Educación superior y universidad en América Latina: perspectivas temáticas para debates e investigaciones

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caregnato, Célia Elizabete
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santin, Dirce Maria, del Valle, Dámian, Didriksson Takayanagui, Axel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4610
Resumo: Educação superior e universidade são temas de amplo interesse no mundo todo e reúnem esforços de múltiplos agentes e disciplinas. Com base nas configurações do campo da educação superior e nos debates da Cátedra Unesco Universidad e Integración Regional, este artigo analisa os temas emergentes na América Latina, com ênfase nas realidades nacionais da Argentina, do México e do Brasil. Com abordagem ensaística, discute os temas relevantes para os três países e aponta os desafios para o debate político e para a investigação acadêmica na terceira década do milênio. A metodologia utilizada para a discussão ensaística contou com revisão da literatura e com o tratamento dos casos nacionais. A literatura e os estudos indicam que a educação superior é um campo emergente na região, com importantes avanços que resultam da interlocução de esforços acadêmicos e políticos. Enquanto a noção de educação superior como direito ganha força na Argentina, o México busca a universalização da educação superior frente a um contexto de desigualdades e, no Brasil, convivem preocupações com a autonomia universitária e as barreiras para a expansão do acesso à educação superior. As reflexões são diversas e indicam um campo fértil para a pesquisa, o debate político e as políticas públicas em educação superior na América Latina.
id INEP-2_6c5e23dc34256b6974796da576d3bf77
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/4610
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Educación superior y universidad en América Latina: perspectivas temáticas para debates e investigacionesHigher education and university in Latin America: thematic perspectives for debates and researchEducação superior e universidade na América Latina: perspectivas temáticas para debates e pesquisashigher educationLatin Americaresearchuniversity.Higher EducationAmérica Latinaeducación superiorinvestigaciónuniversidad.Educación SuperiorAmérica Latinaeducação superiorpesquisauniversidadeEducação SuperiorEducação superior e universidade são temas de amplo interesse no mundo todo e reúnem esforços de múltiplos agentes e disciplinas. Com base nas configurações do campo da educação superior e nos debates da Cátedra Unesco Universidad e Integración Regional, este artigo analisa os temas emergentes na América Latina, com ênfase nas realidades nacionais da Argentina, do México e do Brasil. Com abordagem ensaística, discute os temas relevantes para os três países e aponta os desafios para o debate político e para a investigação acadêmica na terceira década do milênio. A metodologia utilizada para a discussão ensaística contou com revisão da literatura e com o tratamento dos casos nacionais. A literatura e os estudos indicam que a educação superior é um campo emergente na região, com importantes avanços que resultam da interlocução de esforços acadêmicos e políticos. Enquanto a noção de educação superior como direito ganha força na Argentina, o México busca a universalização da educação superior frente a um contexto de desigualdades e, no Brasil, convivem preocupações com a autonomia universitária e as barreiras para a expansão do acesso à educação superior. As reflexões são diversas e indicam um campo fértil para a pesquisa, o debate político e as políticas públicas em educação superior na América Latina.Educación superior y universidad son temas de gran interés a nivel mundial y que reúnen esfuerzos de múltiples agentes y disciplinas. A partir de las configuraciones del campo de la educación superior y de los debates de la Cátedra Unesco Universidad e Integración Regional, este artículo analiza temas emergentes en América Latina, con énfasis en las realidades nacionales de Argentina, México y Brasil. Con enfoque ensayístico, discute los temas relevantes para los tres países y señala los desafíos para el debate político y la investigación académica en la tercera década del milenio. La metodología utilizada para la discusión del ensayo incluyó una revisión de la literatura y el tratamiento de casos nacionales. La literatura y los estudios indican que la educación superior es un campo emergente en la región, con importantes avances que resultan de la interlocución de esfuerzos académicos y políticos. Mientras la noción de educación superior como derecho gana fuerza en Argentina, México busca la universalización de la educación superior ante un contexto de desigualdades y, en Brasil, conviven preocupaciones con la autonomía universitaria y barreras para la ampliación del acceso a la educación superior. Las reflexiones son variadas e indican un campo fértil para la investigación, el debate político y las políticas públicas en educación superior en América Latina.Higher education and university are themes of wide interest around the world and gather efforts from multiple agents and disciplines. Based on the configurations of the field of higher education and the debates of the Unesco Chair Universidad e Integración Regional, this article analyzes emerging themes in Latin America, with an emphasis on the national realities of Argentina, Mexico and Brazil. Through an essay approach, it discusses the most relevant themes for these countries and points out the challenges for political debate and academic research in the third decade of the millennium. The discussion is developed through a methodology that includes a literature review and the analysis of national cases. The literature review and studies indicate that higher education is an emerging field in the region, with important advances resulting from the interlocution of academic and political efforts. While the notion of higher education as a right gains strength in Argentina, Mexico seeks the universalization of higher education in the face of a context of inequality ; and, in Brazil, concerns with university autonomy coexist with barriers to expanding access to higher education. The reflections indicate a fertile field for research, political debate and public policies in higher education in Latin America.INEP2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/461010.24109/2176-6681.rbep.101i259.4610Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 101 n. 259 (2020)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 101 Núm. 259 (2020)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 101 No 259 (2020)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.101i259reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPspahttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4610/383810.24109/2176-6681.rbep.101i259.3838Caregnato, Célia ElizabeteSantin, Dirce Maria del Valle, DámianDidriksson Takayanagui, Axelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-24T15:14:17Zoai:ojs3.inep:article/4610Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2023-01-24T15:14:17Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educación superior y universidad en América Latina: perspectivas temáticas para debates e investigaciones
Higher education and university in Latin America: thematic perspectives for debates and research
Educação superior e universidade na América Latina: perspectivas temáticas para debates e pesquisas
title Educación superior y universidad en América Latina: perspectivas temáticas para debates e investigaciones
spellingShingle Educación superior y universidad en América Latina: perspectivas temáticas para debates e investigaciones
Caregnato, Célia Elizabete
higher education
Latin America
research
university.
Higher Education
América Latina
educación superior
investigación
universidad.
Educación Superior
América Latina
educação superior
pesquisa
universidade
Educação Superior
title_short Educación superior y universidad en América Latina: perspectivas temáticas para debates e investigaciones
title_full Educación superior y universidad en América Latina: perspectivas temáticas para debates e investigaciones
title_fullStr Educación superior y universidad en América Latina: perspectivas temáticas para debates e investigaciones
title_full_unstemmed Educación superior y universidad en América Latina: perspectivas temáticas para debates e investigaciones
title_sort Educación superior y universidad en América Latina: perspectivas temáticas para debates e investigaciones
author Caregnato, Célia Elizabete
author_facet Caregnato, Célia Elizabete
Santin, Dirce Maria
del Valle, Dámian
Didriksson Takayanagui, Axel
author_role author
author2 Santin, Dirce Maria
del Valle, Dámian
Didriksson Takayanagui, Axel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caregnato, Célia Elizabete
Santin, Dirce Maria
del Valle, Dámian
Didriksson Takayanagui, Axel
dc.subject.por.fl_str_mv higher education
Latin America
research
university.
Higher Education
América Latina
educación superior
investigación
universidad.
Educación Superior
América Latina
educação superior
pesquisa
universidade
Educação Superior
topic higher education
Latin America
research
university.
Higher Education
América Latina
educación superior
investigación
universidad.
Educación Superior
América Latina
educação superior
pesquisa
universidade
Educação Superior
description Educação superior e universidade são temas de amplo interesse no mundo todo e reúnem esforços de múltiplos agentes e disciplinas. Com base nas configurações do campo da educação superior e nos debates da Cátedra Unesco Universidad e Integración Regional, este artigo analisa os temas emergentes na América Latina, com ênfase nas realidades nacionais da Argentina, do México e do Brasil. Com abordagem ensaística, discute os temas relevantes para os três países e aponta os desafios para o debate político e para a investigação acadêmica na terceira década do milênio. A metodologia utilizada para a discussão ensaística contou com revisão da literatura e com o tratamento dos casos nacionais. A literatura e os estudos indicam que a educação superior é um campo emergente na região, com importantes avanços que resultam da interlocução de esforços acadêmicos e políticos. Enquanto a noção de educação superior como direito ganha força na Argentina, o México busca a universalização da educação superior frente a um contexto de desigualdades e, no Brasil, convivem preocupações com a autonomia universitária e as barreiras para a expansão do acesso à educação superior. As reflexões são diversas e indicam um campo fértil para a pesquisa, o debate político e as políticas públicas em educação superior na América Latina.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4610
10.24109/2176-6681.rbep.101i259.4610
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4610
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.101i259.4610
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4610/3838
10.24109/2176-6681.rbep.101i259.3838
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 101 n. 259 (2020)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 101 Núm. 259 (2020)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 101 No 259 (2020)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.101i259
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951704203362304