão necessária |
title_sort |
Pedagogia como ciência da educação: retomando uma discussão necessária |
author |
Ferreira, Liliana |
author_facet |
Ferreira, Liliana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Liliana |
description |
Este artigo sistematiza estudos que vêm sendo realizados no sentido de elaborar argumentos que re-afirmem a Pedagogia como ciência da educação, uma ciência dialogicamente elaborada, capaz de compreender sujeitos e ações, considerando a linguagem, a subjetividade e a historicidade implicadas nos fenômenos também. A pesquisa bibliográfica foi realizada com vistas a levantar dados sobre o tema. Procedeu-se à categorização, mediante a leitura dos sentidos mais evidenciados pelos autores lidos. Apresento, então, as sistematizações sobre a historicidade da Pedagogia, a discussão sobre ciências da educação e reflexões sobre o trabalho dos pedagogos. Esta discussão é inicial e exige, cotidianamente, ser assumida pelos sujeitos da educação. Deste modo, poder-se-á contribuir para recuperação, ao lado do lugar social da educação, também do reconhecimento dos pedagogos, e mais, da educação como preponderante para a transformação social, tão necessária. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2842 10.24109/2176-6681.rbep.91i227.610 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2842 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.91i227.610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2842/2577 10.24109/2176-6681.rbep.91i227.2577 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 91 n. 227 (2010) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 91 Núm. 227 (2010) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 91 No 227 (2010) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.91i227 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701889155072 |