Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rego, Arménio
Data de Publicação: 2000
Outros Autores: Sousa, Liliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2821
Resumo: O estudo insere-se numa linha de pesquisa com gênese recente: a que se debruça sobre os comportamentos de cidadania docente (CIDOCE) dos professores universitários. O seu objectivo é o de relacionar tais comportametitos com dois factores de impacto sobre os estudantes (motivação profissional e auto-confiança) e com o modo como estes avaliam o desempenho docente. Foram inquiridos 249 estudantes e 123 docentes universitários. Os primeiros descreveram os comportamentos de um professor actual, e os segundos foram convidados a descrever os de um antigo professor. Foram pesquisadas quatro dimensões de C1DOCE: comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade e descortesia. Os resultados mostram o seguinte: a) quer os estudantes quer os professores valorizam muito significativamente essas quatro categorias comportamentais ; b) os docentes valorizam a orientação prática e a conscienciosidade mais claramente do que os estudantes, ocorrendo o inverso com o comportamento participativo. A evidência empírica obtida sugere que os CIDOCE são um construto pertinente, e lança pistas para futuras pesquisas no domínio da qualidade do ensino e da melhoria nos desempenhos acadêmicos.
id UNB - 28_3d50bcc7fb47b37298fd880963c8b138
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2821
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professoresComportamento de cidadania dos professores universitários;Qualidade no ensino superior;Motivação profissional;Auto-confiançaO estudo insere-se numa linha de pesquisa com gênese recente: a que se debruça sobre os comportamentos de cidadania docente (CIDOCE) dos professores universitários. O seu objectivo é o de relacionar tais comportametitos com dois factores de impacto sobre os estudantes (motivação profissional e auto-confiança) e com o modo como estes avaliam o desempenho docente. Foram inquiridos 249 estudantes e 123 docentes universitários. Os primeiros descreveram os comportamentos de um professor actual, e os segundos foram convidados a descrever os de um antigo professor. Foram pesquisadas quatro dimensões de C1DOCE: comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade e descortesia. Os resultados mostram o seguinte: a) quer os estudantes quer os professores valorizam muito significativamente essas quatro categorias comportamentais ; b) os docentes valorizam a orientação prática e a conscienciosidade mais claramente do que os estudantes, ocorrendo o inverso com o comportamento participativo. A evidência empírica obtida sugere que os CIDOCE são um construto pertinente, e lança pistas para futuras pesquisas no domínio da qualidade do ensino e da melhoria nos desempenhos acadêmicos.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2000-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/282110.26512/lc.v6i10.2821Linhas Críticas; Vol. 6 No. 10 (2000); 9-30Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 10 (2000); 9-30Linhas Crí­ticas; v. 6 n. 10 (2000); 9-301981-04311516-489610.26512/lc.v6i10reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2821/2528Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRego, ArménioSousa, Liliana2022-09-09T16:58:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2821Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:58:07Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores
title Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores
spellingShingle Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores
Rego, Arménio
Comportamento de cidadania dos professores universitários;
Qualidade no ensino superior;
Motivação profissional;
Auto-confiança
title_short Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores
title_full Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores
title_fullStr Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores
title_full_unstemmed Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores
title_sort Impactos dos comportamentos de cidadania docente sobre os alunos universitários: a perspectiva dos estudantes e dos professores
author Rego, Arménio
author_facet Rego, Arménio
Sousa, Liliana
author_role author
author2 Sousa, Liliana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rego, Arménio
Sousa, Liliana
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento de cidadania dos professores universitários;
Qualidade no ensino superior;
Motivação profissional;
Auto-confiança
topic Comportamento de cidadania dos professores universitários;
Qualidade no ensino superior;
Motivação profissional;
Auto-confiança
description O estudo insere-se numa linha de pesquisa com gênese recente: a que se debruça sobre os comportamentos de cidadania docente (CIDOCE) dos professores universitários. O seu objectivo é o de relacionar tais comportametitos com dois factores de impacto sobre os estudantes (motivação profissional e auto-confiança) e com o modo como estes avaliam o desempenho docente. Foram inquiridos 249 estudantes e 123 docentes universitários. Os primeiros descreveram os comportamentos de um professor actual, e os segundos foram convidados a descrever os de um antigo professor. Foram pesquisadas quatro dimensões de C1DOCE: comportamento participativo, orientação prática, conscienciosidade e descortesia. Os resultados mostram o seguinte: a) quer os estudantes quer os professores valorizam muito significativamente essas quatro categorias comportamentais ; b) os docentes valorizam a orientação prática e a conscienciosidade mais claramente do que os estudantes, ocorrendo o inverso com o comportamento participativo. A evidência empírica obtida sugere que os CIDOCE são um construto pertinente, e lança pistas para futuras pesquisas no domínio da qualidade do ensino e da melhoria nos desempenhos acadêmicos.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2821
10.26512/lc.v6i10.2821
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2821
identifier_str_mv 10.26512/lc.v6i10.2821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2821/2528
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 6 No. 10 (2000); 9-30
Linhas Críticas; Vol. 6 Núm. 10 (2000); 9-30
Linhas Crí­ticas; v. 6 n. 10 (2000); 9-30
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v6i10
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053649590943744