Formação continuada para professores da educação básica: metodologia do currículo integrado e laboratório de vivências pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2920 |
Resumo: | Discute a constituição dos saberes da docência, com base na realização, pela Universidade do Vale do Itajaí, localizada no Estado de Santa Catarina – Brasil, do Programa de Formação Continuada para docentes e gestores da rede municipal de Balneário Piçarras, situado no mesmo Estado, o qual teve como proposta a implementação do currículo integrado nas escolas da rede. As oficinas de Metodologia do Currículo Integrado e o Laboratório de Vivências Pedagógicas são duas das atividades focalizadas: com relação às oficinas, a partir da concepção de currículo integrado e da metodologia aplicada, são discutidos alguns dos projetos integrados desenvolvidos na rede; quanto ao Laboratório de Vivências Pedagógicas, a análise se detém em depoimentos dos professores sobre a contribuição das atividades para a sua formação. |
id |
INEP-2_6450dc3d0e5b01f89be1df3044489696 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/2920 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada para professores da educação básica: metodologia do currículo integrado e laboratório de vivências pedagógicasDiscute a constituição dos saberes da docência, com base na realização, pela Universidade do Vale do Itajaí, localizada no Estado de Santa Catarina – Brasil, do Programa de Formação Continuada para docentes e gestores da rede municipal de Balneário Piçarras, situado no mesmo Estado, o qual teve como proposta a implementação do currículo integrado nas escolas da rede. As oficinas de Metodologia do Currículo Integrado e o Laboratório de Vivências Pedagógicas são duas das atividades focalizadas: com relação às oficinas, a partir da concepção de currículo integrado e da metodologia aplicada, são discutidos alguns dos projetos integrados desenvolvidos na rede; quanto ao Laboratório de Vivências Pedagógicas, a análise se detém em depoimentos dos professores sobre a contribuição das atividades para a sua formação.INEP2011-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/292010.24109/2176-6681.rbep.92i230.545Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 230 (2011)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 230 (2011)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 230 (2011)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.92i230reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2920/265510.24109/2176-6681.rbep.92i230.2655Neitzel, AdairFerri, Cássiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T12:44:51Zoai:ojs3.inep:article/2920Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T12:44:51Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada para professores da educação básica: metodologia do currículo integrado e laboratório de vivências pedagógicas |
title |
Formação continuada para professores da educação básica: metodologia do currículo integrado e laboratório de vivências pedagógicas |
spellingShingle |
Formação continuada para professores da educação básica: metodologia do currículo integrado e laboratório de vivências pedagógicas Neitzel, Adair |
title_short |
Formação continuada para professores da educação básica: metodologia do currículo integrado e laboratório de vivências pedagógicas |
title_full |
Formação continuada para professores da educação básica: metodologia do currículo integrado e laboratório de vivências pedagógicas |
title_fullStr |
Formação continuada para professores da educação básica: metodologia do currículo integrado e laboratório de vivências pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Formação continuada para professores da educação básica: metodologia do currículo integrado e laboratório de vivências pedagógicas |
title_sort |
Formação continuada para professores da educação básica: metodologia do currículo integrado e laboratório de vivências pedagógicas |
author |
Neitzel, Adair |
author_facet |
Neitzel, Adair Ferri, Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Ferri, Cássia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neitzel, Adair Ferri, Cássia |
description |
Discute a constituição dos saberes da docência, com base na realização, pela Universidade do Vale do Itajaí, localizada no Estado de Santa Catarina – Brasil, do Programa de Formação Continuada para docentes e gestores da rede municipal de Balneário Piçarras, situado no mesmo Estado, o qual teve como proposta a implementação do currículo integrado nas escolas da rede. As oficinas de Metodologia do Currículo Integrado e o Laboratório de Vivências Pedagógicas são duas das atividades focalizadas: com relação às oficinas, a partir da concepção de currículo integrado e da metodologia aplicada, são discutidos alguns dos projetos integrados desenvolvidos na rede; quanto ao Laboratório de Vivências Pedagógicas, a análise se detém em depoimentos dos professores sobre a contribuição das atividades para a sua formação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2920 10.24109/2176-6681.rbep.92i230.545 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2920 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.92i230.545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2920/2655 10.24109/2176-6681.rbep.92i230.2655 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 92 n. 230 (2011) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 92 Núm. 230 (2011) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 92 No 230 (2011) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.92i230 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951701927952384 |