O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Libâneo, José
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2892
Resumo: O artigo apresenta aspectos do ensino da didática, das metodologias específicas e das disciplinas de conteúdos dos anos iniciais do ensino fundamental, visando a analisar o lugar que ocupam em currículos do curso de Pedagogia e avaliar sua efetividade na formação profissional de professores. Em especial, avalia em que medida vem sendo valorizado, nesses cursos, o ensino de conteúdos das disciplinas do currículo do ensino fundamental (anos iniciais). A razão da produção deste texto se deve à recorrente constatação do quadro bastante desolador da situação do ensino fundamental no País, o que inevitavelmente remete à análise das condições de exercício profissional de professores, especialmente daqueles que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental. Trata-se de pesquisa documental referente à estrutura curricular e às ementas de 25 instituições de ensino que mantêm curso de Pedagogia.
id INEP-2_4a245f9c2fe2f84df8e214cdab45566f
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/2892
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de PedagogiaO artigo apresenta aspectos do ensino da didática, das metodologias específicas e das disciplinas de conteúdos dos anos iniciais do ensino fundamental, visando a analisar o lugar que ocupam em currículos do curso de Pedagogia e avaliar sua efetividade na formação profissional de professores. Em especial, avalia em que medida vem sendo valorizado, nesses cursos, o ensino de conteúdos das disciplinas do currículo do ensino fundamental (anos iniciais). A razão da produção deste texto se deve à recorrente constatação do quadro bastante desolador da situação do ensino fundamental no País, o que inevitavelmente remete à análise das condições de exercício profissional de professores, especialmente daqueles que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental. Trata-se de pesquisa documental referente à estrutura curricular e às ementas de 25 instituições de ensino que mantêm curso de Pedagogia.INEP2010-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/289210.24109/2176-6681.rbep.91i229.630Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 91 n. 229 (2010)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 91 Núm. 229 (2010)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 91 No 229 (2010)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.91i229reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2892/262710.24109/2176-6681.rbep.91i229.2627Libâneo, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:48:06Zoai:ojs3.inep:article/2892Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:48:06Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia
title O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia
spellingShingle O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia
Libâneo, José
title_short O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia
title_full O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia
title_fullStr O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia
title_full_unstemmed O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia
title_sort O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia
author Libâneo, José
author_facet Libâneo, José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Libâneo, José
description O artigo apresenta aspectos do ensino da didática, das metodologias específicas e das disciplinas de conteúdos dos anos iniciais do ensino fundamental, visando a analisar o lugar que ocupam em currículos do curso de Pedagogia e avaliar sua efetividade na formação profissional de professores. Em especial, avalia em que medida vem sendo valorizado, nesses cursos, o ensino de conteúdos das disciplinas do currículo do ensino fundamental (anos iniciais). A razão da produção deste texto se deve à recorrente constatação do quadro bastante desolador da situação do ensino fundamental no País, o que inevitavelmente remete à análise das condições de exercício profissional de professores, especialmente daqueles que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental. Trata-se de pesquisa documental referente à estrutura curricular e às ementas de 25 instituições de ensino que mantêm curso de Pedagogia.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2892
10.24109/2176-6681.rbep.91i229.630
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2892
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.91i229.630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2892/2627
10.24109/2176-6681.rbep.91i229.2627
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 91 n. 229 (2010)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 91 Núm. 229 (2010)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 91 No 229 (2010)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.91i229
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701912223744