Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3542 |
Resumo: | Pretende aprimorar uma proposta de análise dos sentidos presentes no discurso, já publicada em 2006 pelos mesmos autores. Na primeira parte, é destacada a importância do referencial teórico e metodológico, no caso o da Psicologia Sócio-Histórica, e suas implicações para a apreensão dos sentidos. Para isso, discute algumas categorias, como mediação, historicidade, sentido e significado. Na segunda parte, é retomada a proposta já feita dos núcleos de significação como meio de se apreender os sentidos, mas à luz de novas reflexões e teorizações. Para ilustrar a forma de proceder à análise, um novo exemplo é apresentado, sendo que, nesse processo, foi possível avançar tanto no que se refere aos procedimentos de análise de material discursivo quanto na teorização essencial a todo o processo. |
id |
INEP-2_3d44a1590fb7f610fe7a56ca825493ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3542 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significaçãoPretende aprimorar uma proposta de análise dos sentidos presentes no discurso, já publicada em 2006 pelos mesmos autores. Na primeira parte, é destacada a importância do referencial teórico e metodológico, no caso o da Psicologia Sócio-Histórica, e suas implicações para a apreensão dos sentidos. Para isso, discute algumas categorias, como mediação, historicidade, sentido e significado. Na segunda parte, é retomada a proposta já feita dos núcleos de significação como meio de se apreender os sentidos, mas à luz de novas reflexões e teorizações. Para ilustrar a forma de proceder à análise, um novo exemplo é apresentado, sendo que, nesse processo, foi possível avançar tanto no que se refere aos procedimentos de análise de material discursivo quanto na teorização essencial a todo o processo.INEP2013-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/354210.24109/2176-6681.rbep.94i236.400Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 94 n. 236 (2013)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 94 Núm. 236 (2013)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 94 No 236 (2013)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.94i236reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3542/327710.24109/2176-6681.rbep.94i236.3277Aguiar, WandaOzella, Sergioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:26:55Zoai:ojs3.inep:article/3542Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:26:55Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação |
title |
Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação |
spellingShingle |
Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação Aguiar, Wanda |
title_short |
Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação |
title_full |
Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação |
title_fullStr |
Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação |
title_full_unstemmed |
Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação |
title_sort |
Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação |
author |
Aguiar, Wanda |
author_facet |
Aguiar, Wanda Ozella, Sergio |
author_role |
author |
author2 |
Ozella, Sergio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Wanda Ozella, Sergio |
description |
Pretende aprimorar uma proposta de análise dos sentidos presentes no discurso, já publicada em 2006 pelos mesmos autores. Na primeira parte, é destacada a importância do referencial teórico e metodológico, no caso o da Psicologia Sócio-Histórica, e suas implicações para a apreensão dos sentidos. Para isso, discute algumas categorias, como mediação, historicidade, sentido e significado. Na segunda parte, é retomada a proposta já feita dos núcleos de significação como meio de se apreender os sentidos, mas à luz de novas reflexões e teorizações. Para ilustrar a forma de proceder à análise, um novo exemplo é apresentado, sendo que, nesse processo, foi possível avançar tanto no que se refere aos procedimentos de análise de material discursivo quanto na teorização essencial a todo o processo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3542 10.24109/2176-6681.rbep.94i236.400 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3542 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.94i236.400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3542/3277 10.24109/2176-6681.rbep.94i236.3277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 94 n. 236 (2013) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 94 Núm. 236 (2013) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 94 No 236 (2013) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.94i236 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951703105503232 |