Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1483 |
Resumo: | Trata-se de análise do trabalho pedagógico da iniciação ao projeto de arquitetura nas escolas de arquitetura e urbanismo de universidades federais – o principal exemplo é a disciplina de primeiro semestre do tronco de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAUUnB). Visa caracterizar os dilemas ou as contradições desse trabalho pedagógico e dar indicações para o seu equacionamento. Percebe-se que tais dilemas surgem de uma compreensão restrita da arquitetura como forma e expressão subjetiva dos agentes envolvidos naquela prática(professor e estudante) e, também, da ausência de uma teoria do espaço social. Essa pedagogia tende a ser passiva, em contrapartida sugerem-se ações pedagógicas para potencializar a capacidade sensitivo-motora e reflexiva dos estudantes no projeto arquitetônico e, também, incorporar a arte como método de ação, a crítica e a participação de agentes como especialistas e "usuários". Palavras-chave: prática pedagógica; ensino de projeto; espaço; projeto e abstração. Abstract The analysis focuses on the pedagogical aspects of the teaching and learning of the architectural design, particularly in the first semester, when students begin to learn the architectural design. The main analysis is the Faculty of Architecture and Urban Planning of the University of Brasília whose target is to point out the dilemmas or problems of that work aiming new ways of dealing with them. The key problem of that approach is the limited architectural practices, which consider architecture as a geometric form (the envelope of the building) and, also, its teaching method. However, the teacher believes that architectural design is an expression of the subjectivity of those agents involved in that process(teachers and students). There is no consideration on the other aspects involved in that work particularly in social space. This is called passive pedagogic. We think that architecture schools can be improved by involving in such process of teaching and learning the arts as an action method, the critics, specialists and users. Keywords: pedagogical work; space; architectural design teaching; project and abstraction. |
id |
INEP-2_59a779980575be5d358dfe67eab7d37e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/1483 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquiteturaTrata-se de análise do trabalho pedagógico da iniciação ao projeto de arquitetura nas escolas de arquitetura e urbanismo de universidades federais – o principal exemplo é a disciplina de primeiro semestre do tronco de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAUUnB). Visa caracterizar os dilemas ou as contradições desse trabalho pedagógico e dar indicações para o seu equacionamento. Percebe-se que tais dilemas surgem de uma compreensão restrita da arquitetura como forma e expressão subjetiva dos agentes envolvidos naquela prática(professor e estudante) e, também, da ausência de uma teoria do espaço social. Essa pedagogia tende a ser passiva, em contrapartida sugerem-se ações pedagógicas para potencializar a capacidade sensitivo-motora e reflexiva dos estudantes no projeto arquitetônico e, também, incorporar a arte como método de ação, a crítica e a participação de agentes como especialistas e "usuários". Palavras-chave: prática pedagógica; ensino de projeto; espaço; projeto e abstração. Abstract The analysis focuses on the pedagogical aspects of the teaching and learning of the architectural design, particularly in the first semester, when students begin to learn the architectural design. The main analysis is the Faculty of Architecture and Urban Planning of the University of Brasília whose target is to point out the dilemmas or problems of that work aiming new ways of dealing with them. The key problem of that approach is the limited architectural practices, which consider architecture as a geometric form (the envelope of the building) and, also, its teaching method. However, the teacher believes that architectural design is an expression of the subjectivity of those agents involved in that process(teachers and students). There is no consideration on the other aspects involved in that work particularly in social space. This is called passive pedagogic. We think that architecture schools can be improved by involving in such process of teaching and learning the arts as an action method, the critics, specialists and users. Keywords: pedagogical work; space; architectural design teaching; project and abstraction.INEP2008-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/148310.24109/2176-6681.rbep.88i220.738Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 220 (2007)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 220 (2007)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 220 (2007)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.88i220reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1483/122210.24109/2176-6681.rbep.88i220.1222Almeida, Jaimeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:08:14Zoai:ojs3.inep:article/1483Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:08:14Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura |
title |
Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura |
spellingShingle |
Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura Almeida, Jaime |
title_short |
Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura |
title_full |
Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura |
title_fullStr |
Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura |
title_full_unstemmed |
Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura |
title_sort |
Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura |
author |
Almeida, Jaime |
author_facet |
Almeida, Jaime |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Jaime |
description |
Trata-se de análise do trabalho pedagógico da iniciação ao projeto de arquitetura nas escolas de arquitetura e urbanismo de universidades federais – o principal exemplo é a disciplina de primeiro semestre do tronco de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAUUnB). Visa caracterizar os dilemas ou as contradições desse trabalho pedagógico e dar indicações para o seu equacionamento. Percebe-se que tais dilemas surgem de uma compreensão restrita da arquitetura como forma e expressão subjetiva dos agentes envolvidos naquela prática(professor e estudante) e, também, da ausência de uma teoria do espaço social. Essa pedagogia tende a ser passiva, em contrapartida sugerem-se ações pedagógicas para potencializar a capacidade sensitivo-motora e reflexiva dos estudantes no projeto arquitetônico e, também, incorporar a arte como método de ação, a crítica e a participação de agentes como especialistas e "usuários". Palavras-chave: prática pedagógica; ensino de projeto; espaço; projeto e abstração. Abstract The analysis focuses on the pedagogical aspects of the teaching and learning of the architectural design, particularly in the first semester, when students begin to learn the architectural design. The main analysis is the Faculty of Architecture and Urban Planning of the University of Brasília whose target is to point out the dilemmas or problems of that work aiming new ways of dealing with them. The key problem of that approach is the limited architectural practices, which consider architecture as a geometric form (the envelope of the building) and, also, its teaching method. However, the teacher believes that architectural design is an expression of the subjectivity of those agents involved in that process(teachers and students). There is no consideration on the other aspects involved in that work particularly in social space. This is called passive pedagogic. We think that architecture schools can be improved by involving in such process of teaching and learning the arts as an action method, the critics, specialists and users. Keywords: pedagogical work; space; architectural design teaching; project and abstraction. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-02-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1483 10.24109/2176-6681.rbep.88i220.738 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1483 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.88i220.738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1483/1222 10.24109/2176-6681.rbep.88i220.1222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 220 (2007) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 220 (2007) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 220 (2007) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.88i220 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701505376256 |