Resultado do Saeb 97/Química e a reforma do ensino médio: um exercício de aproximação para a política educacional, o planejamento de ensino e a gestão da prática docente voltados para a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chrispino, Alvaro
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1261
Resumo: Busca uma conexão entre os resultados do Saeb 97, na disciplina de Química, e os cenários futuros desejados pela Reforma do Ensino Médio na visão de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Esse caminho, entre a realidade do ensino de Química e o que se deseja para o futuro, solicita um conjunto de propostas de políticas públicas para os diversos atores educacionais envolvidos no processo, que devem estar coerentemente ligados ao presente e ao cenário normativo desenhado pela reforma do ensino médio, sob o risco de transformar-se em mais uma reforma de ensino, inócua para a sociedade e sem resultados positivos para a qualidade do ensino. Ao final, espera-se propor uma seqüência de decisões capazes de permitir a efetividade da reforma do ensino médio, tendo como exemplo a disciplina de Química. Palavras-chave: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb); políticas públicas; ensino de Química; ensino médio; cenário futuro. Abstract The paper seeks a connection within Saeb's results of 1997 in the Chemistry Department. It also seeks the future scenarios expected by Secondary education Reform in the light of Science, Education and Society (CTS). This Path, between the reality of the Chemistry teaching and what is expected for the future, requires a set of public political proposals for the various educational figures involved in the process that should be coherent connected to the present and to the normative scenario design by the Secondary Education Reform, and risking to become one more ineffective education reform to society and without positive results to the quality in education. At the end, the expectation is to the propose a sequence of decisions capable to allow the effectiveness of the Secondary Education Reform, taking as na example the Chemistry discipline. Key-words: National System for Evaluation of Basic Education(Saeb); public politics; Chemistry teaching; secondary education; future scenary.
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