Como as professoras avaliam os textos narrativos das crianças?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Telma Ferraz
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Guimarães, Gilda Lisbôa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1294
Resumo: Investiga quais os critérios que as professoras das séries iniciais adotam para correção dos textos dos alunos. Foram analisadas três questões: quais os critérios que as professoras dizem adotar na avaliação dos textos?; os critérios que as professoras explicitam são realmente os que elas adotam?; os aspectos estruturais do texto e a capacidade de estabelecer a unidade de sentido são considerados como critérios centrais na avaliação das crianças? A metodologia constou da correção de oito textos de crianças, por 160 professoras de alfabetização à 3a série de escolas públicas e particulares. Observou-se que as professoras explicitam que é importante considerar aspectos estruturais, ortográfico-gramaticais e organizacionais, e são coerentes com estes critérios. No entanto, não há uma confluência dos critérios em função das características essenciais do que seria um texto (ter unidade de sentido, ter interlocutores, objetivos, mediar situações de interação). Assim, parece estar havendo uma simples compensação entre aspectos estruturais e ortográficogramaticais. Por outro lado, os aspectos ortográfico-gramaticais parecem estar sendo avaliados apenas pela quantidade de violações, e não pela riqueza de recursos lingüísticos utilizados para a manutenção temática e a expressividade do texto. Palavras-chave: produção de texto; avaliação; formação de professor. Abstract This research aimed at look into the criteria adopted by teachers to correct children texts. Three questions were analysed: what are the criteria the teachers state they adopt in the evaluation of the texts? Are the assumed criteria really adopted? Are the structural aspects and the ability to stablish meaning regarded as core criteria in the evaluation? The methodology consisted of the correction of 8 children´s texts by 160 teachers from kindergarden to the third grade in private and state sector. It was found that teachers not only state, but also showed coherence in the correction, taking into account structural, spelling-grammatical and organizational aspects. However, there is no confluence between the criteria and the main characteristics of what a text would be (meaning, having interlocutors, targets, mediate interactions). Thus, there seems to be some compensation between the structural aspects and the spelling-grammatical ones. On the contrary, the spelling-grammatical aspects are probably being evaluated only by amount of mistakes and not by the wide variety of linguistic sources used to maintain the theme and expressiveness of the text. Keywords: text production; evaluation; teacher's development.
id INEP-2_604bbf7864e4fbf11e4141159ba158dd
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1294
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Como as professoras avaliam os textos narrativos das crianças?Investiga quais os critérios que as professoras das séries iniciais adotam para correção dos textos dos alunos. Foram analisadas três questões: quais os critérios que as professoras dizem adotar na avaliação dos textos?; os critérios que as professoras explicitam são realmente os que elas adotam?; os aspectos estruturais do texto e a capacidade de estabelecer a unidade de sentido são considerados como critérios centrais na avaliação das crianças? A metodologia constou da correção de oito textos de crianças, por 160 professoras de alfabetização à 3a série de escolas públicas e particulares. Observou-se que as professoras explicitam que é importante considerar aspectos estruturais, ortográfico-gramaticais e organizacionais, e são coerentes com estes critérios. No entanto, não há uma confluência dos critérios em função das características essenciais do que seria um texto (ter unidade de sentido, ter interlocutores, objetivos, mediar situações de interação). Assim, parece estar havendo uma simples compensação entre aspectos estruturais e ortográficogramaticais. Por outro lado, os aspectos ortográfico-gramaticais parecem estar sendo avaliados apenas pela quantidade de violações, e não pela riqueza de recursos lingüísticos utilizados para a manutenção temática e a expressividade do texto. Palavras-chave: produção de texto; avaliação; formação de professor. Abstract This research aimed at look into the criteria adopted by teachers to correct children texts. Three questions were analysed: what are the criteria the teachers state they adopt in the evaluation of the texts? Are the assumed criteria really adopted? Are the structural aspects and the ability to stablish meaning regarded as core criteria in the evaluation? The methodology consisted of the correction of 8 children´s texts by 160 teachers from kindergarden to the third grade in private and state sector. It was found that teachers not only state, but also showed coherence in the correction, taking into account structural, spelling-grammatical and organizational aspects. However, there is no confluence between the criteria and the main characteristics of what a text would be (meaning, having interlocutors, targets, mediate interactions). Thus, there seems to be some compensation between the structural aspects and the spelling-grammatical ones. On the contrary, the spelling-grammatical aspects are probably being evaluated only by amount of mistakes and not by the wide variety of linguistic sources used to maintain the theme and expressiveness of the text. Keywords: text production; evaluation; teacher's development.INEP1999-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/129410.24109/2176-6681.rbep.80i195.984Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 195 (1999)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 195 (1999)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 195 (1999)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.80i195reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1294/103310.24109/2176-6681.rbep.80i195.1033Leal, Telma FerrazGuimarães, Gilda Lisbôainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:03:46Zoai:ojs3.inep:article/1294Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:03:46Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Como as professoras avaliam os textos narrativos das crianças?
title Como as professoras avaliam os textos narrativos das crianças?
spellingShingle Como as professoras avaliam os textos narrativos das crianças?
Leal, Telma Ferraz
title_short Como as professoras avaliam os textos narrativos das crianças?
title_full Como as professoras avaliam os textos narrativos das crianças?
title_fullStr Como as professoras avaliam os textos narrativos das crianças?
title_full_unstemmed Como as professoras avaliam os textos narrativos das crianças?
title_sort Como as professoras avaliam os textos narrativos das crianças?
author Leal, Telma Ferraz
author_facet Leal, Telma Ferraz
Guimarães, Gilda Lisbôa
author_role author
author2 Guimarães, Gilda Lisbôa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Telma Ferraz
Guimarães, Gilda Lisbôa
description Investiga quais os critérios que as professoras das séries iniciais adotam para correção dos textos dos alunos. Foram analisadas três questões: quais os critérios que as professoras dizem adotar na avaliação dos textos?; os critérios que as professoras explicitam são realmente os que elas adotam?; os aspectos estruturais do texto e a capacidade de estabelecer a unidade de sentido são considerados como critérios centrais na avaliação das crianças? A metodologia constou da correção de oito textos de crianças, por 160 professoras de alfabetização à 3a série de escolas públicas e particulares. Observou-se que as professoras explicitam que é importante considerar aspectos estruturais, ortográfico-gramaticais e organizacionais, e são coerentes com estes critérios. No entanto, não há uma confluência dos critérios em função das características essenciais do que seria um texto (ter unidade de sentido, ter interlocutores, objetivos, mediar situações de interação). Assim, parece estar havendo uma simples compensação entre aspectos estruturais e ortográficogramaticais. Por outro lado, os aspectos ortográfico-gramaticais parecem estar sendo avaliados apenas pela quantidade de violações, e não pela riqueza de recursos lingüísticos utilizados para a manutenção temática e a expressividade do texto. Palavras-chave: produção de texto; avaliação; formação de professor. Abstract This research aimed at look into the criteria adopted by teachers to correct children texts. Three questions were analysed: what are the criteria the teachers state they adopt in the evaluation of the texts? Are the assumed criteria really adopted? Are the structural aspects and the ability to stablish meaning regarded as core criteria in the evaluation? The methodology consisted of the correction of 8 children´s texts by 160 teachers from kindergarden to the third grade in private and state sector. It was found that teachers not only state, but also showed coherence in the correction, taking into account structural, spelling-grammatical and organizational aspects. However, there is no confluence between the criteria and the main characteristics of what a text would be (meaning, having interlocutors, targets, mediate interactions). Thus, there seems to be some compensation between the structural aspects and the spelling-grammatical ones. On the contrary, the spelling-grammatical aspects are probably being evaluated only by amount of mistakes and not by the wide variety of linguistic sources used to maintain the theme and expressiveness of the text. Keywords: text production; evaluation; teacher's development.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1294
10.24109/2176-6681.rbep.80i195.984
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1294
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.80i195.984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1294/1033
10.24109/2176-6681.rbep.80i195.1033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 80 n. 195 (1999)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 80 Núm. 195 (1999)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 80 No 195 (1999)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.80i195
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951700703215616