Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127 |
Resumo: | Este artigo apresenta a trajetória de um grupo de pesquisa que norteia suas estratégias a partir da análise da pesquisa internacional do PIEARCTS, que identifica as crenças, atitudes e valores de alunos e professores acerca da natureza da ciência e da tecnologia. O resultado da pesquisa exigiu um plano de ação que se desdobrou em várias estratégias, que começaram com a ampliação da pesquisa, passando pelo desenvolvimento de materiais de apoio, proposição e implantação de políticas educacionais e intervenções escolares, com o objetivo de contribuir para um ensino de ciências que possibilite ao cidadão seu empoderamento e a participação social na tomada de decisões sobre ciência e tecnologia. |
id |
RCAP_ef73d8ac01445ed5f920f81d6614b6dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/127 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTSEste artigo apresenta a trajetória de um grupo de pesquisa que norteia suas estratégias a partir da análise da pesquisa internacional do PIEARCTS, que identifica as crenças, atitudes e valores de alunos e professores acerca da natureza da ciência e da tecnologia. O resultado da pesquisa exigiu um plano de ação que se desdobrou em várias estratégias, que começaram com a ampliação da pesquisa, passando pelo desenvolvimento de materiais de apoio, proposição e implantação de políticas educacionais e intervenções escolares, com o objetivo de contribuir para um ensino de ciências que possibilite ao cidadão seu empoderamento e a participação social na tomada de decisões sobre ciência e tecnologia.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2017-07-19T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/127Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 2 (2017); 91-115Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 Núm. 2 (2017); 91-115Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 2 (2017); 91-115Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 N.º 2 (2017); 91-1152182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127/htmlDireitos de Autor (c) 2017 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessChrispino, AlvaroSilva, Marco Aurelio Ferreira Brasil daMelo, Thiago Branãs deAlbuquerque, Márcia Bengio de2022-09-22T10:36:31Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:30.949185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS |
title |
Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS |
spellingShingle |
Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS Chrispino, Alvaro |
title_short |
Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS |
title_full |
Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS |
title_fullStr |
Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS |
title_full_unstemmed |
Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS |
title_sort |
Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS |
author |
Chrispino, Alvaro |
author_facet |
Chrispino, Alvaro Silva, Marco Aurelio Ferreira Brasil da Melo, Thiago Branãs de Albuquerque, Márcia Bengio de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Marco Aurelio Ferreira Brasil da Melo, Thiago Branãs de Albuquerque, Márcia Bengio de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chrispino, Alvaro Silva, Marco Aurelio Ferreira Brasil da Melo, Thiago Branãs de Albuquerque, Márcia Bengio de |
description |
Este artigo apresenta a trajetória de um grupo de pesquisa que norteia suas estratégias a partir da análise da pesquisa internacional do PIEARCTS, que identifica as crenças, atitudes e valores de alunos e professores acerca da natureza da ciência e da tecnologia. O resultado da pesquisa exigiu um plano de ação que se desdobrou em várias estratégias, que começaram com a ampliação da pesquisa, passando pelo desenvolvimento de materiais de apoio, proposição e implantação de políticas educacionais e intervenções escolares, com o objetivo de contribuir para um ensino de ciências que possibilite ao cidadão seu empoderamento e a participação social na tomada de decisões sobre ciência e tecnologia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-19T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/127 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127/pdf https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2017 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2017 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 2 (2017); 91-115 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 Núm. 2 (2017); 91-115 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 2 (2017); 91-115 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 N.º 2 (2017); 91-115 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554304545849344 |