Cidadania docente universitária: a perspectiva dos diplomados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Arménio
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1304
Resumo: Dois objetivos nortearam o presente estudo: a) mostrar como os diplomados com um curso superior se sentem influenciados por quatro comportamentos de cidadania (comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade e cortesia) de antigos professores, no que concerne a duas variáveis de impacto (motivação profissional e autoconfiança); b) estudar as concepções desses indivíduos acerca do significado da excelência docente universitária. Foram inquiridos 209 diplomados com curso superior, que foram convidados a descrever os comportamentos de um antigo professor à sua escolha. Os resultados mostram que: a) as quatro categorias comportamentais explicam 79%, 70% e 40% da variância, respectivamente, numa cotação global de desempenho docente atribuída pelos diplomados aos seus antigos professores, na motivação profissional dos mesmos, e na sua autoconfiança; b) os inquiridos consideram que os excelentes professores são os que se orientam fortemente para essas quatro categorias comportamentais. Palavras-chave: cidadania; professores universitários; motivação profissional; autoconfiança; qualidade no ensino superior. Abstract This study aims to show how the citizenship behaviors of university teachers (CBUT) relate with: a) the professional motivation and self-confidence of their students; b) a global performance score given by their students. Four CBUT dimensions were investigated: participatory behavior, practical orientation, conscientiousness and courtesy. A sample of 209 graduates, from several organizations and occupations, was collected. The main results are: a) the four CBUT dimensions explain 79% of the global performance score variance, 70% of the professional motivation variance, and 40% of the self-confidence variance; b) according to the graduates, the excellent teacher is the one who scores well on the four CBUT dimensions. Keywords: citizenship behaviors; university teachers; professional motivation; selfconfidence; quality in higher education.
id INEP-2_5adf5db6a32155d454f9ff4829715e4f
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1304
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Cidadania docente universitária: a perspectiva dos diplomadosDois objetivos nortearam o presente estudo: a) mostrar como os diplomados com um curso superior se sentem influenciados por quatro comportamentos de cidadania (comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade e cortesia) de antigos professores, no que concerne a duas variáveis de impacto (motivação profissional e autoconfiança); b) estudar as concepções desses indivíduos acerca do significado da excelência docente universitária. Foram inquiridos 209 diplomados com curso superior, que foram convidados a descrever os comportamentos de um antigo professor à sua escolha. Os resultados mostram que: a) as quatro categorias comportamentais explicam 79%, 70% e 40% da variância, respectivamente, numa cotação global de desempenho docente atribuída pelos diplomados aos seus antigos professores, na motivação profissional dos mesmos, e na sua autoconfiança; b) os inquiridos consideram que os excelentes professores são os que se orientam fortemente para essas quatro categorias comportamentais. Palavras-chave: cidadania; professores universitários; motivação profissional; autoconfiança; qualidade no ensino superior. Abstract This study aims to show how the citizenship behaviors of university teachers (CBUT) relate with: a) the professional motivation and self-confidence of their students; b) a global performance score given by their students. Four CBUT dimensions were investigated: participatory behavior, practical orientation, conscientiousness and courtesy. A sample of 209 graduates, from several organizations and occupations, was collected. The main results are: a) the four CBUT dimensions explain 79% of the global performance score variance, 70% of the professional motivation variance, and 40% of the self-confidence variance; b) according to the graduates, the excellent teacher is the one who scores well on the four CBUT dimensions. Keywords: citizenship behaviors; university teachers; professional motivation; selfconfidence; quality in higher education.INEP1999-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/130410.24109/2176-6681.rbep.80i196.979Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 196 (1999)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 196 (1999)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 196 (1999)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.80i196reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1304/104310.24109/2176-6681.rbep.80i196.1043Rego, Arménioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-03T13:09:42Zoai:ojs3.inep:article/1304Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2019-10-03T13:09:42Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cidadania docente universitária: a perspectiva dos diplomados
title Cidadania docente universitária: a perspectiva dos diplomados
spellingShingle Cidadania docente universitária: a perspectiva dos diplomados
Rego, Arménio
title_short Cidadania docente universitária: a perspectiva dos diplomados
title_full Cidadania docente universitária: a perspectiva dos diplomados
title_fullStr Cidadania docente universitária: a perspectiva dos diplomados
title_full_unstemmed Cidadania docente universitária: a perspectiva dos diplomados
title_sort Cidadania docente universitária: a perspectiva dos diplomados
author Rego, Arménio
author_facet Rego, Arménio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego, Arménio
description Dois objetivos nortearam o presente estudo: a) mostrar como os diplomados com um curso superior se sentem influenciados por quatro comportamentos de cidadania (comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade e cortesia) de antigos professores, no que concerne a duas variáveis de impacto (motivação profissional e autoconfiança); b) estudar as concepções desses indivíduos acerca do significado da excelência docente universitária. Foram inquiridos 209 diplomados com curso superior, que foram convidados a descrever os comportamentos de um antigo professor à sua escolha. Os resultados mostram que: a) as quatro categorias comportamentais explicam 79%, 70% e 40% da variância, respectivamente, numa cotação global de desempenho docente atribuída pelos diplomados aos seus antigos professores, na motivação profissional dos mesmos, e na sua autoconfiança; b) os inquiridos consideram que os excelentes professores são os que se orientam fortemente para essas quatro categorias comportamentais. Palavras-chave: cidadania; professores universitários; motivação profissional; autoconfiança; qualidade no ensino superior. Abstract This study aims to show how the citizenship behaviors of university teachers (CBUT) relate with: a) the professional motivation and self-confidence of their students; b) a global performance score given by their students. Four CBUT dimensions were investigated: participatory behavior, practical orientation, conscientiousness and courtesy. A sample of 209 graduates, from several organizations and occupations, was collected. The main results are: a) the four CBUT dimensions explain 79% of the global performance score variance, 70% of the professional motivation variance, and 40% of the self-confidence variance; b) according to the graduates, the excellent teacher is the one who scores well on the four CBUT dimensions. Keywords: citizenship behaviors; university teachers; professional motivation; selfconfidence; quality in higher education.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1304
10.24109/2176-6681.rbep.80i196.979
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1304
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.80i196.979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1304/1043
10.24109/2176-6681.rbep.80i196.1043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 196 (1999)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 196 (1999)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 196 (1999)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.80i196
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700717895680