Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rovaris, Suzana de Fátima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Simonetto, Kátia Cardoso Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4820
Resumo: Este artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso, e teve como objetivo principal dissertar sobre a importância da afetividade na construção do conhecimento por meio da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem, a metodologia utilizada constitui-se de pesquisa bibliográfica acerca do tema, e pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário, contendo seis questões semiestruturadas e abertas para quatro educadores de uma escola do campo da cidade de São Miguel do Iguaçu. Destaca-se de acordo com os autores estudados, que a afetividade está diretamente interligada com osprocessos cognitivos dos estudantes, visto que ocorre de forma significativa quando realizada em um ambiente afetivo na relação aluno-professor. Ressalta-se que a afetividade na escola e em outras esferas sociais faz parte de um processo contínuo de desenvolvimento do caráter e da formação pessoal de cada indivíduo.É essencial que o professor conheça o educando para que possa intervir da melhor maneira orientando o aprendizado, pois a educação vista como mediadora e integradora do sujeito ao universo orienta ao comprometimento dos professores e em seu sentido latu com a cidadania, na qualconstata-se que a afetividade é o fio condutor para a garantia de uma educação qualificada que agregue o comportamento essencialmente humano. Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre o assunto.
id UTFPR-8_4e242500aa89fa43f786a3ac4d9ab7e3
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4820
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamentalEducação Métodos e Técnicas de EnsinoEducadores; Afeto; Crianças; Ensino-aprendizagemEste artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso, e teve como objetivo principal dissertar sobre a importância da afetividade na construção do conhecimento por meio da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem, a metodologia utilizada constitui-se de pesquisa bibliográfica acerca do tema, e pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário, contendo seis questões semiestruturadas e abertas para quatro educadores de uma escola do campo da cidade de São Miguel do Iguaçu. Destaca-se de acordo com os autores estudados, que a afetividade está diretamente interligada com osprocessos cognitivos dos estudantes, visto que ocorre de forma significativa quando realizada em um ambiente afetivo na relação aluno-professor. Ressalta-se que a afetividade na escola e em outras esferas sociais faz parte de um processo contínuo de desenvolvimento do caráter e da formação pessoal de cada indivíduo.É essencial que o professor conheça o educando para que possa intervir da melhor maneira orientando o aprendizado, pois a educação vista como mediadora e integradora do sujeito ao universo orienta ao comprometimento dos professores e em seu sentido latu com a cidadania, na qualconstata-se que a afetividade é o fio condutor para a garantia de uma educação qualificada que agregue o comportamento essencialmente humano. Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre o assunto.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Rovaris, Suzana de FátimaSimonetto, Kátia Cardoso Campos2017-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-482010.3895/recit.v8.n22.4820Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n22reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4820/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:43Zoai:periodicos.utfpr:article/4820Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:43Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental
title Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental
Rovaris, Suzana de Fátima
Educação Métodos e Técnicas de Ensino
Educadores; Afeto; Crianças; Ensino-aprendizagem
title_short Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental
title_sort Considerações acerca da afetividade na relação professor-aluno nas séries iniciais do ensino fundamental
author Rovaris, Suzana de Fátima
author_facet Rovaris, Suzana de Fátima
Simonetto, Kátia Cardoso Campos
author_role author
author2 Simonetto, Kátia Cardoso Campos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Rovaris, Suzana de Fátima
Simonetto, Kátia Cardoso Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Métodos e Técnicas de Ensino
Educadores; Afeto; Crianças; Ensino-aprendizagem
topic Educação Métodos e Técnicas de Ensino
Educadores; Afeto; Crianças; Ensino-aprendizagem
description Este artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso, e teve como objetivo principal dissertar sobre a importância da afetividade na construção do conhecimento por meio da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem, a metodologia utilizada constitui-se de pesquisa bibliográfica acerca do tema, e pesquisa de campo, com a aplicação de um questionário, contendo seis questões semiestruturadas e abertas para quatro educadores de uma escola do campo da cidade de São Miguel do Iguaçu. Destaca-se de acordo com os autores estudados, que a afetividade está diretamente interligada com osprocessos cognitivos dos estudantes, visto que ocorre de forma significativa quando realizada em um ambiente afetivo na relação aluno-professor. Ressalta-se que a afetividade na escola e em outras esferas sociais faz parte de um processo contínuo de desenvolvimento do caráter e da formação pessoal de cada indivíduo.É essencial que o professor conheça o educando para que possa intervir da melhor maneira orientando o aprendizado, pois a educação vista como mediadora e integradora do sujeito ao universo orienta ao comprometimento dos professores e em seu sentido latu com a cidadania, na qualconstata-se que a afetividade é o fio condutor para a garantia de uma educação qualificada que agregue o comportamento essencialmente humano. Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre o assunto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4820
10.3895/recit.v8.n22.4820
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4820
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n22.4820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4820/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 22 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 22 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 22 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n22
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1800237568245104640