Profissão professor : desafios que afetam o trabalho docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Marisa da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/54764
Resumo: Orientadora : Andréa Ceccatto
id UFPR_a1549f912049b4093728a6bde7815380
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/54764
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fonseca, Marisa daCeccatto, Andréa de Paula, 1960-Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2020-01-08T12:26:50Z2020-01-08T12:26:50Z2016https://hdl.handle.net/1884/54764Orientadora : Andréa CeccattoMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Este artigo tem como objetivo, analisar como a indisciplina, o desinteresse dos alunos e a pressão diária de sala de aula afetam o trabalho e a saúde do professor. Sendo elaborado a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo em uma escola da rede estadual de ensino do Estado do Paraná localizada na cidade de Pato Branco/PR no ano de 2016. Para isso foram entrevistados professores desta, no intuito de investigar como os professores se sentem frente a esses desafios na sociedade atual. É muito importante que se investigue as causas e as consequências que o desinteresse e a indisciplina provocam no ambiente escolar, bem como, no trabalho do professor para que se busquem estratégias de superação. Esta pesquisa visa contribuir para a aprendizagem e do mesmo modo, ampliar o conhecimento sobre o tema, já que este tem afetado diretamente o cotidiano escolar, acredita-se também, que o mesmo tenha um reflexo nos números (aprovação, reprovação, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB, evasão) que tanto preocupam educadores de nosso estado. O estudo deixou claro, ao mesmo tempo, o quanto a profissão docente é desafiadora e importante, o que permite afirmar que as transformações necessárias para que a escola cumpra seu papel depende do comprometimento de todos os segmentos que dela fazem parte14 p.application/pdfProfessores - FormaçãoProfissão professor : desafios que afetam o trabalho docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MARISA DA FONSECA.pdfapplication/pdf326660https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54764/1/R%20-%20E%20-%20MARISA%20DA%20FONSECA.pdf1c5fb06af4a259ee2d333ea2afb86b6fMD51open access1884/547642020-01-08 09:26:50.41open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/54764Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-01-08T12:26:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Profissão professor : desafios que afetam o trabalho docente
title Profissão professor : desafios que afetam o trabalho docente
spellingShingle Profissão professor : desafios que afetam o trabalho docente
Fonseca, Marisa da
Professores - Formação
title_short Profissão professor : desafios que afetam o trabalho docente
title_full Profissão professor : desafios que afetam o trabalho docente
title_fullStr Profissão professor : desafios que afetam o trabalho docente
title_full_unstemmed Profissão professor : desafios que afetam o trabalho docente
title_sort Profissão professor : desafios que afetam o trabalho docente
author Fonseca, Marisa da
author_facet Fonseca, Marisa da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ceccatto, Andréa de Paula, 1960-
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Marisa da
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
topic Professores - Formação
description Orientadora : Andréa Ceccatto
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-08T12:26:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-08T12:26:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/54764
url https://hdl.handle.net/1884/54764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 14 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/54764/1/R%20-%20E%20-%20MARISA%20DA%20FONSECA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c5fb06af4a259ee2d333ea2afb86b6f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860445923966976