Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4820 |
Resumo: | Este artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso, e teve como objetivo principal dissertar sobre a importância da afetividade na construção do conhecimento por meio da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem, a metodologia utilizada constitui-se de pesquisa bibliográfica acerca do tema, e pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário, contendo seis questões semiestruturadas e abertas para quatro educadores de uma escola do campo da cidade de São Miguel do Iguaçu. Destaca-se de acordo com os autores estudados, que a afetividade está diretamente interligada com osprocessos cognitivos dos estudantes, visto que ocorre de forma significativa quando realizada em um ambiente afetivo na relação aluno-professor. Ressalta-se que a afetividade na escola e em outras esferas sociais faz parte de um processo contínuo de desenvolvimento do caráter e da formação pessoal de cada indivíduo.É essencial que o professor conheça o educando para que possa intervir da melhor maneira orientando o aprendizado, pois a educação vista como mediadora e integradora do sujeito ao universo orienta ao comprometimento dos professores e em seu sentido latu com a cidadania, na qualconstata-se que a afetividade é o fio condutor para a garantia de uma educação qualificada que agregue o comportamento essencialmente humano. Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre o assunto. |
id |
UTFPR-8_4e242500aa89fa43f786a3ac4d9ab7e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4820 |
network_acronym_str |
UTFPR-8 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamentalEducação Métodos e Técnicas de EnsinoEducadores; Afeto; Crianças; Ensino-aprendizagemEste artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso, e teve como objetivo principal dissertar sobre a importância da afetividade na construção do conhecimento por meio da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem, a metodologia utilizada constitui-se de pesquisa bibliográfica acerca do tema, e pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário, contendo seis questões semiestruturadas e abertas para quatro educadores de uma escola do campo da cidade de São Miguel do Iguaçu. Destaca-se de acordo com os autores estudados, que a afetividade está diretamente interligada com osprocessos cognitivos dos estudantes, visto que ocorre de forma significativa quando realizada em um ambiente afetivo na relação aluno-professor. Ressalta-se que a afetividade na escola e em outras esferas sociais faz parte de um processo contínuo de desenvolvimento do caráter e da formação pessoal de cada indivíduo.É essencial que o professor conheça o educando para que possa intervir da melhor maneira orientando o aprendizado, pois a educação vista como mediadora e integradora do sujeito ao universo orienta ao comprometimento dos professores e em seu sentido latu com a cidadania, na qualconstata-se que a afetividade é o fio condutor para a garantia de uma educação qualificada que agregue o comportamento essencialmente humano. Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre o assunto.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rovaris, Suzana de FátimaSimonetto, Kátia Cardoso Campos2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-482010.3895/recit.v8.n22.4820Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n22reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4820/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:43Zoai:periodicos.utfpr:article/4820Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:43Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental |
title |
Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental Rovaris, Suzana de Fátima Educação Métodos e Técnicas de Ensino Educadores; Afeto; Crianças; Ensino-aprendizagem |
title_short |
Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental |
author |
Rovaris, Suzana de Fátima |
author_facet |
Rovaris, Suzana de Fátima Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
author_role |
author |
author2 |
Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rovaris, Suzana de Fátima Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Métodos e Técnicas de Ensino Educadores; Afeto; Crianças; Ensino-aprendizagem |
topic |
Educação Métodos e Técnicas de Ensino Educadores; Afeto; Crianças; Ensino-aprendizagem |
description |
Este artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso, e teve como objetivo principal dissertar sobre a importância da afetividade na construção do conhecimento por meio da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem, a metodologia utilizada constitui-se de pesquisa bibliográfica acerca do tema, e pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário, contendo seis questões semiestruturadas e abertas para quatro educadores de uma escola do campo da cidade de São Miguel do Iguaçu. Destaca-se de acordo com os autores estudados, que a afetividade está diretamente interligada com osprocessos cognitivos dos estudantes, visto que ocorre de forma significativa quando realizada em um ambiente afetivo na relação aluno-professor. Ressalta-se que a afetividade na escola e em outras esferas sociais faz parte de um processo contínuo de desenvolvimento do caráter e da formação pessoal de cada indivíduo.É essencial que o professor conheça o educando para que possa intervir da melhor maneira orientando o aprendizado, pois a educação vista como mediadora e integradora do sujeito ao universo orienta ao comprometimento dos professores e em seu sentido latu com a cidadania, na qualconstata-se que a afetividade é o fio condutor para a garantia de uma educação qualificada que agregue o comportamento essencialmente humano. Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre o assunto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4820 10.3895/recit.v8.n22.4820 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4820 |
identifier_str_mv |
10.3895/recit.v8.n22.4820 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4820/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017) Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017) Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017) 2175-1846 10.3895/recit.v8.n22 reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
collection |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||erevista-md@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237568245104640 |