The use of instant messaging as a didactic resource
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3286 |
Resumo: | O aperfeiçoamento de recursos tecnológicos utilizados como ferramentas pedagógicas tem se mostrado veloz e dinâmico. Mensagens eletrônicas instantâneas enviadas por dispositivos móveis, por exemplo, ganham diferentes usos em processos de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como objetivo analisar o potencial de transformação do aplicativo WhatsApp considerando perfis e relatos de educadores que o utilizam em suas práticas cotidianas. A pesquisa tem natureza quantitativa e qualitativa (Creswell, 2010) e foi desenvolvida mediante a amostragem bola de neve (Baldin; Munhoz, 2011) com professores familiarizados com o uso do celular – e mais especificamente do WhatsApp – na escola. Foi aplicado um questionário on-line que 105 participantes de diferentes regiões do Brasil responderam. Na etapa posterior, dez professores foram escolhidos para as entrevistas semiestruturadas e detalharam como e por que concebem o uso do WhatsApp como recurso pedagógico. Paralelamente, foi feita uma revisão sistemática da literatura seguindo protocolos de estudos realizados na mesma linha (Gonçalves; Nascimento; Nascimento, 2015). Tais instrumentos levaram a resultados convergentes e a conclusão aponta que, quando há engajamento, preparação e planejamento docente, o WhatsApp tem potencial para tornar-se aliado de práticas pedagógicas exitosas. |
id |
INEP-2_42b8ddfab48d2bbc1db8bb22df1808b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3286 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The use of instant messaging as a didactic resourceEl uso de mensajes electrónicos instantáneos como recurso didácticoO uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didáticodidactic resourceseducational technologyinternet.tecnología educativarecursos didácticosinternet.tecnologia educacionalrecursos didáticosinternet.O aperfeiçoamento de recursos tecnológicos utilizados como ferramentas pedagógicas tem se mostrado veloz e dinâmico. Mensagens eletrônicas instantâneas enviadas por dispositivos móveis, por exemplo, ganham diferentes usos em processos de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como objetivo analisar o potencial de transformação do aplicativo WhatsApp considerando perfis e relatos de educadores que o utilizam em suas práticas cotidianas. A pesquisa tem natureza quantitativa e qualitativa (Creswell, 2010) e foi desenvolvida mediante a amostragem bola de neve (Baldin; Munhoz, 2011) com professores familiarizados com o uso do celular – e mais especificamente do WhatsApp – na escola. Foi aplicado um questionário on-line que 105 participantes de diferentes regiões do Brasil responderam. Na etapa posterior, dez professores foram escolhidos para as entrevistas semiestruturadas e detalharam como e por que concebem o uso do WhatsApp como recurso pedagógico. Paralelamente, foi feita uma revisão sistemática da literatura seguindo protocolos de estudos realizados na mesma linha (Gonçalves; Nascimento; Nascimento, 2015). Tais instrumentos levaram a resultados convergentes e a conclusão aponta que, quando há engajamento, preparação e planejamento docente, o WhatsApp tem potencial para tornar-se aliado de práticas pedagógicas exitosas. The improvement of technological resources used as pedagogical tools has been fast and dynamic. Instant electronic messages sent by mobile devices, for example, gain different uses in the teaching and learning processes. This article aims to analyze the potential for transformation of the app WhatsApp, taking into consideration profiles and reports of educators who use it in their daily practices. This research is quantitative and qualitative (Creswell, 2010) and was carried through snowball sampling (Baldin; Munhoz, 2011) with teachers versed on the use of mobiles more specifically, WhatsApp at school. An online survey was applied to which 105 participants from different regions of Brazil answered. In the subsequent stage, ten teachers were selected for semi-structured interviews, at which they detailed how and why they use WhatsApp as a pedagogical resource. Simultaneously, a systematic review of literature was carried out following the protocols of studies conducted through the same orientation (Gonçalves; Nascimento; Nascimento, 2015). These tools lead to convergent results and the conclusion indicates that, provided there is commitment, preparation and teacher planning, WhatsApp has the potential to become a contributor to the success of pedagogical practices.El perfeccionamiento de recursos tecnológicos utilizados como herramientas pedagógicas se ha mostrado veloz y dinámico. Mensajes electrónicos instantáneos enviados por dispositivos móviles, por ejemplo, ganan diferentes usos en procesos de enseñanza y aprendizaje. Este artículo tiene como objetivo analizar el potencial de transformación de la aplicación WhatsApp, considerando perfiles y relatos de educadores que lo utilizan en sus prácticas cotidianas. La investigación tiene naturaleza cuantitativa y cualitativa (Creswell, 2010) y fue desarrollada mediante el muestreo de bola de nieve (Baldin; Munhoz, 2011) con profesores familiarizados con el uso del celular –y más específicamente del WhatsApp– en la escuela. Se aplicó un cuestionario en línea que 105 participantes de diferentes regiones de Brasil respondieron. En la etapa posterior, diez profesores fueron elegidos para las entrevistas semiestructuradas y detallaron cómo y por qué conciben el uso del WhatsApp como recurso pedagógico. Paralelamente, se realizo una revisión sistemática de la literatura siguiendo protocolos de estúdios realizados en la misma línea (Gonçalves; Nascimento; Nascimento, 2015). Tales instrumentos llevaron a resultados convergentes y la conclusión indica que cuando hay compromiso, preparación y planificación docente, el WhatsApp tiene potencial para convertirse en aliado de prácticas pedagógicas exitosas.INEP2019-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/328610.24109/2176-6681.rbep.100i254.3456Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 100 n. 254 (2019)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 100 Núm. 254 (2019)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 100 No 254 (2019)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.100i254reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3286/302110.24109/2176-6681.rbep.100i254.3021Rodrigues, TerezaTeles, Lucioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-27T13:49:06Zoai:ojs3.inep:article/3286Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2022-06-27T13:49:06Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The use of instant messaging as a didactic resource El uso de mensajes electrónicos instantáneos como recurso didáctico O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático |
title |
The use of instant messaging as a didactic resource |
spellingShingle |
The use of instant messaging as a didactic resource Rodrigues, Tereza didactic resources educational technology internet. tecnología educativa recursos didácticos internet. tecnologia educacional recursos didáticos internet. |
title_short |
The use of instant messaging as a didactic resource |
title_full |
The use of instant messaging as a didactic resource |
title_fullStr |
The use of instant messaging as a didactic resource |
title_full_unstemmed |
The use of instant messaging as a didactic resource |
title_sort |
The use of instant messaging as a didactic resource |
author |
Rodrigues, Tereza |
author_facet |
Rodrigues, Tereza Teles, Lucio |
author_role |
author |
author2 |
Teles, Lucio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Tereza Teles, Lucio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
didactic resources educational technology internet. tecnología educativa recursos didácticos internet. tecnologia educacional recursos didáticos internet. |
topic |
didactic resources educational technology internet. tecnología educativa recursos didácticos internet. tecnologia educacional recursos didáticos internet. |
description |
O aperfeiçoamento de recursos tecnológicos utilizados como ferramentas pedagógicas tem se mostrado veloz e dinâmico. Mensagens eletrônicas instantâneas enviadas por dispositivos móveis, por exemplo, ganham diferentes usos em processos de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como objetivo analisar o potencial de transformação do aplicativo WhatsApp considerando perfis e relatos de educadores que o utilizam em suas práticas cotidianas. A pesquisa tem natureza quantitativa e qualitativa (Creswell, 2010) e foi desenvolvida mediante a amostragem bola de neve (Baldin; Munhoz, 2011) com professores familiarizados com o uso do celular – e mais especificamente do WhatsApp – na escola. Foi aplicado um questionário on-line que 105 participantes de diferentes regiões do Brasil responderam. Na etapa posterior, dez professores foram escolhidos para as entrevistas semiestruturadas e detalharam como e por que concebem o uso do WhatsApp como recurso pedagógico. Paralelamente, foi feita uma revisão sistemática da literatura seguindo protocolos de estudos realizados na mesma linha (Gonçalves; Nascimento; Nascimento, 2015). Tais instrumentos levaram a resultados convergentes e a conclusão aponta que, quando há engajamento, preparação e planejamento docente, o WhatsApp tem potencial para tornar-se aliado de práticas pedagógicas exitosas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3286 10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3456 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3286 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3286/3021 10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 100 n. 254 (2019) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 100 Núm. 254 (2019) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 100 No 254 (2019) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.100i254 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701952069632 |