A mobilização das narrativas no Projeto de Iniciação à Docência de um curso de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Janaina Alves da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182596
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo compreender como as narrativas são mobilizadas em um subprojeto denominado “A contribuição da literatura nos processos formativos no contexto escolar” do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do curso de Licenciatura em Pedagogia da Unesp, Rio Claro, sob a perspectiva de licenciandas participantes do subprojeto. Para tanto, foram realizadas entrevistas com alunas do curso de Pedagogia que participaram como bolsistas de tal subprojeto, com as quais buscamos compreender os modos de mobilização das narrativas no âmbito do subprojeto citado. Haja vista que a proponente da pesquisa participou deste subprojeto na ocasião em que era aluna de licenciatura do curso Pedagogia, garante-se, por suas vivências, que o subprojeto mobilizou as narrativas na formação destas futuras professoras. A metodologia adotada foi a História Oral (HO), que apoiou no entendimento dos processos formativos promovidos no âmbito do Pibid, envolvendo as narrativas. Entende-se que a pesquisa contribui tanto para a discussão sobre as práticas de formação inicial quanto com os trabalhos do Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem), mais especificamente com a linha de pesquisa intitulada História Oral, Narrativas e Formação de Professores: pesquisa e intervenção, do qual a pesquisadora é integrante. Neste sentido, esta pesquisa sinaliza evidências da potência do trabalho com narrativas na formação de professores, permitindo que os futuros professores compreendam as realidades de sua formação em constituição.
id UNSP_bdbee96bc76066c32129d9c2eb33b1ee
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182596
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A mobilização das narrativas no Projeto de Iniciação à Docência de um curso de PedagogiaThe mobilization of the narratives in the Project of Initiation from a Pedagogy CourseFormação de professoresFormação inicialHistória oralNarrativasPibidTeacher trainingInitial formationOral historyNarrativesEsta dissertação teve como objetivo compreender como as narrativas são mobilizadas em um subprojeto denominado “A contribuição da literatura nos processos formativos no contexto escolar” do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do curso de Licenciatura em Pedagogia da Unesp, Rio Claro, sob a perspectiva de licenciandas participantes do subprojeto. Para tanto, foram realizadas entrevistas com alunas do curso de Pedagogia que participaram como bolsistas de tal subprojeto, com as quais buscamos compreender os modos de mobilização das narrativas no âmbito do subprojeto citado. Haja vista que a proponente da pesquisa participou deste subprojeto na ocasião em que era aluna de licenciatura do curso Pedagogia, garante-se, por suas vivências, que o subprojeto mobilizou as narrativas na formação destas futuras professoras. A metodologia adotada foi a História Oral (HO), que apoiou no entendimento dos processos formativos promovidos no âmbito do Pibid, envolvendo as narrativas. Entende-se que a pesquisa contribui tanto para a discussão sobre as práticas de formação inicial quanto com os trabalhos do Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem), mais especificamente com a linha de pesquisa intitulada História Oral, Narrativas e Formação de Professores: pesquisa e intervenção, do qual a pesquisadora é integrante. Neste sentido, esta pesquisa sinaliza evidências da potência do trabalho com narrativas na formação de professores, permitindo que os futuros professores compreendam as realidades de sua formação em constituição.This research had as objective to understand how the narratives are mobilized in a subproject called "The contribution of literature in the formative processes in the school context" of the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship (Pibid), of the Undergraduate Degree in Pedagogy of Unesp, Rio Claro, from the perspective of graduates participating in the subproject. For this purpose, interviews were carried out with students of the Pedagogy course who participated as scholars of this subproject, with which we sought to understand the ways in which the narratives were mobilized within the scope of the aforementioned subproject. Since the proponent of the research participated in this subproject at the time she was a student of the degree course of Pedagogy, it is guaranteed, through her experiences, that the subproject mobilized the narratives in the formation of these future teachers. The methodology adopted was Oral History (HO), which supported the understanding of the formative processes promoted within the scope of the Pibid, involving the narratives. It is understood that the research contributes as much to the discussion about the practices of initial formation as with the works of the Group Oral History and Mathematical Education (Ghoem), more specifically with the line of research titled Oral History, Narratives and Teacher Training: research and intervention, of which the researcher is a member. In this sense, this research shows evidence of working with narratives and its power in teacher training, allowing future teachers to understand the realities of their formation in constitution.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Heloisa da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Janaina Alves da2019-07-23T14:12:29Z2019-07-23T14:12:29Z2019-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18259600091864933004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-10T06:23:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182596Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:35:22.710746Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A mobilização das narrativas no Projeto de Iniciação à Docência de um curso de Pedagogia
The mobilization of the narratives in the Project of Initiation from a Pedagogy Course
title A mobilização das narrativas no Projeto de Iniciação à Docência de um curso de Pedagogia
spellingShingle A mobilização das narrativas no Projeto de Iniciação à Docência de um curso de Pedagogia
Silva, Janaina Alves da
Formação de professores
Formação inicial
História oral
Narrativas
Pibid
Teacher training
Initial formation
Oral history
Narratives
title_short A mobilização das narrativas no Projeto de Iniciação à Docência de um curso de Pedagogia
title_full A mobilização das narrativas no Projeto de Iniciação à Docência de um curso de Pedagogia
title_fullStr A mobilização das narrativas no Projeto de Iniciação à Docência de um curso de Pedagogia
title_full_unstemmed A mobilização das narrativas no Projeto de Iniciação à Docência de um curso de Pedagogia
title_sort A mobilização das narrativas no Projeto de Iniciação à Docência de um curso de Pedagogia
author Silva, Janaina Alves da
author_facet Silva, Janaina Alves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Heloisa da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Janaina Alves da
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação inicial
História oral
Narrativas
Pibid
Teacher training
Initial formation
Oral history
Narratives
topic Formação de professores
Formação inicial
História oral
Narrativas
Pibid
Teacher training
Initial formation
Oral history
Narratives
description Esta dissertação teve como objetivo compreender como as narrativas são mobilizadas em um subprojeto denominado “A contribuição da literatura nos processos formativos no contexto escolar” do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do curso de Licenciatura em Pedagogia da Unesp, Rio Claro, sob a perspectiva de licenciandas participantes do subprojeto. Para tanto, foram realizadas entrevistas com alunas do curso de Pedagogia que participaram como bolsistas de tal subprojeto, com as quais buscamos compreender os modos de mobilização das narrativas no âmbito do subprojeto citado. Haja vista que a proponente da pesquisa participou deste subprojeto na ocasião em que era aluna de licenciatura do curso Pedagogia, garante-se, por suas vivências, que o subprojeto mobilizou as narrativas na formação destas futuras professoras. A metodologia adotada foi a História Oral (HO), que apoiou no entendimento dos processos formativos promovidos no âmbito do Pibid, envolvendo as narrativas. Entende-se que a pesquisa contribui tanto para a discussão sobre as práticas de formação inicial quanto com os trabalhos do Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem), mais especificamente com a linha de pesquisa intitulada História Oral, Narrativas e Formação de Professores: pesquisa e intervenção, do qual a pesquisadora é integrante. Neste sentido, esta pesquisa sinaliza evidências da potência do trabalho com narrativas na formação de professores, permitindo que os futuros professores compreendam as realidades de sua formação em constituição.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-23T14:12:29Z
2019-07-23T14:12:29Z
2019-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182596
000918649
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/182596
identifier_str_mv 000918649
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129440930070528