Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3714 |
Resumo: | O artigo relata uma investigação sobre a compreensão e significado que os alunos possuem sobre seus próprios erros e as relações deles com o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida numa turma de 5a série do ensino fundamental de uma escola estadual do Paraná. As informações analisadas derivam de um questionário e de passagens de aula em que os alunos manifestaram a compreensão dos erros e estratégias de ensino e aprendizagem. As informações indicam que os alunos valorizam o conhecimento matemático, mas denunciam a simples reprodução do conhecimento, a memorização e a prática corretiva dos erros que desestimulam processos operatórios e a mobilização cognitiva. |
id |
INEP-2_58e8e386583229f7a4a76bdbaee60bdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3714 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª sérieO artigo relata uma investigação sobre a compreensão e significado que os alunos possuem sobre seus próprios erros e as relações deles com o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida numa turma de 5a série do ensino fundamental de uma escola estadual do Paraná. As informações analisadas derivam de um questionário e de passagens de aula em que os alunos manifestaram a compreensão dos erros e estratégias de ensino e aprendizagem. As informações indicam que os alunos valorizam o conhecimento matemático, mas denunciam a simples reprodução do conhecimento, a memorização e a prática corretiva dos erros que desestimulam processos operatórios e a mobilização cognitiva.INEP2009-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/371410.24109/2176-6681.rbep.89i223.692Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 223 (2008)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 223 (2008)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 223 (2008)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.89i223reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3714/345110.24109/2176-6681.rbep.89i223.3451Rosso, AdemirBerti, NíviaBurak, Dionísioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:32:14Zoai:ojs3.inep:article/3714Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:32:14Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série |
title |
Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série |
spellingShingle |
Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série Rosso, Ademir |
title_short |
Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série |
title_full |
Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série |
title_fullStr |
Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série |
title_full_unstemmed |
Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série |
title_sort |
Compreensão e significado do erro em Matemática dado pelos alunos da 5ª série |
author |
Rosso, Ademir |
author_facet |
Rosso, Ademir Berti, Nívia Burak, Dionísio |
author_role |
author |
author2 |
Berti, Nívia Burak, Dionísio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosso, Ademir Berti, Nívia Burak, Dionísio |
description |
O artigo relata uma investigação sobre a compreensão e significado que os alunos possuem sobre seus próprios erros e as relações deles com o processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida numa turma de 5a série do ensino fundamental de uma escola estadual do Paraná. As informações analisadas derivam de um questionário e de passagens de aula em que os alunos manifestaram a compreensão dos erros e estratégias de ensino e aprendizagem. As informações indicam que os alunos valorizam o conhecimento matemático, mas denunciam a simples reprodução do conhecimento, a memorização e a prática corretiva dos erros que desestimulam processos operatórios e a mobilização cognitiva. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3714 10.24109/2176-6681.rbep.89i223.692 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3714 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.89i223.692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3714/3451 10.24109/2176-6681.rbep.89i223.3451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 89 n. 223 (2008) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 89 Núm. 223 (2008) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 89 No 223 (2008) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.89i223 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951703566876672 |