Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosso, Ademir
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Berti, Nívia, Burak, Dionísio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3714
Resumo: O artigo relata uma investigação sobre a compreensão e significado que os alunos possuem sobre seus próprios erros e as relações deles com o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida numa turma de 5a série do ensino fundamental de uma escola estadual do Paraná. As informações analisadas derivam de um questionário e de passagens de aula em que os alunos manifestaram a compreensão dos erros e estratégias de ensino e aprendizagem. As informações indicam que os alunos valorizam o conhecimento matemático, mas denunciam a simples reprodução do conhecimento, a memorização e a prática corretiva dos erros que desestimulam processos operatórios e a mobilização cognitiva.
id INEP-2_58e8e386583229f7a4a76bdbaee60bdb
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3714
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª sérieO artigo relata uma investigação sobre a compreensão e significado que os alunos possuem sobre seus próprios erros e as relações deles com o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida numa turma de 5a série do ensino fundamental de uma escola estadual do Paraná. As informações analisadas derivam de um questionário e de passagens de aula em que os alunos manifestaram a compreensão dos erros e estratégias de ensino e aprendizagem. As informações indicam que os alunos valorizam o conhecimento matemático, mas denunciam a simples reprodução do conhecimento, a memorização e a prática corretiva dos erros que desestimulam processos operatórios e a mobilização cognitiva.INEP2009-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/371410.24109/2176-6681.rbep.89i223.692Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 223 (2008)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 223 (2008)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 223 (2008)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.89i223reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3714/345110.24109/2176-6681.rbep.89i223.3451Rosso, AdemirBerti, NíviaBurak, Dionísioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:32:14Zoai:ojs3.inep:article/3714Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:32:14Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série
title Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série
spellingShingle Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série
Rosso, Ademir
title_short Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série
title_full Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série
title_fullStr Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série
title_full_unstemmed Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série
title_sort Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série
author Rosso, Ademir
author_facet Rosso, Ademir
Berti, Nívia
Burak, Dionísio
author_role author
author2 Berti, Nívia
Burak, Dionísio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosso, Ademir
Berti, Nívia
Burak, Dionísio
description O artigo relata uma investigação sobre a compreensão e significado que os alunos possuem sobre seus próprios erros e as relações deles com o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida numa turma de 5a série do ensino fundamental de uma escola estadual do Paraná. As informações analisadas derivam de um questionário e de passagens de aula em que os alunos manifestaram a compreensão dos erros e estratégias de ensino e aprendizagem. As informações indicam que os alunos valorizam o conhecimento matemático, mas denunciam a simples reprodução do conhecimento, a memorização e a prática corretiva dos erros que desestimulam processos operatórios e a mobilização cognitiva.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3714
10.24109/2176-6681.rbep.89i223.692
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3714
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.89i223.692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3714/3451
10.24109/2176-6681.rbep.89i223.3451
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 223 (2008)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 223 (2008)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 223 (2008)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.89i223
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703566876672