Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
Texto Completo: | https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/924 |
Resumo: | A mudança no modelo de atenção ocorrida nos últimos anos, onde se assume uma concepção ampliada de saúde, trouxe como conseqüência, além da reforma dos serviços, a necessidade de se criar mecanismos que visem formar profissionais comprometidos com a realidade social. O objetivo principal desse artigo é analisar a construção histórico-antropológica do conhecimento sobre o corpo em relação ao modelo biomédico no âmbito da formação do fisioterapeuta da Universidade Estadual de Londrina. O foco de análise são tanto os currículos de 1992 e o de 2006, assim como os discursos dos professores envolvidos nessa reforma curricular. |
id |
INEP-2_6910e8b5488d1d24e20c8491ba24f168 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.inep:article/924 |
network_acronym_str |
INEP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de LondrinaA mudança no modelo de atenção ocorrida nos últimos anos, onde se assume uma concepção ampliada de saúde, trouxe como conseqüência, além da reforma dos serviços, a necessidade de se criar mecanismos que visem formar profissionais comprometidos com a realidade social. O objetivo principal desse artigo é analisar a construção histórico-antropológica do conhecimento sobre o corpo em relação ao modelo biomédico no âmbito da formação do fisioterapeuta da Universidade Estadual de Londrina. O foco de análise são tanto os currículos de 1992 e o de 2006, assim como os discursos dos professores envolvidos nessa reforma curricular.INEP2009-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/92410.24109/2176-6681.rbep.90i224.503Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 224 (2009)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 224 (2009)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 224 (2009)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.90i224reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/924/67110.24109/2176-6681.rbep.90i224.671Sumiya, Albertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T17:35:05Zoai:ojs3.inep:article/924Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-02-27T17:35:05Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina |
title |
Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina |
spellingShingle |
Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina Sumiya, Alberto |
title_short |
Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina |
title_full |
Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina |
title_fullStr |
Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina |
title_full_unstemmed |
Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina |
title_sort |
Mudanças Curriculares e a Noção de Corpo no Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina |
author |
Sumiya, Alberto |
author_facet |
Sumiya, Alberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sumiya, Alberto |
description |
A mudança no modelo de atenção ocorrida nos últimos anos, onde se assume uma concepção ampliada de saúde, trouxe como conseqüência, além da reforma dos serviços, a necessidade de se criar mecanismos que visem formar profissionais comprometidos com a realidade social. O objetivo principal desse artigo é analisar a construção histórico-antropológica do conhecimento sobre o corpo em relação ao modelo biomédico no âmbito da formação do fisioterapeuta da Universidade Estadual de Londrina. O foco de análise são tanto os currículos de 1992 e o de 2006, assim como os discursos dos professores envolvidos nessa reforma curricular. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/924 10.24109/2176-6681.rbep.90i224.503 |
url |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/924 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6681.rbep.90i224.503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/924/671 10.24109/2176-6681.rbep.90i224.671 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
publisher.none.fl_str_mv |
INEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 90 n. 224 (2009) Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 90 Núm. 224 (2009) Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 90 No 224 (2009) 2176-6681 0034-7183 10.24109/2176-6681.rbep.90i224 reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) instacron:INEP |
instname_str |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||tania.castro@inep.gov.br |
_version_ |
1798951699560267776 |