Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Jaime
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1483
Resumo: Trata-se de análise do trabalho pedagógico da iniciação ao projeto de arquitetura nas escolas de arquitetura e urbanismo de universidades federais – o principal exemplo é a disciplina de primeiro semestre do tronco de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAUUnB). Visa caracterizar os dilemas ou as contradições desse trabalho pedagógico e dar indicações para o seu equacionamento. Percebe-se que tais dilemas surgem de uma compreensão restrita da arquitetura como forma e expressão subjetiva dos agentes envolvidos naquela prática(professor e estudante) e, também, da ausência de uma teoria do espaço social. Essa pedagogia tende a ser passiva, em contrapartida sugerem-se ações pedagógicas para potencializar a capacidade sensitivo-motora e reflexiva dos estudantes no projeto arquitetônico e, também, incorporar a arte como método de ação, a crítica e a participação de agentes como especialistas e "usuários". Palavras-chave: prática pedagógica; ensino de projeto; espaço; projeto e abstração. Abstract The analysis focuses on the pedagogical aspects of the teaching and learning of the architectural design, particularly in the first semester, when students begin to learn the architectural design. The main analysis is the Faculty of Architecture and Urban Planning of the University of Brasília whose target is to point out the dilemmas or problems of that work aiming new ways of dealing with them. The key problem of that approach is the limited architectural practices, which consider architecture as a geometric form (the envelope of the building) and, also, its teaching method. However, the teacher believes that architectural design is an expression of the subjectivity of those agents involved in that process(teachers and students). There is no consideration on the other aspects involved in that work particularly in social space. This is called passive pedagogic. We think that architecture schools can be improved by involving in such process of teaching and learning the arts as an action method, the critics, specialists and users. Keywords: pedagogical work; space; architectural design teaching; project and abstraction.
id INEP-2_59a779980575be5d358dfe67eab7d37e
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1483
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquiteturaTrata-se de análise do trabalho pedagógico da iniciação ao projeto de arquitetura nas escolas de arquitetura e urbanismo de universidades federais – o principal exemplo é a disciplina de primeiro semestre do tronco de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAUUnB). Visa caracterizar os dilemas ou as contradições desse trabalho pedagógico e dar indicações para o seu equacionamento. Percebe-se que tais dilemas surgem de uma compreensão restrita da arquitetura como forma e expressão subjetiva dos agentes envolvidos naquela prática(professor e estudante) e, também, da ausência de uma teoria do espaço social. Essa pedagogia tende a ser passiva, em contrapartida sugerem-se ações pedagógicas para potencializar a capacidade sensitivo-motora e reflexiva dos estudantes no projeto arquitetônico e, também, incorporar a arte como método de ação, a crítica e a participação de agentes como especialistas e "usuários". Palavras-chave: prática pedagógica; ensino de projeto; espaço; projeto e abstração. Abstract The analysis focuses on the pedagogical aspects of the teaching and learning of the architectural design, particularly in the first semester, when students begin to learn the architectural design. The main analysis is the Faculty of Architecture and Urban Planning of the University of Brasília whose target is to point out the dilemmas or problems of that work aiming new ways of dealing with them. The key problem of that approach is the limited architectural practices, which consider architecture as a geometric form (the envelope of the building) and, also, its teaching method. However, the teacher believes that architectural design is an expression of the subjectivity of those agents involved in that process(teachers and students). There is no consideration on the other aspects involved in that work particularly in social space. This is called passive pedagogic. We think that architecture schools can be improved by involving in such process of teaching and learning the arts as an action method, the critics, specialists and users. Keywords: pedagogical work; space; architectural design teaching; project and abstraction.INEP2008-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/148310.24109/2176-6681.rbep.88i220.738Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 220 (2007)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 220 (2007)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 220 (2007)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.88i220reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1483/122210.24109/2176-6681.rbep.88i220.1222Almeida, Jaimeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:08:14Zoai:ojs3.inep:article/1483Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:08:14Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura
title Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura
spellingShingle Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura
Almeida, Jaime
title_short Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura
title_full Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura
title_fullStr Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura
title_full_unstemmed Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura
title_sort Dilemas do trabalho pedagógico: da iniciação ao projeto de arquitetura
author Almeida, Jaime
author_facet Almeida, Jaime
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Jaime
description Trata-se de análise do trabalho pedagógico da iniciação ao projeto de arquitetura nas escolas de arquitetura e urbanismo de universidades federais – o principal exemplo é a disciplina de primeiro semestre do tronco de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAUUnB). Visa caracterizar os dilemas ou as contradições desse trabalho pedagógico e dar indicações para o seu equacionamento. Percebe-se que tais dilemas surgem de uma compreensão restrita da arquitetura como forma e expressão subjetiva dos agentes envolvidos naquela prática(professor e estudante) e, também, da ausência de uma teoria do espaço social. Essa pedagogia tende a ser passiva, em contrapartida sugerem-se ações pedagógicas para potencializar a capacidade sensitivo-motora e reflexiva dos estudantes no projeto arquitetônico e, também, incorporar a arte como método de ação, a crítica e a participação de agentes como especialistas e "usuários". Palavras-chave: prática pedagógica; ensino de projeto; espaço; projeto e abstração. Abstract The analysis focuses on the pedagogical aspects of the teaching and learning of the architectural design, particularly in the first semester, when students begin to learn the architectural design. The main analysis is the Faculty of Architecture and Urban Planning of the University of Brasília whose target is to point out the dilemmas or problems of that work aiming new ways of dealing with them. The key problem of that approach is the limited architectural practices, which consider architecture as a geometric form (the envelope of the building) and, also, its teaching method. However, the teacher believes that architectural design is an expression of the subjectivity of those agents involved in that process(teachers and students). There is no consideration on the other aspects involved in that work particularly in social space. This is called passive pedagogic. We think that architecture schools can be improved by involving in such process of teaching and learning the arts as an action method, the critics, specialists and users. Keywords: pedagogical work; space; architectural design teaching; project and abstraction.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1483
10.24109/2176-6681.rbep.88i220.738
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1483
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.88i220.738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1483/1222
10.24109/2176-6681.rbep.88i220.1222
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 220 (2007)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 220 (2007)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 220 (2007)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.88i220
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701505376256