Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chrispino, Alvaro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Marco Aurelio Ferreira Brasil da, Melo, Thiago Branãs de, Albuquerque, Márcia Bengio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127
Resumo: Este artigo apresenta a trajetória de um grupo de pesquisa que norteia suas estratégias a partir da análise da pesquisa internacional do PIEARCTS, que identifica as crenças, atitudes e valores de alunos e professores acerca da natureza da ciência e da tecnologia. O resultado da pesquisa exigiu um plano de ação que se desdobrou em várias estratégias, que começaram com a ampliação da pesquisa, passando pelo desenvolvimento de materiais de apoio, proposição e implantação de políticas educacionais e intervenções escolares, com o objetivo de contribuir para um ensino de ciências que possibilite ao cidadão seu empoderamento e a participação social na tomada de decisões sobre ciência e tecnologia.
id RCAP_ef73d8ac01445ed5f920f81d6614b6dd
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/127
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTSEste artigo apresenta a trajetória de um grupo de pesquisa que norteia suas estratégias a partir da análise da pesquisa internacional do PIEARCTS, que identifica as crenças, atitudes e valores de alunos e professores acerca da natureza da ciência e da tecnologia. O resultado da pesquisa exigiu um plano de ação que se desdobrou em várias estratégias, que começaram com a ampliação da pesquisa, passando pelo desenvolvimento de materiais de apoio, proposição e implantação de políticas educacionais e intervenções escolares, com o objetivo de contribuir para um ensino de ciências que possibilite ao cidadão seu empoderamento e a participação social na tomada de decisões sobre ciência e tecnologia.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2017-07-19T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/127Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 2 (2017); 91-115Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 Núm. 2 (2017); 91-115Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 2 (2017); 91-115Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 N.º 2 (2017); 91-1152182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127/htmlDireitos de Autor (c) 2017 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessChrispino, AlvaroSilva, Marco Aurelio Ferreira Brasil daMelo, Thiago Branãs deAlbuquerque, Márcia Bengio de2022-09-22T10:36:31Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:30.949185Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS
title Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS
spellingShingle Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS
Chrispino, Alvaro
title_short Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS
title_full Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS
title_fullStr Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS
title_full_unstemmed Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS
title_sort Do resultado da pesquisa às ações de intervenção na prática escolar: a contribuição de um grupo de pesquisa CTS
author Chrispino, Alvaro
author_facet Chrispino, Alvaro
Silva, Marco Aurelio Ferreira Brasil da
Melo, Thiago Branãs de
Albuquerque, Márcia Bengio de
author_role author
author2 Silva, Marco Aurelio Ferreira Brasil da
Melo, Thiago Branãs de
Albuquerque, Márcia Bengio de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chrispino, Alvaro
Silva, Marco Aurelio Ferreira Brasil da
Melo, Thiago Branãs de
Albuquerque, Márcia Bengio de
description Este artigo apresenta a trajetória de um grupo de pesquisa que norteia suas estratégias a partir da análise da pesquisa internacional do PIEARCTS, que identifica as crenças, atitudes e valores de alunos e professores acerca da natureza da ciência e da tecnologia. O resultado da pesquisa exigiu um plano de ação que se desdobrou em várias estratégias, que começaram com a ampliação da pesquisa, passando pelo desenvolvimento de materiais de apoio, proposição e implantação de políticas educacionais e intervenções escolares, com o objetivo de contribuir para um ensino de ciências que possibilite ao cidadão seu empoderamento e a participação social na tomada de decisões sobre ciência e tecnologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-19T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/127
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127/pdf
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/127/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 2 (2017); 91-115
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 Núm. 2 (2017); 91-115
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 2 (2017); 91-115
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 N.º 2 (2017); 91-115
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130452479442944