Metodologias ativas na formação continuada de professores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Gleicimar Faria
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1090
Resumo: Neste estudo abordamos perspectivas da formação continuada de professores em contraposição às formações continuadas padronizadas, replicadas e insípidas para o professor sem que seja considerado suas experiências prévias. No desenvolvimento desta proposta buscamos alinhar o tema da formação continuada de professores com a abordagem das metodologias ativas e aprendizagem significativa. Portanto, desenvolvemos uma argumentação teórico-prática pela identificação de uma ponte conceitual entre as abordagens das metodologias ativas e aprendizagem significativa na perspectiva da formação continuada de professores. Neste contexto, configurou-se os seguintes problemas da pesquisa: De que maneira as metodologias ativas, na perspectiva da aprendizagem significativa, podem contribuir com a melhoria dos processos de formação continuada de professores, com vista a ressignificação da prática docente? Esta dissertação foi estruturada em quatro capítulos: No capítulo 1: Formação Continuada de Professores – almejamos por objetivo discutir a formação de professores, com ênfase na formação continuada, buscando entender acerca da temática desde as dimensões legais, políticas, pedagógicas e didáticas. Neste capítulo foi desenvolvida uma coletânea de informações sobre leis, programas e metas para a formação continuada de professores; assim, contextualizamos a formação continuada, a partir da análise documental documentos oficiais (leis, decretos, portarias e programas) referente à política de formação de professores. Abordamos sobre a formação continuada de professores na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Apresentaremos as contribuições da literatura apoiando-se em autores que são referência na temática e cujas contribuições corroboram com os documentos norteadores da educação básica, para uma nova perspectiva de formação continuada de professores. No capítulo 2 – Formação de Professores na perspectiva da Aprendizagem Significativa pela abordagem das Metodologias Ativas - descrevemos o referencial teórico buscando aporte sobre a formação de professores no contexto das metodologias ativas, sendo este essencial para o desenvolvimento desta pesquisa. Já no capítulo 3 - A disciplina MAAS - experiências prévias na perspectiva de professores da educação básica sobre Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa - pretende-se neste capítulo, socializar e apresentar, no contexto do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPEC da Universidade Estadual de Goiás – UEG, os desafios e contribuições oportunizadas pela disciplina Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa (MAAS), para a formação continuada e desenvolvimento profissional docente. Finalmente, por se tratar de uma dissertação no âmbito de um Programa de Mestrado Profissional, o capítulo 4 – Apresentação do Produto Educacional – Projeto/Oficina para professores formadores – tem por finalidade apresentar o produto educacional: Projeto Oficina Formativa intitulado: Formação Continuada de Professores: Por um Ensino Inovador, Resumo língua vernácula: Neste estudo abordamos perspectivas da formação continuada de professores em contraposição às formações continuadas padronizadas, replicadas e insípidas para o professor sem que seja considerado suas experiências prévias. No desenvolvimento desta proposta buscamos alinhar o tema da formação continuada de professores com a abordagem das metodologias ativas e aprendizagem significativa. Portanto, desenvolvemos uma argumentação teórico-prática pela identificação de uma ponte conceitual entre as abordagens das metodologias ativas e aprendizagem significativa na perspectiva da formação continuada de professores. Neste contexto, configurou-se os seguintes problemas da pesquisa: De que maneira as metodologias ativas, na perspectiva da aprendizagem significativa, podem contribuir com a melhoria dos processos de formação continuada de professores, com vista a ressignificação da prática docente? Esta dissertação foi estruturada em quatro capítulos: No capítulo 1: Formação Continuada de Professores – almejamos por objetivo discutir a formação de professores, com ênfase na formação continuada, buscando entender acerca da temática desde as dimensões legais, políticas, pedagógicas e didáticas. Neste capítulo foi desenvolvida uma coletânea de informações sobre leis, programas e metas para a formação continuada de professores; assim, contextualizamos a formação continuada, a partir da análise documental documentos oficiais (leis, decretos, portarias e programas) referente à política de formação de professores. Abordamos sobre a formação continuada de professores na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Apresentaremos as contribuições da literatura apoiando-se em autores que são referência na temática e cujas contribuições corroboram com os documentos norteadores da educação básica, para uma nova perspectiva de formação continuada de professores. No capítulo 2 – Formação de Professores na perspectiva da Aprendizagem Significativa pela abordagem das Metodologias Ativas - descrevemos o referencial teórico buscando aporte sobre a formação de professores no contexto das metodologias ativas, sendo este essencial para o desenvolvimento desta pesquisa. Já no capítulo 3 - A disciplina MAAS - experiências prévias na perspectiva de professores da educação básica sobre Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa - pretende-se neste capítulo, socializar e apresentar, no contexto do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPEC da Universidade Estadual de Goiás – UEG, os desafios e contribuições oportunizadas pela disciplina Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa (MAAS), para a formação continuada e desenvolvimento profissional docente. Finalmente, por se tratar de uma dissertação no âmbito de um Programa de Mestrado Profissional, o capítulo 4 – Apresentação do Produto Educacional – Projeto/Oficina para professores formadores – tem por finalidade apresentar o produto educacional: Projeto Oficina Formativa intitulado: Formação Continuada de Professores: Por um Ensino Inovador, Ativo e Significativo, elaborado a partir do estudo realizado acerca da temática central desta pesquisa que é a Formação Continuada de Professores na perspectiva das metodologias ativas.
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Neste contexto, configurou-se os seguintes problemas da pesquisa: De que maneira as metodologias ativas, na perspectiva da aprendizagem significativa, podem contribuir com a melhoria dos processos de formação continuada de professores, com vista a ressignificação da prática docente? Esta dissertação foi estruturada em quatro capítulos: No capítulo 1: Formação Continuada de Professores – almejamos por objetivo discutir a formação de professores, com ênfase na formação continuada, buscando entender acerca da temática desde as dimensões legais, políticas, pedagógicas e didáticas. Neste capítulo foi desenvolvida uma coletânea de informações sobre leis, programas e metas para a formação continuada de professores; assim, contextualizamos a formação continuada, a partir da análise documental documentos oficiais (leis, decretos, portarias e programas) referente à política de formação de professores. Abordamos sobre a formação continuada de professores na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Apresentaremos as contribuições da literatura apoiando-se em autores que são referência na temática e cujas contribuições corroboram com os documentos norteadores da educação básica, para uma nova perspectiva de formação continuada de professores. No capítulo 2 – Formação de Professores na perspectiva da Aprendizagem Significativa pela abordagem das Metodologias Ativas - descrevemos o referencial teórico buscando aporte sobre a formação de professores no contexto das metodologias ativas, sendo este essencial para o desenvolvimento desta pesquisa. Já no capítulo 3 - A disciplina MAAS - experiências prévias na perspectiva de professores da educação básica sobre Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa - pretende-se neste capítulo, socializar e apresentar, no contexto do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPEC da Universidade Estadual de Goiás – UEG, os desafios e contribuições oportunizadas pela disciplina Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa (MAAS), para a formação continuada e desenvolvimento profissional docente. Finalmente, por se tratar de uma dissertação no âmbito de um Programa de Mestrado Profissional, o capítulo 4 – Apresentação do Produto Educacional – Projeto/Oficina para professores formadores – tem por finalidade apresentar o produto educacional: Projeto Oficina Formativa intitulado: Formação Continuada de Professores: Por um Ensino Inovador, Resumo língua vernácula: Neste estudo abordamos perspectivas da formação continuada de professores em contraposição às formações continuadas padronizadas, replicadas e insípidas para o professor sem que seja considerado suas experiências prévias. No desenvolvimento desta proposta buscamos alinhar o tema da formação continuada de professores com a abordagem das metodologias ativas e aprendizagem significativa. Portanto, desenvolvemos uma argumentação teórico-prática pela identificação de uma ponte conceitual entre as abordagens das metodologias ativas e aprendizagem significativa na perspectiva da formação continuada de professores. Neste contexto, configurou-se os seguintes problemas da pesquisa: De que maneira as metodologias ativas, na perspectiva da aprendizagem significativa, podem contribuir com a melhoria dos processos de formação continuada de professores, com vista a ressignificação da prática docente? Esta dissertação foi estruturada em quatro capítulos: No capítulo 1: Formação Continuada de Professores – almejamos por objetivo discutir a formação de professores, com ênfase na formação continuada, buscando entender acerca da temática desde as dimensões legais, políticas, pedagógicas e didáticas. Neste capítulo foi desenvolvida uma coletânea de informações sobre leis, programas e metas para a formação continuada de professores; assim, contextualizamos a formação continuada, a partir da análise documental documentos oficiais (leis, decretos, portarias e programas) referente à política de formação de professores. Abordamos sobre a formação continuada de professores na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Apresentaremos as contribuições da literatura apoiando-se em autores que são referência na temática e cujas contribuições corroboram com os documentos norteadores da educação básica, para uma nova perspectiva de formação continuada de professores. No capítulo 2 – Formação de Professores na perspectiva da Aprendizagem Significativa pela abordagem das Metodologias Ativas - descrevemos o referencial teórico buscando aporte sobre a formação de professores no contexto das metodologias ativas, sendo este essencial para o desenvolvimento desta pesquisa. Já no capítulo 3 - A disciplina MAAS - experiências prévias na perspectiva de professores da educação básica sobre Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa - pretende-se neste capítulo, socializar e apresentar, no contexto do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPEC da Universidade Estadual de Goiás – UEG, os desafios e contribuições oportunizadas pela disciplina Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa (MAAS), para a formação continuada e desenvolvimento profissional docente. Finalmente, por se tratar de uma dissertação no âmbito de um Programa de Mestrado Profissional, o capítulo 4 – Apresentação do Produto Educacional – Projeto/Oficina para professores formadores – tem por finalidade apresentar o produto educacional: Projeto Oficina Formativa intitulado: Formação Continuada de Professores: Por um Ensino Inovador, Ativo e Significativo, elaborado a partir do estudo realizado acerca da temática central desta pesquisa que é a Formação Continuada de Professores na perspectiva das metodologias ativas.In this study, we intend to debate new perspectives on the continuing education of teachers as opposed to standardized, replicated and insipid continuing education for teachers without considering their previous experiences. In developing this proposal, we seek adherence to the redefinition of this theme under the approach of active methodologies and meaningful learning. Therefore, we will develop a theoretical-practical argument by identifying a conceptual bridge between the approaches of active methodologies and meaningful learning from the perspective of continuing teacher education. In this context, the following research problems were configured: How can active methodologies, from the perspective of meaningful learning, contribute to the improvement of the continuing education processes of teachers, with a view to resignifying the teaching practice? This study, development, is structured in 4 chapters: In chapter 1: Continuing Teacher Education - we aim to discuss teacher education, with an emphasis on continuing education, seeking to understand about the theme from the legal, political, pedagogical dimensions and didactic. In this chapter, a collection of information on laws, programs and goals for the continuing education of teachers will be developed. Thus, we contextualize continuing education, based on the analysis of official documents such as laws, decrees, ordinances and programs related to teacher education policy. We discuss the continuing education of teachers from the perspective of the Common National Curriculum Base (BNCC), the Common National Base for Initial Training of Basic Education Teachers (BNC-Training) and the Common National Base for the Continuing Training of Basic Education Teachers (BNC-Continuing Education). We will present the contributions of the literature based on authors who are reference in the subject and whose contributions corroborate the guiding documents of basic education, for a new perspective of continuing education for teachers. In chapter 2 - Teacher Education in the Meaningful Learning perspective through the Active Methodology approach - we intend to describe the theoretical framework, seeking input on teacher education in the context of active methodologies, which is essential for the development of this research. In chapter 3 - The MAAS discipline - previous experiences from the perspective of basic education teachers on Active Methodology and Meaningful Learning - this chapter intends to socialize and present, in the context of the Postgraduate Program Stricto-Sensu Professional Masters in Teaching of Sciences - PPEC of the State University of Goiás - UEG, the challenges and contributions made possible by the Active Methodologies and Meaningful Learning (MAAS) discipline for continuing education and professional teacher development. Finally, as it is a dissertation within a Professional Master's Program, we intend to develop in chapter 4 - Presentation of the Educational Product - Project/Workshop for teacher trainers - this chapter aims to present the educational product: Training Workshop Project entitled: Continuing Teacher Education: For an Innovative, Active and Meaningful Teaching, elaborated from the study carried out on the central theme of this research, which is the Continuing Teacher Education from the perspective of active methodologies.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Carvalho, Plauto Simão dehttp://lattes.cnpq.br/4108262957994798Carvalho , Plauto Simão deMartins, Lilian Cássia BacichMiranda, Sabrina do Couto deTeixeira, Gleicimar Faria2022-09-16T12:42:24Z2021-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIA. Metodologias ativas na formação continuada de professores da educação básica. 2021. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1090porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-09-16T12:42:24Zoai:tede2:tede/1090Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-09-16T12:42:24Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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Esta dissertação foi estruturada em quatro capítulos: No capítulo 1: Formação Continuada de Professores – almejamos por objetivo discutir a formação de professores, com ênfase na formação continuada, buscando entender acerca da temática desde as dimensões legais, políticas, pedagógicas e didáticas. Neste capítulo foi desenvolvida uma coletânea de informações sobre leis, programas e metas para a formação continuada de professores; assim, contextualizamos a formação continuada, a partir da análise documental documentos oficiais (leis, decretos, portarias e programas) referente à política de formação de professores. Abordamos sobre a formação continuada de professores na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Apresentaremos as contribuições da literatura apoiando-se em autores que são referência na temática e cujas contribuições corroboram com os documentos norteadores da educação básica, para uma nova perspectiva de formação continuada de professores. No capítulo 2 – Formação de Professores na perspectiva da Aprendizagem Significativa pela abordagem das Metodologias Ativas - descrevemos o referencial teórico buscando aporte sobre a formação de professores no contexto das metodologias ativas, sendo este essencial para o desenvolvimento desta pesquisa. Já no capítulo 3 - A disciplina MAAS - experiências prévias na perspectiva de professores da educação básica sobre Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa - pretende-se neste capítulo, socializar e apresentar, no contexto do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPEC da Universidade Estadual de Goiás – UEG, os desafios e contribuições oportunizadas pela disciplina Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa (MAAS), para a formação continuada e desenvolvimento profissional docente. Finalmente, por se tratar de uma dissertação no âmbito de um Programa de Mestrado Profissional, o capítulo 4 – Apresentação do Produto Educacional – Projeto/Oficina para professores formadores – tem por finalidade apresentar o produto educacional: Projeto Oficina Formativa intitulado: Formação Continuada de Professores: Por um Ensino Inovador, Resumo língua vernácula: Neste estudo abordamos perspectivas da formação continuada de professores em contraposição às formações continuadas padronizadas, replicadas e insípidas para o professor sem que seja considerado suas experiências prévias. No desenvolvimento desta proposta buscamos alinhar o tema da formação continuada de professores com a abordagem das metodologias ativas e aprendizagem significativa. Portanto, desenvolvemos uma argumentação teórico-prática pela identificação de uma ponte conceitual entre as abordagens das metodologias ativas e aprendizagem significativa na perspectiva da formação continuada de professores. Neste contexto, configurou-se os seguintes problemas da pesquisa: De que maneira as metodologias ativas, na perspectiva da aprendizagem significativa, podem contribuir com a melhoria dos processos de formação continuada de professores, com vista a ressignificação da prática docente? Esta dissertação foi estruturada em quatro capítulos: No capítulo 1: Formação Continuada de Professores – almejamos por objetivo discutir a formação de professores, com ênfase na formação continuada, buscando entender acerca da temática desde as dimensões legais, políticas, pedagógicas e didáticas. Neste capítulo foi desenvolvida uma coletânea de informações sobre leis, programas e metas para a formação continuada de professores; assim, contextualizamos a formação continuada, a partir da análise documental documentos oficiais (leis, decretos, portarias e programas) referente à política de formação de professores. Abordamos sobre a formação continuada de professores na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e na Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Apresentaremos as contribuições da literatura apoiando-se em autores que são referência na temática e cujas contribuições corroboram com os documentos norteadores da educação básica, para uma nova perspectiva de formação continuada de professores. No capítulo 2 – Formação de Professores na perspectiva da Aprendizagem Significativa pela abordagem das Metodologias Ativas - descrevemos o referencial teórico buscando aporte sobre a formação de professores no contexto das metodologias ativas, sendo este essencial para o desenvolvimento desta pesquisa. Já no capítulo 3 - A disciplina MAAS - experiências prévias na perspectiva de professores da educação básica sobre Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa - pretende-se neste capítulo, socializar e apresentar, no contexto do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPEC da Universidade Estadual de Goiás – UEG, os desafios e contribuições oportunizadas pela disciplina Metodologias Ativas e Aprendizagem Significativa (MAAS), para a formação continuada e desenvolvimento profissional docente. Finalmente, por se tratar de uma dissertação no âmbito de um Programa de Mestrado Profissional, o capítulo 4 – Apresentação do Produto Educacional – Projeto/Oficina para professores formadores – tem por finalidade apresentar o produto educacional: Projeto Oficina Formativa intitulado: Formação Continuada de Professores: Por um Ensino Inovador, Ativo e Significativo, elaborado a partir do estudo realizado acerca da temática central desta pesquisa que é a Formação Continuada de Professores na perspectiva das metodologias ativas.
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