Um estudo sobre o ensino de shodô a partir de manuscritos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão, Rodrigo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1454
Resumo: Propôs-se apreender aspectos do ensino da arte da caligrafia japonesa (shodô), a partir da análise de um conjunto de manuscritos feitos por um aprendiz nas aulas de shodô da Esperança Fujinkai (São Paulo), entre fevereiro de 2004 e julho de 2005. Estabeleceram-se, para a análise, dois escopos: conteúdo e seu desenvolvimento; aspectos observados na correção. A partir do primeiro, observaram-se quais grafias e estilos foram desenvolvidos ao longo das aulas de shodô, assim como de que forma se deu esse desenvolvimento, isto é, quando foram apresentados novos estilos e caracteres, com que ritmo isso ocorreu, em que formato foi feito o trabalho nos manuscritos, etc. Já por meio do segundo escopo, verificou-se que as correções e observações da professora de shodô voltaram-se a aspectos de três níveis da produção do aluno: traço; caractere; caractere e sua relação com o conjunto. Palavras-chave: ensino do shodô; caligrafia japonesa; ensino de arte. Abstract One proposed to apprehend aspects of the teaching of the Japanese calligraphy (shodo), from the analysis of a set of manuscripts made by an apprentice in the classes of shodo of the Esperança Fujinkai (São Paulo), between February, 2004 and July, 2005. For the analysis, two approaches were established: content and its development; aspects observed in the correction. From the first approach, one observed which graphics and styles were developed during the lessons of shodo, as well as how this development happened, i.e., when new styles and characters were presented, how often this occurred, in which format the work in the manuscripts was made, etc. From the second, one verified that the corrections and comments of the shodo teacher concerned the aspects of three levels of student production: trace; character; character and its relation to the set. Keywords: shodo teaching; Japanese calligraphy; art teaching.
id INEP-2_4b3aa20d59224e5f3542f4e1519984fb
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1454
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Um estudo sobre o ensino de shodô a partir de manuscritosPropôs-se apreender aspectos do ensino da arte da caligrafia japonesa (shodô), a partir da análise de um conjunto de manuscritos feitos por um aprendiz nas aulas de shodô da Esperança Fujinkai (São Paulo), entre fevereiro de 2004 e julho de 2005. Estabeleceram-se, para a análise, dois escopos: conteúdo e seu desenvolvimento; aspectos observados na correção. A partir do primeiro, observaram-se quais grafias e estilos foram desenvolvidos ao longo das aulas de shodô, assim como de que forma se deu esse desenvolvimento, isto é, quando foram apresentados novos estilos e caracteres, com que ritmo isso ocorreu, em que formato foi feito o trabalho nos manuscritos, etc. Já por meio do segundo escopo, verificou-se que as correções e observações da professora de shodô voltaram-se a aspectos de três níveis da produção do aluno: traço; caractere; caractere e sua relação com o conjunto. Palavras-chave: ensino do shodô; caligrafia japonesa; ensino de arte. Abstract One proposed to apprehend aspects of the teaching of the Japanese calligraphy (shodo), from the analysis of a set of manuscripts made by an apprentice in the classes of shodo of the Esperança Fujinkai (São Paulo), between February, 2004 and July, 2005. For the analysis, two approaches were established: content and its development; aspects observed in the correction. From the first approach, one observed which graphics and styles were developed during the lessons of shodo, as well as how this development happened, i.e., when new styles and characters were presented, how often this occurred, in which format the work in the manuscripts was made, etc. From the second, one verified that the corrections and comments of the shodo teacher concerned the aspects of three levels of student production: trace; character; character and its relation to the set. Keywords: shodo teaching; Japanese calligraphy; art teaching.INEP2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/145410.24109/2176-6681.rbep.88i218.762Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 218 (2007)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 218 (2007)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 218 (2007)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.88i218reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1454/119310.24109/2176-6681.rbep.88i218.1193Aragão, Rodrigoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:10:42Zoai:ojs3.inep:article/1454Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:10:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre o ensino de shodô a partir de manuscritos
title Um estudo sobre o ensino de shodô a partir de manuscritos
spellingShingle Um estudo sobre o ensino de shodô a partir de manuscritos
Aragão, Rodrigo
title_short Um estudo sobre o ensino de shodô a partir de manuscritos
title_full Um estudo sobre o ensino de shodô a partir de manuscritos
title_fullStr Um estudo sobre o ensino de shodô a partir de manuscritos
title_full_unstemmed Um estudo sobre o ensino de shodô a partir de manuscritos
title_sort Um estudo sobre o ensino de shodô a partir de manuscritos
author Aragão, Rodrigo
author_facet Aragão, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão, Rodrigo
description Propôs-se apreender aspectos do ensino da arte da caligrafia japonesa (shodô), a partir da análise de um conjunto de manuscritos feitos por um aprendiz nas aulas de shodô da Esperança Fujinkai (São Paulo), entre fevereiro de 2004 e julho de 2005. Estabeleceram-se, para a análise, dois escopos: conteúdo e seu desenvolvimento; aspectos observados na correção. A partir do primeiro, observaram-se quais grafias e estilos foram desenvolvidos ao longo das aulas de shodô, assim como de que forma se deu esse desenvolvimento, isto é, quando foram apresentados novos estilos e caracteres, com que ritmo isso ocorreu, em que formato foi feito o trabalho nos manuscritos, etc. Já por meio do segundo escopo, verificou-se que as correções e observações da professora de shodô voltaram-se a aspectos de três níveis da produção do aluno: traço; caractere; caractere e sua relação com o conjunto. Palavras-chave: ensino do shodô; caligrafia japonesa; ensino de arte. Abstract One proposed to apprehend aspects of the teaching of the Japanese calligraphy (shodo), from the analysis of a set of manuscripts made by an apprentice in the classes of shodo of the Esperança Fujinkai (São Paulo), between February, 2004 and July, 2005. For the analysis, two approaches were established: content and its development; aspects observed in the correction. From the first approach, one observed which graphics and styles were developed during the lessons of shodo, as well as how this development happened, i.e., when new styles and characters were presented, how often this occurred, in which format the work in the manuscripts was made, etc. From the second, one verified that the corrections and comments of the shodo teacher concerned the aspects of three levels of student production: trace; character; character and its relation to the set. Keywords: shodo teaching; Japanese calligraphy; art teaching.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1454
10.24109/2176-6681.rbep.88i218.762
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1454
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.88i218.762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1454/1193
10.24109/2176-6681.rbep.88i218.1193
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 218 (2007)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 218 (2007)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 218 (2007)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.88i218
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701450850304