Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3571 |
Resumo: | Apresenta uma análise dos trabalhos sobre formação de professores e aspectos de sua profissionalização, publicados pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos em 22 números editados entre 1998 e 2011, perfazendo 38 artigos, classificados e estudados em sete subtemas, a saber: história da educação; política de formação e contexto social; formação inicial e profissionalização docente; formação a distância; trabalho docente; formação continuada; temas variados. Verifica-se que a contribuição dos artigos é altamente relevante, trazendo perspectivas de compreensão da formação e do trabalho docente sob diversas óticas, o que é o papel da pesquisa, e, com isso, favorecendo que gestores possam se apropriar desses conhecimentos para o delineamento e implementação de políticas nessa área. Restam as questões do diálogo entre gestores e a pesquisa educacional. |
id |
INEP-2_65fb5de482f358f1c2e10885b243b9a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/3571 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011Apresenta uma análise dos trabalhos sobre formação de professores e aspectos de sua profissionalização, publicados pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos em 22 números editados entre 1998 e 2011, perfazendo 38 artigos, classificados e estudados em sete subtemas, a saber: história da educação; política de formação e contexto social; formação inicial e profissionalização docente; formação a distância; trabalho docente; formação continuada; temas variados. Verifica-se que a contribuição dos artigos é altamente relevante, trazendo perspectivas de compreensão da formação e do trabalho docente sob diversas óticas, o que é o papel da pesquisa, e, com isso, favorecendo que gestores possam se apropriar desses conhecimentos para o delineamento e implementação de políticas nessa área. Restam as questões do diálogo entre gestores e a pesquisa educacional.INEP2012-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/357110.24109/2176-6681.rbep.93i234.448Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 234 (2012)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 234 (2012)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 234 (2012)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.93i234reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3571/330610.24109/2176-6681.rbep.93i234.3306Gatti, Bernardeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:29:15Zoai:ojs3.inep:article/3571Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:29:15Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011 |
title |
Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011 |
spellingShingle |
Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011 Gatti, Bernardete |
title_short |
Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011 |
title_full |
Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011 |
title_fullStr |
Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011 |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011 |
title_sort |
Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011 |
author |
Gatti, Bernardete |
author_facet |
Gatti, Bernardete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gatti, Bernardete |
description |
Apresenta uma análise dos trabalhos sobre formação de professores e aspectos de sua profissionalização, publicados pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos em 22 números editados entre 1998 e 2011, perfazendo 38 artigos, classificados e estudados em sete subtemas, a saber: história da educação; política de formação e contexto social; formação inicial e profissionalização docente; formação a distância; trabalho docente; formação continuada; temas variados. Verifica-se que a contribuição dos artigos é altamente relevante, trazendo perspectivas de compreensão da formação e do trabalho docente sob diversas óticas, o que é o papel da pesquisa, e, com isso, favorecendo que gestores possam se apropriar desses conhecimentos para o delineamento e implementação de políticas nessa área. Restam as questões do diálogo entre gestores e a pesquisa educacional. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3571 10.24109/2176-6681.rbep.93i234.448 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3571 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.93i234.448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3571/3306 10.24109/2176-6681.rbep.93i234.3306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 234 (2012) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 234 (2012) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 234 (2012) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.93i234 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951703140106240 |