Relação entre o domínio afetivo e o desempenho em matemática de estudantes das séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cazorla, Irene
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Utsumi, Miriam, Santana, Eurivalda, Vita, Aida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1497
Resumo: Analisou-se a relação entre o domínio afetivo e o desempenho em Matemática, de 1.021 estudantes de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Foram utilizados 15 problemas de adição e subtração e quatro questões sobre Matemática. A maioria dos estudantes (56,5%) afirmou gostar muito de Matemática, apresentando-se como de cunho afetivo a razão principal. Quanto ao gênero, não foram encontradas diferenças no desempenho e no gosto pela Matemática. Das 15 questões, os estudantes da 1ª série acertaram, em média, 6,44 questões; os da 2ª, 7,63; os da 3ª, 7,59; e os da 4ª, 9,58 questões, com um aproveitamento, portanto, situado entre 53,3% e 63,9%. O desempenho no teste mostrou relacionar-se de forma positiva e linear com a série e com o gosto pela Matemática. Pôde ser observado que os estudantes que afirmavam dar valor à Matemática e confiavam em sua capacidade cognitiva obtiveram os melhores desempenhos. Palavras-chave: domínio afetivo, desempenho, Matemática. It was analyzed the relationship between the affective domain and the performance in Mathematics, of 1021 students, from 1st to 4th series of Basic Education. It was used 15 addition and subtraction problems and four subjects on Mathematics. Most of the students (56,5%) affirmed to like a lot of Mathematics, being the main reason of affective stamp. There were not found differences in the performance, nor in the preference for the Mathematics for gender. Of the 15 problems, the students of the 1st series got right, on average, 6,44 problems; the ones of the 2nd, 7,63; the ones of the 3rd, 7,5 and, the ones of the 4th, 9,58 problems, that is, a performance between 53,3% and 63,9%. The performance in the test linked in a positive and lineal way with the series and with the preference for Mathematics. The students that gave value to Mathematics and that trusted their cognitive capacity obtained the best performances. Keywords: affective domain, performance, Mathematics.
id INEP-2_3dda3edb969bd22f8e49586e4f81d5f7
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1497
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Relação entre o domínio afetivo e o desempenho em matemática de estudantes das séries iniciais do ensino fundamentalAnalisou-se a relação entre o domínio afetivo e o desempenho em Matemática, de 1.021 estudantes de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Foram utilizados 15 problemas de adição e subtração e quatro questões sobre Matemática. A maioria dos estudantes (56,5%) afirmou gostar muito de Matemática, apresentando-se como de cunho afetivo a razão principal. Quanto ao gênero, não foram encontradas diferenças no desempenho e no gosto pela Matemática. Das 15 questões, os estudantes da 1ª série acertaram, em média, 6,44 questões; os da 2ª, 7,63; os da 3ª, 7,59; e os da 4ª, 9,58 questões, com um aproveitamento, portanto, situado entre 53,3% e 63,9%. O desempenho no teste mostrou relacionar-se de forma positiva e linear com a série e com o gosto pela Matemática. Pôde ser observado que os estudantes que afirmavam dar valor à Matemática e confiavam em sua capacidade cognitiva obtiveram os melhores desempenhos. Palavras-chave: domínio afetivo, desempenho, Matemática. It was analyzed the relationship between the affective domain and the performance in Mathematics, of 1021 students, from 1st to 4th series of Basic Education. It was used 15 addition and subtraction problems and four subjects on Mathematics. Most of the students (56,5%) affirmed to like a lot of Mathematics, being the main reason of affective stamp. There were not found differences in the performance, nor in the preference for the Mathematics for gender. Of the 15 problems, the students of the 1st series got right, on average, 6,44 problems; the ones of the 2nd, 7,63; the ones of the 3rd, 7,5 and, the ones of the 4th, 9,58 problems, that is, a performance between 53,3% and 63,9%. The performance in the test linked in a positive and lineal way with the series and with the preference for Mathematics. The students that gave value to Mathematics and that trusted their cognitive capacity obtained the best performances. Keywords: affective domain, performance, Mathematics.INEP2008-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/149710.24109/2176-6681.rbep.89i221.728Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 221 (2008)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 221 (2008)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 221 (2008)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.89i221reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1497/123610.24109/2176-6681.rbep.89i221.1236Cazorla, IreneUtsumi, MiriamSantana, EurivaldaVita, Aidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:06:38Zoai:ojs3.inep:article/1497Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:06:38Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre o domínio afetivo e o desempenho em matemática de estudantes das séries iniciais do ensino fundamental
title Relação entre o domínio afetivo e o desempenho em matemática de estudantes das séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Relação entre o domínio afetivo e o desempenho em matemática de estudantes das séries iniciais do ensino fundamental
Cazorla, Irene
title_short Relação entre o domínio afetivo e o desempenho em matemática de estudantes das séries iniciais do ensino fundamental
title_full Relação entre o domínio afetivo e o desempenho em matemática de estudantes das séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Relação entre o domínio afetivo e o desempenho em matemática de estudantes das séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Relação entre o domínio afetivo e o desempenho em matemática de estudantes das séries iniciais do ensino fundamental
title_sort Relação entre o domínio afetivo e o desempenho em matemática de estudantes das séries iniciais do ensino fundamental
author Cazorla, Irene
author_facet Cazorla, Irene
Utsumi, Miriam
Santana, Eurivalda
Vita, Aida
author_role author
author2 Utsumi, Miriam
Santana, Eurivalda
Vita, Aida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cazorla, Irene
Utsumi, Miriam
Santana, Eurivalda
Vita, Aida
description Analisou-se a relação entre o domínio afetivo e o desempenho em Matemática, de 1.021 estudantes de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Foram utilizados 15 problemas de adição e subtração e quatro questões sobre Matemática. A maioria dos estudantes (56,5%) afirmou gostar muito de Matemática, apresentando-se como de cunho afetivo a razão principal. Quanto ao gênero, não foram encontradas diferenças no desempenho e no gosto pela Matemática. Das 15 questões, os estudantes da 1ª série acertaram, em média, 6,44 questões; os da 2ª, 7,63; os da 3ª, 7,59; e os da 4ª, 9,58 questões, com um aproveitamento, portanto, situado entre 53,3% e 63,9%. O desempenho no teste mostrou relacionar-se de forma positiva e linear com a série e com o gosto pela Matemática. Pôde ser observado que os estudantes que afirmavam dar valor à Matemática e confiavam em sua capacidade cognitiva obtiveram os melhores desempenhos. Palavras-chave: domínio afetivo, desempenho, Matemática. It was analyzed the relationship between the affective domain and the performance in Mathematics, of 1021 students, from 1st to 4th series of Basic Education. It was used 15 addition and subtraction problems and four subjects on Mathematics. Most of the students (56,5%) affirmed to like a lot of Mathematics, being the main reason of affective stamp. There were not found differences in the performance, nor in the preference for the Mathematics for gender. Of the 15 problems, the students of the 1st series got right, on average, 6,44 problems; the ones of the 2nd, 7,63; the ones of the 3rd, 7,5 and, the ones of the 4th, 9,58 problems, that is, a performance between 53,3% and 63,9%. The performance in the test linked in a positive and lineal way with the series and with the preference for Mathematics. The students that gave value to Mathematics and that trusted their cognitive capacity obtained the best performances. Keywords: affective domain, performance, Mathematics.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1497
10.24109/2176-6681.rbep.89i221.728
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1497
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.89i221.728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1497/1236
10.24109/2176-6681.rbep.89i221.1236
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 221 (2008)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 221 (2008)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 221 (2008)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.89i221
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701529493504