Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Wanda
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ozella, Sergio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3542
Resumo: Pretende aprimorar uma proposta de análise dos sentidos presentes no discurso, já publicada em 2006 pelos mesmos autores. Na primeira parte, é destacada a importância do referencial teórico e metodológico, no caso o da Psicologia Sócio-Histórica, e suas implicações para a apreensão dos sentidos. Para isso, discute algumas categorias, como mediação, historicidade, sentido e significado. Na segunda parte, é retomada a proposta já feita dos núcleos de significação como meio de se apreender os sentidos, mas à luz de novas reflexões e teorizações. Para ilustrar a forma de proceder à análise, um novo exemplo é apresentado, sendo que, nesse processo, foi possível avançar tanto no que se refere aos procedimentos de análise de material discursivo quanto na teorização essencial a todo o processo.
id INEP-2_3d44a1590fb7f610fe7a56ca825493ef
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3542
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significaçãoPretende aprimorar uma proposta de análise dos sentidos presentes no discurso, já publicada em 2006 pelos mesmos autores. Na primeira parte, é destacada a importância do referencial teórico e metodológico, no caso o da Psicologia Sócio-Histórica, e suas implicações para a apreensão dos sentidos. Para isso, discute algumas categorias, como mediação, historicidade, sentido e significado. Na segunda parte, é retomada a proposta já feita dos núcleos de significação como meio de se apreender os sentidos, mas à luz de novas reflexões e teorizações. Para ilustrar a forma de proceder à análise, um novo exemplo é apresentado, sendo que, nesse processo, foi possível avançar tanto no que se refere aos procedimentos de análise de material discursivo quanto na teorização essencial a todo o processo.INEP2013-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/354210.24109/2176-6681.rbep.94i236.400Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 94 n. 236 (2013)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 94 Núm. 236 (2013)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 94 No 236 (2013)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.94i236reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3542/327710.24109/2176-6681.rbep.94i236.3277Aguiar, WandaOzella, Sergioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:26:55Zoai:ojs3.inep:article/3542Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:26:55Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação
title Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação
spellingShingle Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação
Aguiar, Wanda
title_short Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação
title_full Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação
title_fullStr Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação
title_full_unstemmed Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação
title_sort Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação
author Aguiar, Wanda
author_facet Aguiar, Wanda
Ozella, Sergio
author_role author
author2 Ozella, Sergio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Wanda
Ozella, Sergio
description Pretende aprimorar uma proposta de análise dos sentidos presentes no discurso, já publicada em 2006 pelos mesmos autores. Na primeira parte, é destacada a importância do referencial teórico e metodológico, no caso o da Psicologia Sócio-Histórica, e suas implicações para a apreensão dos sentidos. Para isso, discute algumas categorias, como mediação, historicidade, sentido e significado. Na segunda parte, é retomada a proposta já feita dos núcleos de significação como meio de se apreender os sentidos, mas à luz de novas reflexões e teorizações. Para ilustrar a forma de proceder à análise, um novo exemplo é apresentado, sendo que, nesse processo, foi possível avançar tanto no que se refere aos procedimentos de análise de material discursivo quanto na teorização essencial a todo o processo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3542
10.24109/2176-6681.rbep.94i236.400
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3542
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.94i236.400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3542/3277
10.24109/2176-6681.rbep.94i236.3277
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 94 n. 236 (2013)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 94 Núm. 236 (2013)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 94 No 236 (2013)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.94i236
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703105503232