Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
DOI: | 10.24109/2176-6681.rbep.81i198.942 |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3726 |
Resumo: | Focaliza algumas articulações entre educação, ciência e tecnologia, enfocando duas tendências correntes, sobre o papel da educação para a ciência e tecnologia e, em contraste, o papel da ciência e da tecnologia para a educação. As práticas científicas têm ganho grande flexibilidade nas últimas décadas. CT não está mais restrita às primitivas fronteiras, anteriormente demarcadas nos campos das ciências físicas e biológicas. Houve uma incorporação das humanidades e a inserção das tecnologias sociais. Nesta perspectiva, o artigo discute a questão da “humanização” da tecnologia, bem assim a possibilidade de reconectar ética, conhecimento e ação, com ênfase nos propósitos da educação, ciência e tecnologia com vistas à realização da cidadania. Quanto à educação superior, especificamente, o artigo analisa o assim chamado “boom” universitário, o colapso dos modelos napoleônico e humboldtiano (ambos elitistas) e a emergência do sistema americano (de acesso em massa ao ensino superior). Finalmente, discute alguns impasses peculiares à educação superior no Brasil e, em escala global, a busca por novas alternativas em resposta aos megadesafios de nosso tempo. Palavras-chave: educação superior; ciência, tecnologia e humanidades; modelos universitários; sistema brasileiro de ensino; educação cidadã. Abstract This article addresses a few central articulations among education, science and technology, by focusing on two current trends, namely the role of education for science and technology and, in contrast, the role of science and technology for education. Scientific practices have gained greater flexibility in the last decades. ST can no longer be narrowly contained within its former boundaries, previously drawn within the fields of physical and biological science. As a result, there has been an incorporation of the humanities, and the insertion of social technologies. In this perspective, the paper discusses the question of "humanization" of technology, as well as the possibility of reconnecting ethics, knowledge and action, with emphasis on the bearings of education, science and technology on the achievement of citizenship. With regard to higher education specifically, the paper analyses the so-called university boom, the collapse of the Napoleonic and Humboldtian models (both elitists) and the emergence of the American system (of mass access to higher learning). Finally, it discusses some impasses peculiar to higher education in Brazil, and, in global scale, the search for new alternatives in response to the mega challenges of our times. Keywords: higher education; science, technology and humanities; university models; brazilian model of university; education for citizenship. |
id |
INEP-2_5a052e045646c48a379e34cdd9231f7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3726 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
spelling |
Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadaniaFocaliza algumas articulações entre educação, ciência e tecnologia, enfocando duas tendências correntes, sobre o papel da educação para a ciência e tecnologia e, em contraste, o papel da ciência e da tecnologia para a educação. As práticas científicas têm ganho grande flexibilidade nas últimas décadas. CT não está mais restrita às primitivas fronteiras, anteriormente demarcadas nos campos das ciências físicas e biológicas. Houve uma incorporação das humanidades e a inserção das tecnologias sociais. Nesta perspectiva, o artigo discute a questão da “humanização” da tecnologia, bem assim a possibilidade de reconectar ética, conhecimento e ação, com ênfase nos propósitos da educação, ciência e tecnologia com vistas à realização da cidadania. Quanto à educação superior, especificamente, o artigo analisa o assim chamado “boom” universitário, o colapso dos modelos napoleônico e humboldtiano (ambos elitistas) e a emergência do sistema americano (de acesso em massa ao ensino superior). Finalmente, discute alguns impasses peculiares à educação superior no Brasil e, em escala global, a busca por novas alternativas em resposta aos megadesafios de nosso tempo. Palavras-chave: educação superior; ciência, tecnologia e humanidades; modelos universitários; sistema brasileiro de ensino; educação cidadã. Abstract This article addresses a few central articulations among education, science and technology, by focusing on two current trends, namely the role of education for science and technology and, in contrast, the role of science and technology for education. Scientific practices have gained greater flexibility in the last decades. ST can no longer be narrowly contained within its former boundaries, previously drawn within the fields of physical and biological science. As a result, there has been an incorporation of the humanities, and the insertion of social technologies. In this perspective, the paper discusses the question of "humanization" of technology, as well as the possibility of reconnecting ethics, knowledge and action, with emphasis on the bearings of education, science and technology on the achievement of citizenship. With regard to higher education specifically, the paper analyses the so-called university boom, the collapse of the Napoleonic and Humboldtian models (both elitists) and the emergence of the American system (of mass access to higher learning). Finally, it discusses some impasses peculiar to higher education in Brazil, and, in global scale, the search for new alternatives in response to the mega challenges of our times. Keywords: higher education; science, technology and humanities; university models; brazilian model of university; education for citizenship.INEP2000-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/372610.24109/2176-6681.rbep.81i198.942Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 198 (2000)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 198 (2000)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 198 (2000)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.81i198reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3726/346210.24109/2176-6681.rbep.81i198.3462Oliveira, AlfredoBarreto, Francisco CésarFilho, HeitorDomingues, IvanBeirão, Paulo SérgioBarbosa, Ronaldo Antônio Neves MarquesAlmeida, Virgílio A. F.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:05:42Zoai:ojs3.inep:article/3726Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:05:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania |
title |
Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania |
spellingShingle |
Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania Oliveira, Alfredo Oliveira, Alfredo |
title_short |
Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania |
title_full |
Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania |
title_fullStr |
Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania |
title_full_unstemmed |
Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania |
title_sort |
Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania |
author |
Oliveira, Alfredo |
author_facet |
Oliveira, Alfredo Oliveira, Alfredo Barreto, Francisco César Filho, Heitor Domingues, Ivan Beirão, Paulo Sérgio Barbosa, Ronaldo Antônio Neves Marques Almeida, Virgílio A. F. Barreto, Francisco César Filho, Heitor Domingues, Ivan Beirão, Paulo Sérgio Barbosa, Ronaldo Antônio Neves Marques Almeida, Virgílio A. F. |
author_role |
author |
author2 |
Barreto, Francisco César Filho, Heitor Domingues, Ivan Beirão, Paulo Sérgio Barbosa, Ronaldo Antônio Neves Marques Almeida, Virgílio A. F. |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Alfredo Barreto, Francisco César Filho, Heitor Domingues, Ivan Beirão, Paulo Sérgio Barbosa, Ronaldo Antônio Neves Marques Almeida, Virgílio A. F. |
description |
Focaliza algumas articulações entre educação, ciência e tecnologia, enfocando duas tendências correntes, sobre o papel da educação para a ciência e tecnologia e, em contraste, o papel da ciência e da tecnologia para a educação. As práticas científicas têm ganho grande flexibilidade nas últimas décadas. CT não está mais restrita às primitivas fronteiras, anteriormente demarcadas nos campos das ciências físicas e biológicas. Houve uma incorporação das humanidades e a inserção das tecnologias sociais. Nesta perspectiva, o artigo discute a questão da “humanização” da tecnologia, bem assim a possibilidade de reconectar ética, conhecimento e ação, com ênfase nos propósitos da educação, ciência e tecnologia com vistas à realização da cidadania. Quanto à educação superior, especificamente, o artigo analisa o assim chamado “boom” universitário, o colapso dos modelos napoleônico e humboldtiano (ambos elitistas) e a emergência do sistema americano (de acesso em massa ao ensino superior). Finalmente, discute alguns impasses peculiares à educação superior no Brasil e, em escala global, a busca por novas alternativas em resposta aos megadesafios de nosso tempo. Palavras-chave: educação superior; ciência, tecnologia e humanidades; modelos universitários; sistema brasileiro de ensino; educação cidadã. Abstract This article addresses a few central articulations among education, science and technology, by focusing on two current trends, namely the role of education for science and technology and, in contrast, the role of science and technology for education. Scientific practices have gained greater flexibility in the last decades. ST can no longer be narrowly contained within its former boundaries, previously drawn within the fields of physical and biological science. As a result, there has been an incorporation of the humanities, and the insertion of social technologies. In this perspective, the paper discusses the question of "humanization" of technology, as well as the possibility of reconnecting ethics, knowledge and action, with emphasis on the bearings of education, science and technology on the achievement of citizenship. With regard to higher education specifically, the paper analyses the so-called university boom, the collapse of the Napoleonic and Humboldtian models (both elitists) and the emergence of the American system (of mass access to higher learning). Finally, it discusses some impasses peculiar to higher education in Brazil, and, in global scale, the search for new alternatives in response to the mega challenges of our times. Keywords: higher education; science, technology and humanities; university models; brazilian model of university; education for citizenship. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3726 10.24109/2176-6681.rbep.81i198.942 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3726 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.81i198.942 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3726/3462 10.24109/2176-6681.rbep.81i198.3462 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 198 (2000) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 198 (2000) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 198 (2000) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.81i198 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1822181267283640320 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.81i198.942 |