Meninos e meninas num projeto de recuperação paralela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fábio
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Carvalho, Marília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Online)
Texto Completo: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/981
Resumo: Este artigo é resultado de pesquisa de mestrado cujo objetivo consistiu em analisar, segundo as relações de gênero, os motivos de encaminhamentos de crianças a um projeto de recuperação paralela. Buscamos verificar se as dificuldades de aprendizagem percebidas pelas professoras variavam conforme o sexo das crianças, uma vez que a proporção de meninos com dificuldades era mais que o dobro da de meninas. A pesquisa de campo centrou-se em uma escola de ensino fundamental, bem estruturada e com um bem-sucedido projeto de recuperação paralela. Foram feitas observações e entrevistas semiestruturadas com as professoras regentes de classe e da recuperação. Entre as razões para a presença majoritária de meninos na recuperação, encontramos as percepções das professoras a respeito de alunos e alunas. Se não podemos fazer uma associação linear entre os tipos de dificuldades apontadas e cada um dos sexos, identificamos significados diferentes em falas semelhantes, variações na interpretação do mesmo comportamento, além de diferentes graus de visibilidade de determinadas características, conforme se tratasse de menino ou menina.
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