A formação de professores para o início da escolarização: uma reflexão a partir da abordagem sociocultural construtivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Mírian
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Maciel, Diva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1486
Resumo: Este artigo faz parte de um estudo mais amplo, sobre formação de professores, que investigou os processos envolvidos na aprendizagem do professor que o ajudam a transformar os conhecimentos teóricos e práticos tratados no curso em ferramenta para organização de seu trabalho pedagógico. O estudo, baseado nos pressupostos teóricos e metodológicos da abordagem sociocultural construtivista, foi desenvolvido em um curso de Pedagogia semipresencial, oferecido pela UnB, para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Aqui apresentamos os fundamentos teóricos e a organização pedagógica do curso e os resultados co-construídos com coordenadores e com uma aluna, professora da 1ª série do ensino fundamental. Por meio de análise documental, observação participante e entrevistas semi-estruturadas, identificamos o processo de aprendizagem e co-construção de conhecimento da professora-aprendiz, analisados por meio de três categorias teóricas, quais sejam: o exercício reflexivo, o papel ativo do aprendiz e o papel do outro. Palavras-chave: Formação de professor; Abordagem sociocultural construtivista; Relação teoria e prática. Abstract This article is part of a broader study on teacher formation, which investigated the process involved into learning and help him/her to transform theory and practice knowledge treated on the formation course into tools to organize his/her pedagogical work. The study, based on methodological and theoretical supports of sociocultural constructivism, was developed in a semi-presential Pedagogy course, offered by UnB, to public network teachers of Distrito Federal. In here, we present the theoretical foundations and pedagogical organization of the course and the co-built results with course coordinators and a female student, first grade teacher in an elementary school. By means of documental analysis, observation and semi-structured interviews, we identified the learning process and the co-build knowledge of the teacher-student, analyzed by three theoretical categories, such as: reflexive exercise; student's active role; and the role of the other. Keywords: teacher training; sociocultural constructivism; theorypractice relationships.
id INEP-2_6225fe997932d8446c2bf828c523d142
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1486
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling A formação de professores para o início da escolarização: uma reflexão a partir da abordagem sociocultural construtivistaEste artigo faz parte de um estudo mais amplo, sobre formação de professores, que investigou os processos envolvidos na aprendizagem do professor que o ajudam a transformar os conhecimentos teóricos e práticos tratados no curso em ferramenta para organização de seu trabalho pedagógico. O estudo, baseado nos pressupostos teóricos e metodológicos da abordagem sociocultural construtivista, foi desenvolvido em um curso de Pedagogia semipresencial, oferecido pela UnB, para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Aqui apresentamos os fundamentos teóricos e a organização pedagógica do curso e os resultados co-construídos com coordenadores e com uma aluna, professora da 1ª série do ensino fundamental. Por meio de análise documental, observação participante e entrevistas semi-estruturadas, identificamos o processo de aprendizagem e co-construção de conhecimento da professora-aprendiz, analisados por meio de três categorias teóricas, quais sejam: o exercício reflexivo, o papel ativo do aprendiz e o papel do outro. Palavras-chave: Formação de professor; Abordagem sociocultural construtivista; Relação teoria e prática. Abstract This article is part of a broader study on teacher formation, which investigated the process involved into learning and help him/her to transform theory and practice knowledge treated on the formation course into tools to organize his/her pedagogical work. The study, based on methodological and theoretical supports of sociocultural constructivism, was developed in a semi-presential Pedagogy course, offered by UnB, to public network teachers of Distrito Federal. In here, we present the theoretical foundations and pedagogical organization of the course and the co-built results with course coordinators and a female student, first grade teacher in an elementary school. By means of documental analysis, observation and semi-structured interviews, we identified the learning process and the co-build knowledge of the teacher-student, analyzed by three theoretical categories, such as: reflexive exercise; student's active role; and the role of the other. Keywords: teacher training; sociocultural constructivism; theorypractice relationships.INEP2008-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/148610.24109/2176-6681.rbep.88i220.741Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 220 (2007)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 220 (2007)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 220 (2007)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.88i220reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1486/122510.24109/2176-6681.rbep.88i220.1225Raposo, MírianMaciel, Divainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T13:08:14Zoai:ojs3.inep:article/1486Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T13:08:14Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores para o início da escolarização: uma reflexão a partir da abordagem sociocultural construtivista
title A formação de professores para o início da escolarização: uma reflexão a partir da abordagem sociocultural construtivista
spellingShingle A formação de professores para o início da escolarização: uma reflexão a partir da abordagem sociocultural construtivista
Raposo, Mírian
title_short A formação de professores para o início da escolarização: uma reflexão a partir da abordagem sociocultural construtivista
title_full A formação de professores para o início da escolarização: uma reflexão a partir da abordagem sociocultural construtivista
title_fullStr A formação de professores para o início da escolarização: uma reflexão a partir da abordagem sociocultural construtivista
title_full_unstemmed A formação de professores para o início da escolarização: uma reflexão a partir da abordagem sociocultural construtivista
title_sort A formação de professores para o início da escolarização: uma reflexão a partir da abordagem sociocultural construtivista
author Raposo, Mírian
author_facet Raposo, Mírian
Maciel, Diva
author_role author
author2 Maciel, Diva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Mírian
Maciel, Diva
description Este artigo faz parte de um estudo mais amplo, sobre formação de professores, que investigou os processos envolvidos na aprendizagem do professor que o ajudam a transformar os conhecimentos teóricos e práticos tratados no curso em ferramenta para organização de seu trabalho pedagógico. O estudo, baseado nos pressupostos teóricos e metodológicos da abordagem sociocultural construtivista, foi desenvolvido em um curso de Pedagogia semipresencial, oferecido pela UnB, para professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Aqui apresentamos os fundamentos teóricos e a organização pedagógica do curso e os resultados co-construídos com coordenadores e com uma aluna, professora da 1ª série do ensino fundamental. Por meio de análise documental, observação participante e entrevistas semi-estruturadas, identificamos o processo de aprendizagem e co-construção de conhecimento da professora-aprendiz, analisados por meio de três categorias teóricas, quais sejam: o exercício reflexivo, o papel ativo do aprendiz e o papel do outro. Palavras-chave: Formação de professor; Abordagem sociocultural construtivista; Relação teoria e prática. Abstract This article is part of a broader study on teacher formation, which investigated the process involved into learning and help him/her to transform theory and practice knowledge treated on the formation course into tools to organize his/her pedagogical work. The study, based on methodological and theoretical supports of sociocultural constructivism, was developed in a semi-presential Pedagogy course, offered by UnB, to public network teachers of Distrito Federal. In here, we present the theoretical foundations and pedagogical organization of the course and the co-built results with course coordinators and a female student, first grade teacher in an elementary school. By means of documental analysis, observation and semi-structured interviews, we identified the learning process and the co-build knowledge of the teacher-student, analyzed by three theoretical categories, such as: reflexive exercise; student's active role; and the role of the other. Keywords: teacher training; sociocultural constructivism; theorypractice relationships.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1486
10.24109/2176-6681.rbep.88i220.741
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1486
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.88i220.741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1486/1225
10.24109/2176-6681.rbep.88i220.1225
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 88 n. 220 (2007)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 88 Núm. 220 (2007)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 88 No 220 (2007)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.88i220
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951701512716288