Trabalhadores sem trabalho e seus professores: um desafio para a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linhares, Celia Frazão Soares
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1082
Resumo: Pesquisa a escola noturna, procurando identificar as necessidades e os desejos de seus alunos, e a percepção que os mesmos têm dessas questões;verifica a crise da escola enquanto promotora de um modelo de dignidade e :lionradez antagônico às classes populares, e suas implicações na queStãofeminina e da juventude; e busca detectar nas respostas dos alunos os desafios da homogeneização e os problemas de um Estado que nunca respaldou o bem-estar do mais pobre, verificando que os alunos repetem um discurso liberal, valorizador da escola, enquanto seu comportamento os contradiz, ao relativizar a escola e apontar para um "ensino público de verdade" e "para todos". Abstract This research seeks to identify needs and aspirations of nocturnal Schools students and their ownperception of this educational process as yet. Their answers cover a lot oftopics: the school crisis and itsfailure in promoting the Working class with dignity andpride; the problems and mistakes of homogenization by State officers and theirfailure toprovide the well-being ofthepoorers; students are taughta misleading neoliberal speech magnifying school, while inpractice they continue claiming for a "true public school" and "a school for ali". Implications for youth and specially for young women are derived. Résumé L 'article fait une recherchc an sujet de l 'école de soir, pour identifier les besoins et les désirs de ses élèves et Ia perception que ceux-ci ont de ces questions; il vérifie Ia crise de Vécole tandis que promotrice d'un modele de dignité honnêteté antagonique aux couches populaires et ses implications dans Ia question féminine et de Ia jeunesse; et cherche de trouver aux réponses des élêves les défis d'homogénéisation et les problèmes d'un Etat lequel n'a jamais appuyé le bien être du plus pauvres, constatant que les élèves répêtent un discours liberal, valorisant Vécole, tandis que leur comportement les contredit, en considérant Vécole rélative et en signalant vers "un vrai enseignement public" et "pour tous ". Resumen Investiga Ia escuela nocturna, buscando identificar Ias necesidades y los deseos de sus alumnos, y lapercepción que los mismos tienen de esas cuetiones, verifica Ia crisis de Ia escuela en cuanto promotora de un modelo de dignidady honradez antagônico a Ias clases populares, ysus implicaciones en Ia cuestiónfemenina y de Ia juventud; y busca detectar en Ias respuestas de los alumnos los desafios de Ia homogenización y los problemas de un Estado que nunca respaldo ei bienestar dei más pobre, verificando que los alumnos repiten un discurso, valorizador de Ia escuela, mientras su comportamiento los contradice, ai relativizar Ia escuela y apuntar para una "ensenanza pública de verdad " y "para todos".
id INEP-2_6d28cb72343b63f31816c418509771e8
oai_identifier_str oai:ojs3.inep:article/1082
network_acronym_str INEP-2
network_name_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository_id_str
spelling Trabalhadores sem trabalho e seus professores: um desafio para a formação docentePesquisa a escola noturna, procurando identificar as necessidades e os desejos de seus alunos, e a percepção que os mesmos têm dessas questões;verifica a crise da escola enquanto promotora de um modelo de dignidade e :lionradez antagônico às classes populares, e suas implicações na queStãofeminina e da juventude; e busca detectar nas respostas dos alunos os desafios da homogeneização e os problemas de um Estado que nunca respaldou o bem-estar do mais pobre, verificando que os alunos repetem um discurso liberal, valorizador da escola, enquanto seu comportamento os contradiz, ao relativizar a escola e apontar para um "ensino público de verdade" e "para todos". Abstract This research seeks to identify needs and aspirations of nocturnal Schools students and their ownperception of this educational process as yet. Their answers cover a lot oftopics: the school crisis and itsfailure in promoting the Working class with dignity andpride; the problems and mistakes of homogenization by State officers and theirfailure toprovide the well-being ofthepoorers; students are taughta misleading neoliberal speech magnifying school, while inpractice they continue claiming for a "true public school" and "a school for ali". Implications for youth and specially for young women are derived. Résumé L 'article fait une recherchc an sujet de l 'école de soir, pour identifier les besoins et les désirs de ses élèves et Ia perception que ceux-ci ont de ces questions; il vérifie Ia crise de Vécole tandis que promotrice d'un modele de dignité honnêteté antagonique aux couches populaires et ses implications dans Ia question féminine et de Ia jeunesse; et cherche de trouver aux réponses des élêves les défis d'homogénéisation et les problèmes d'un Etat lequel n'a jamais appuyé le bien être du plus pauvres, constatant que les élèves répêtent un discours liberal, valorisant Vécole, tandis que leur comportement les contredit, en considérant Vécole rélative et en signalant vers "un vrai enseignement public" et "pour tous ". Resumen Investiga Ia escuela nocturna, buscando identificar Ias necesidades y los deseos de sus alumnos, y lapercepción que los mismos tienen de esas cuetiones, verifica Ia crisis de Ia escuela en cuanto promotora de un modelo de dignidady honradez antagônico a Ias clases populares, ysus implicaciones en Ia cuestiónfemenina y de Ia juventud; y busca detectar en Ias respuestas de los alumnos los desafios de Ia homogenización y los problemas de un Estado que nunca respaldo ei bienestar dei más pobre, verificando que los alumnos repiten un discurso, valorizador de Ia escuela, mientras su comportamiento los contradice, ai relativizar Ia escuela y apuntar para una "ensenanza pública de verdad " y "para todos".INEP1992-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/108210.24109/2176-6681.rbep.73i173.1269Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 73 n. 173 (1992)Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 73 Núm. 173 (1992)Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 73 No 173 (1992)2176-66810034-718310.24109/2176-6681.rbep.73i173reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)instacron:INEPporhttps://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1082/82110.24109/2176-6681.rbep.73i173.821Linhares, Celia Frazão Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T14:37:43Zoai:ojs3.inep:article/1082Revistahttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/rbepPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||tania.castro@inep.gov.br2176-66810034-7183opendoar:2024-03-26T14:37:43Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhadores sem trabalho e seus professores: um desafio para a formação docente
title Trabalhadores sem trabalho e seus professores: um desafio para a formação docente
spellingShingle Trabalhadores sem trabalho e seus professores: um desafio para a formação docente
Linhares, Celia Frazão Soares
title_short Trabalhadores sem trabalho e seus professores: um desafio para a formação docente
title_full Trabalhadores sem trabalho e seus professores: um desafio para a formação docente
title_fullStr Trabalhadores sem trabalho e seus professores: um desafio para a formação docente
title_full_unstemmed Trabalhadores sem trabalho e seus professores: um desafio para a formação docente
title_sort Trabalhadores sem trabalho e seus professores: um desafio para a formação docente
author Linhares, Celia Frazão Soares
author_facet Linhares, Celia Frazão Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Linhares, Celia Frazão Soares
description Pesquisa a escola noturna, procurando identificar as necessidades e os desejos de seus alunos, e a percepção que os mesmos têm dessas questões;verifica a crise da escola enquanto promotora de um modelo de dignidade e :lionradez antagônico às classes populares, e suas implicações na queStãofeminina e da juventude; e busca detectar nas respostas dos alunos os desafios da homogeneização e os problemas de um Estado que nunca respaldou o bem-estar do mais pobre, verificando que os alunos repetem um discurso liberal, valorizador da escola, enquanto seu comportamento os contradiz, ao relativizar a escola e apontar para um "ensino público de verdade" e "para todos". Abstract This research seeks to identify needs and aspirations of nocturnal Schools students and their ownperception of this educational process as yet. Their answers cover a lot oftopics: the school crisis and itsfailure in promoting the Working class with dignity andpride; the problems and mistakes of homogenization by State officers and theirfailure toprovide the well-being ofthepoorers; students are taughta misleading neoliberal speech magnifying school, while inpractice they continue claiming for a "true public school" and "a school for ali". Implications for youth and specially for young women are derived. Résumé L 'article fait une recherchc an sujet de l 'école de soir, pour identifier les besoins et les désirs de ses élèves et Ia perception que ceux-ci ont de ces questions; il vérifie Ia crise de Vécole tandis que promotrice d'un modele de dignité honnêteté antagonique aux couches populaires et ses implications dans Ia question féminine et de Ia jeunesse; et cherche de trouver aux réponses des élêves les défis d'homogénéisation et les problèmes d'un Etat lequel n'a jamais appuyé le bien être du plus pauvres, constatant que les élèves répêtent un discours liberal, valorisant Vécole, tandis que leur comportement les contredit, en considérant Vécole rélative et en signalant vers "un vrai enseignement public" et "pour tous ". Resumen Investiga Ia escuela nocturna, buscando identificar Ias necesidades y los deseos de sus alumnos, y lapercepción que los mismos tienen de esas cuetiones, verifica Ia crisis de Ia escuela en cuanto promotora de un modelo de dignidady honradez antagônico a Ias clases populares, ysus implicaciones en Ia cuestiónfemenina y de Ia juventud; y busca detectar en Ias respuestas de los alumnos los desafios de Ia homogenización y los problemas de un Estado que nunca respaldo ei bienestar dei más pobre, verificando que los alumnos repiten un discurso, valorizador de Ia escuela, mientras su comportamiento los contradice, ai relativizar Ia escuela y apuntar para una "ensenanza pública de verdad " y "para todos".
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1082
10.24109/2176-6681.rbep.73i173.1269
url https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1082
identifier_str_mv 10.24109/2176-6681.rbep.73i173.1269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1082/821
10.24109/2176-6681.rbep.73i173.821
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INEP
publisher.none.fl_str_mv INEP
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; v. 73 n. 173 (1992)
Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos; Vol. 73 Núm. 173 (1992)
Brazilian Journal of Pedagogical Studies ; Vol 73 No 173 (1992)
2176-6681
0034-7183
10.24109/2176-6681.rbep.73i173
reponame:Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
instname:Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron:INEP
instname_str Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
instacron_str INEP
institution INEP
reponame_str Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
collection Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online) - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
repository.mail.fl_str_mv ||tania.castro@inep.gov.br
_version_ 1798951699892666368