Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alfredo
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Barreto, Francisco César, Filho, Heitor, Domingues, Ivan, Beirão, Paulo Sérgio, Barbosa, Ronaldo Antônio Neves Marques, Almeida, Virgílio A. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3726
Resumo: Focaliza algumas articulações entre educação, ciência e tecnologia, enfocando duas tendências correntes, sobre o papel da educação para a ciência e tecnologia e, em contraste, o papel da ciência e da tecnologia para a educação. As práticas científicas têm ganho grande flexibilidade nas últimas décadas. CT não está mais restrita às primitivas fronteiras, anteriormente demarcadas nos campos das ciências físicas e biológicas. Houve uma incorporação das humanidades e a inserção das tecnologias sociais. Nesta perspectiva, o artigo discute a questão da “humanização” da tecnologia, bem assim a possibilidade de reconectar ética, conhecimento e ação, com ênfase nos propósitos da educação, ciência e tecnologia com vistas à realização da cidadania. Quanto à educação superior, especificamente, o artigo analisa o assim chamado “boom” universitário, o colapso dos modelos napoleônico e humboldtiano (ambos elitistas) e a emergência do sistema americano (de acesso em massa ao ensino superior). Finalmente, discute alguns impasses peculiares à educação superior no Brasil e, em escala global, a busca por novas alternativas em resposta aos megadesafios de nosso tempo. Palavras-chave: educação superior; ciência, tecnologia e humanidades; modelos universitários; sistema brasileiro de ensino; educação cidadã. Abstract This article addresses a few central articulations among education, science and technology, by focusing on two current trends, namely the role of education for science and technology and, in contrast, the role of science and technology for education. Scientific practices have gained greater flexibility in the last decades. ST can no longer be narrowly contained within its former boundaries, previously drawn within the fields of physical and biological science. As a result, there has been an incorporation of the humanities, and the insertion of social technologies. In this perspective, the paper discusses the question of "humanization" of technology, as well as the possibility of reconnecting ethics, knowledge and action, with emphasis on the bearings of education, science and technology on the achievement of citizenship. With regard to higher education specifically, the paper analyses the so-called university boom, the collapse of the Napoleonic and Humboldtian models (both elitists) and the emergence of the American system (of mass access to higher learning). Finally, it discusses some impasses peculiar to higher education in Brazil, and, in global scale, the search for new alternatives in response to the mega challenges of our times. Keywords: higher education; science, technology and humanities; university models; brazilian model of university; education for citizenship.
id INEP-2_5a052e045646c48a379e34cdd9231f7e
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3726
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadaniaFocaliza algumas articulações entre educação, ciência e tecnologia, enfocando duas tendências correntes, sobre o papel da educação para a ciência e tecnologia e, em contraste, o papel da ciência e da tecnologia para a educação. As práticas científicas têm ganho grande flexibilidade nas últimas décadas. CT não está mais restrita às primitivas fronteiras, anteriormente demarcadas nos campos das ciências físicas e biológicas. Houve uma incorporação das humanidades e a inserção das tecnologias sociais. Nesta perspectiva, o artigo discute a questão da “humanização” da tecnologia, bem assim a possibilidade de reconectar ética, conhecimento e ação, com ênfase nos propósitos da educação, ciência e tecnologia com vistas à realização da cidadania. Quanto à educação superior, especificamente, o artigo analisa o assim chamado “boom” universitário, o colapso dos modelos napoleônico e humboldtiano (ambos elitistas) e a emergência do sistema americano (de acesso em massa ao ensino superior). Finalmente, discute alguns impasses peculiares à educação superior no Brasil e, em escala global, a busca por novas alternativas em resposta aos megadesafios de nosso tempo. Palavras-chave: educação superior; ciência, tecnologia e humanidades; modelos universitários; sistema brasileiro de ensino; educação cidadã. Abstract This article addresses a few central articulations among education, science and technology, by focusing on two current trends, namely the role of education for science and technology and, in contrast, the role of science and technology for education. Scientific practices have gained greater flexibility in the last decades. ST can no longer be narrowly contained within its former boundaries, previously drawn within the fields of physical and biological science. As a result, there has been an incorporation of the humanities, and the insertion of social technologies. In this perspective, the paper discusses the question of "humanization" of technology, as well as the possibility of reconnecting ethics, knowledge and action, with emphasis on the bearings of education, science and technology on the achievement of citizenship. With regard to higher education specifically, the paper analyses the so-called university boom, the collapse of the Napoleonic and Humboldtian models (both elitists) and the emergence of the American system (of mass access to higher learning). Finally, it discusses some impasses peculiar to higher education in Brazil, and, in global scale, the search for new alternatives in response to the mega challenges of our times. Keywords: higher education; science, technology and humanities; university models; brazilian model of university; education for citizenship.INEP2000-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/372610.24109/2176-6681.rbep.81i198.942Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 198 (2000)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 198 (2000)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 198 (2000)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.81i198reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3726/346210.24109/2176-6681.rbep.81i198.3462Oliveira, AlfredoBarreto, Francisco CésarFilho, HeitorDomingues, IvanBeirão, Paulo SérgioBarbosa, Ronaldo Antônio Neves MarquesAlmeida, Virgílio A. F.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:05:42Zoai:ojs3.inep:article/3726Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:05:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania
title Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania
spellingShingle Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania
Oliveira, Alfredo
title_short Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania
title_full Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania
title_fullStr Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania
title_full_unstemmed Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania
title_sort Preparando o futuro: educação, ciência e tecnologia – suas implicações para a formação da cidadania
author Oliveira, Alfredo
author_facet Oliveira, Alfredo
Barreto, Francisco César
Filho, Heitor
Domingues, Ivan
Beirão, Paulo Sérgio
Barbosa, Ronaldo Antônio Neves Marques
Almeida, Virgílio A. F.
author_role author
author2 Barreto, Francisco César
Filho, Heitor
Domingues, Ivan
Beirão, Paulo Sérgio
Barbosa, Ronaldo Antônio Neves Marques
Almeida, Virgílio A. F.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alfredo
Barreto, Francisco César
Filho, Heitor
Domingues, Ivan
Beirão, Paulo Sérgio
Barbosa, Ronaldo Antônio Neves Marques
Almeida, Virgílio A. F.
description Focaliza algumas articulações entre educação, ciência e tecnologia, enfocando duas tendências correntes, sobre o papel da educação para a ciência e tecnologia e, em contraste, o papel da ciência e da tecnologia para a educação. As práticas científicas têm ganho grande flexibilidade nas últimas décadas. CT não está mais restrita às primitivas fronteiras, anteriormente demarcadas nos campos das ciências físicas e biológicas. Houve uma incorporação das humanidades e a inserção das tecnologias sociais. Nesta perspectiva, o artigo discute a questão da “humanização” da tecnologia, bem assim a possibilidade de reconectar ética, conhecimento e ação, com ênfase nos propósitos da educação, ciência e tecnologia com vistas à realização da cidadania. Quanto à educação superior, especificamente, o artigo analisa o assim chamado “boom” universitário, o colapso dos modelos napoleônico e humboldtiano (ambos elitistas) e a emergência do sistema americano (de acesso em massa ao ensino superior). Finalmente, discute alguns impasses peculiares à educação superior no Brasil e, em escala global, a busca por novas alternativas em resposta aos megadesafios de nosso tempo. Palavras-chave: educação superior; ciência, tecnologia e humanidades; modelos universitários; sistema brasileiro de ensino; educação cidadã. Abstract This article addresses a few central articulations among education, science and technology, by focusing on two current trends, namely the role of education for science and technology and, in contrast, the role of science and technology for education. Scientific practices have gained greater flexibility in the last decades. ST can no longer be narrowly contained within its former boundaries, previously drawn within the fields of physical and biological science. As a result, there has been an incorporation of the humanities, and the insertion of social technologies. In this perspective, the paper discusses the question of "humanization" of technology, as well as the possibility of reconnecting ethics, knowledge and action, with emphasis on the bearings of education, science and technology on the achievement of citizenship. With regard to higher education specifically, the paper analyses the so-called university boom, the collapse of the Napoleonic and Humboldtian models (both elitists) and the emergence of the American system (of mass access to higher learning). Finally, it discusses some impasses peculiar to higher education in Brazil, and, in global scale, the search for new alternatives in response to the mega challenges of our times. Keywords: higher education; science, technology and humanities; university models; brazilian model of university; education for citizenship.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3726
10.24109/2176-6681.rbep.81i198.942
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3726
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.81i198.942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3726/3462
10.24109/2176-6681.rbep.81i198.3462
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 81 n. 198 (2000)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 81 Núm. 198 (2000)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 81 No 198 (2000)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.81i198
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703586799616