Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti, Bernardete
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3571
Resumo: Apresenta uma análise dos trabalhos sobre formação de professores e aspectos de sua profissionalização, publicados pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos em 22 números editados entre 1998 e 2011, perfazendo 38 artigos, classificados e estudados em sete subtemas, a saber: história da educação; política de formação e contexto social; formação inicial e profissionalização docente; formação a distância; trabalho docente; formação continuada; temas variados. Verifica-se que a contribuição dos artigos é altamente relevante, trazendo perspectivas de compreensão da formação e do trabalho docente sob diversas óticas, o que é o papel da pesquisa, e, com isso, favorecendo que gestores possam se apropriar desses conhecimentos para o delineamento e implementação de políticas nessa área. Restam as questões do diálogo entre gestores e a pesquisa educacional.
id INEP-2_65fb5de482f358f1c2e10885b243b9a3
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/3571
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011Apresenta uma análise dos trabalhos sobre formação de professores e aspectos de sua profissionalização, publicados pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos em 22 números editados entre 1998 e 2011, perfazendo 38 artigos, classificados e estudados em sete subtemas, a saber: história da educação; política de formação e contexto social; formação inicial e profissionalização docente; formação a distância; trabalho docente; formação continuada; temas variados. Verifica-se que a contribuição dos artigos é altamente relevante, trazendo perspectivas de compreensão da formação e do trabalho docente sob diversas óticas, o que é o papel da pesquisa, e, com isso, favorecendo que gestores possam se apropriar desses conhecimentos para o delineamento e implementação de políticas nessa área. Restam as questões do diálogo entre gestores e a pesquisa educacional.INEP2012-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/357110.24109/2176-6681.rbep.93i234.448Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 234 (2012)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 234 (2012)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 234 (2012)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.93i234reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3571/330610.24109/2176-6681.rbep.93i234.3306Gatti, Bernardeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:29:15Zoai:ojs3.inep:article/3571Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:29:15Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011
title Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011
spellingShingle Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011
Gatti, Bernardete
title_short Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011
title_full Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011
title_fullStr Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011
title_full_unstemmed Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011
title_sort Formação de professores e profissionalização: contribuições dos estudos publicados na Rbep entre 1998 e 2011
author Gatti, Bernardete
author_facet Gatti, Bernardete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti, Bernardete
description Apresenta uma análise dos trabalhos sobre formação de professores e aspectos de sua profissionalização, publicados pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos em 22 números editados entre 1998 e 2011, perfazendo 38 artigos, classificados e estudados em sete subtemas, a saber: história da educação; política de formação e contexto social; formação inicial e profissionalização docente; formação a distância; trabalho docente; formação continuada; temas variados. Verifica-se que a contribuição dos artigos é altamente relevante, trazendo perspectivas de compreensão da formação e do trabalho docente sob diversas óticas, o que é o papel da pesquisa, e, com isso, favorecendo que gestores possam se apropriar desses conhecimentos para o delineamento e implementação de políticas nessa área. Restam as questões do diálogo entre gestores e a pesquisa educacional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3571
10.24109/2176-6681.rbep.93i234.448
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3571
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.93i234.448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3571/3306
10.24109/2176-6681.rbep.93i234.3306
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 93 n. 234 (2012)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 93 Núm. 234 (2012)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 93 No 234 (2012)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.93i234
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951703140106240